Câmara Municipal de Cacoal promove homenagem a Ailto Klippel, pioneiro de destaque na história da cidade

por Orlei Junior publicado 04/07/2023 22h07, última modificação 04/07/2023 22h07
A rua Cedro, localizada no Bairro Santo Antônio, agora leva o nome da Rua Ailto Klippel, como reconhecimento à vida e contribuições desse ilustre cidadão que ajudou a construir e desenvolver Cacoal

A Câmara Municipal de Cacoal realizou, durante a 11ª Sessão Extraordinária em 04 de julho de 2023, uma deliberação sobre diversos Projetos de Lei, e entre eles esteve o Projeto nº 98/2023, de autoria do vereador Magnison da Silva Mota. Esse projeto teve a alteração do nome da Rua Cedro para a Rua Ailto Klippel, localizada no Bairro Santo Antônio, como uma homenagem merecida a um cidadão pioneiro que desbravou a região e contribuiu significativamente para o desenvolvimento da cidade.

Ailto Klippel, juntamente com sua esposa Leonor Jacobsen Klippel, chegou à Vila de Cacoal em 1973, sendo parte fundamental da expedição que explorou o território e trabalhou incansavelmente para o crescimento e fundação do município, que foi emancipado em 1977. Sua trajetória de vida foi marcada pelo trabalho como segurança no INCRA e na CIBRAZEM, e posteriormente como proprietário da Cerâmica União. Ao longo de 38 anos de residência em Cacoal, ele recebeu uma família e deixou um legado de honra e respeito, tornando-se uma figura querida e admirada por toda a comunidade.

O vereador Magnison da Silva Mota recebeu o tributo da homenagem, afirmando que Ailto Klippel foi um verdadeiro exemplo de cidadão e pioneiro, dedicando sua vida ao progresso de Cacoal. Com essa mudança de nome, a memória desse ilustre cacoalense será perpetuada, reforçando a importância de reconhecer aqueles que foram essenciais na construção da cidade.

Essa iniciativa da Câmara Municipal reflete o compromisso em proteger os personagens históricos e culturais locais, enaltecendo aqueles que sentem para o desenvolvimento e o bem-estar da comunidade. A nova denominação da Rua Cedro, agora Rua Ailto Klippel, representa uma homenagem emocionante e uma forma de manter viva a memória desse importante cidadão.

Essa ação destacou a importância de reconhecer e derrotar os indivíduos que conquistaram sua marca na história de Cacoal, inspirando todos a continuarem trabalhando em prol do crescimento e progresso da cidade.

"Ailto Klippel foi um exemplo de coragem e coragem, um verdadeiro pioneiro. Sua contribuição para Cacoal jamais será esquecida." frisou o Vereador Magnison Mota.

FONTE: Ass. de Impressa da Câmara M. de Cacoal