Câmara Municipal de Cacoal entra em recesso parlamentar

por Siomara — publicado 08/01/2018 15h12, última modificação 16/04/2019 12h43

O recesso foi marcado por uma Sessão Extraordinária, no dia 08 e pela última Sessão Ordinária no dia 11 de dezembro. Na extraordinária mais de 35 projetos passaram pelo plenário. Alguns foram aprovados e outros retirados de pauta. Debates acalorados também fizeram parte da pauta. Mas o objetivo final, que é o bem estar da população de Cacoal, foi alcançado.

A regulamentação de espaços para que trabalhadores ambulantes possam realizar suas atividades foi Projeto de autoria do executivo municipal e foi aprovado pelos vereadores, ao contrário do de aumento da taxa de iluminação pública que foi retirado de pauta, haja vista que os parlamentares decidiram que um projeto que afeta diretamente o bolso do munícipe, deve ser bem discutido e estudado antes de ser tomada qualquer decisão.

Aprovado também Projeto de Lei complementar 243/2017 que trata de incentivos fiscais. Empresas que se instalarem no município, ou aquelas existentes e que ampliarem suas instalações, poderão gozar de isenções ou reduções de impostos e taxas. Um Projeto que foi bastante elogiado por todos os parlamentares, foi o “Aluno Nota 10”, de autoria do vereador Professor Nilton. O PL prevê a premiação para os melhores alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino.

E para fechar os trabalhos em plenário, os vereadores aprovaram na última Sessão Ordinária o orçamento do município para o exercício 2018. Na despedida desse ano, os vereadores disseram que esse, foi só o primeiro ano dessa legislatura e que ainda têm mais três anos inteiros pela frente. Pediram aos munícipes, que participem mais das sessões, que venham ao plenário, reivindiquem, cobrem seus representantes, mas procurem estar presentes e saber como os trâmites funcionam. Desejaram à população, boas festas e que Deus esteja permeando os caminhos de todos.

O presidente, vereador Paulinho do Cinema disse que a Câmara deu condições para o executivo trabalhar mais no ano de 2018 e parabenizou a todos os vereadores pelo trabalho. Sobre sua atuação a frente da Casa de Leis, respondeu que leva tudo com muita responsabilidade sempre. “Eu fiz um propósito quando fui eleito, que levaria tudo com a maior transparência. E é o que eu faço. O que eu prometo para a população é que vou continuar trabalhando. Sou empresário e procuro cuidar das minhas coisas, mas a menina dos meus olhos é a Câmara, porque foram mais de mil pessoas que acreditaram em mim. Nem sempre vou conseguir agradar toda a população, porque às vezes precisamos pegar em alguns espinhos, mas tenho Deus como meu guia, sempre. É para Ele que peço orientação em tudo o que faço. Trabalhamos muito esse ano de 2017 e ano que vem, vamos cobrar, porque demos todas as condições para o executivo arrecadar muito mais e fazer um trabalho melhor. No mais, desejo a todos que tenham um feliz Natal e um ano novo cheio de muitas bênçãos de Deus. E continuo no meu gabinete atendendo a todos. O recesso é só de sessão. A Câmara não fecha”, finalizou.

Nesse ano de 2017 a Câmara recebeu 255 Projetos e aprovou 236. Teve 1 Decreto Legislativo aprovado, 2 Projetos de Resolução aprovados, 15 Projetos de Lei arquivados e devolvidos, 4 Projetos de Lei em tramitação, 104 Ofícios enviados pela Diretoria Legislativa, 661 Ofícios enviados pela 1ª Secretaria, 92 Requerimentos e 1.286 indicações.

ASCOM-CMC

Siomara de Oliveira