Câmara Municipal de Cacoal elege novo presidente

por Siomara — publicado 08/01/2018 14h11, última modificação 16/04/2019 12h43

A noite de segunda-feira, foi marcada por discursos acalorados no plenário Catarino Cardoso dos Santos, durante Sessão Ordinária em que foi eleita a Mesa Diretiva para o segundo biênio legislativo. Com um empate de 6 a 6 e desempate pelo critério de idade, o vereador Valdomiro Corá, o Corazinho, foi eleito presidente.

Duas chapas foram registradas. Uma, encabeçada pelo vereador Claudemar Littig o “Mão”, sendo seu vice o vereador Jabá Moreira, primeiro secretário Pedro Rabelo e segundo secretário, Paulinho do Cinema. A outra por Corazinho, sendo seu vice a vereadora Maria Simões, primeiro secretário Valdecir Goleiro e segundo secretário Wilson Teim.

Corazinho disse que quando assumir, vai trabalhar em prol da população de Cacoal. “Eu disputei a eleição junto com o outro vereador e ganhei. O regimento interno diz que a eleição tem que ser agora e cada um tem sua vez. Chegou a minha vez. Vou exercer meu mandato com justiça e respeito ao povo.”, disse.

Paulinho do Cinema diz que o que está errado na eleição é a época em que ela acontece. “Se essa Mesa Diretiva vai começar a trabalhar em 2019, não vejo fundamento para ela ser eleita agora, porém, de forma nenhuma vou trabalhar contra o Valdomiro ou torcer contra ele. Eu trabalho pela cidade e oro pela cidade, então eu quero que ele vá bem. Ele não votou em mim na primeira eleição e eu não votei nele agora. Mas eu tenho conduzido a Câmara sem interferência dele e espero que continue assim por mais 1 ano, e depois vou fazer de tudo para que ele faça um grande mandato”, concluiu.

O Regimento Interno da Câmara diz que a eleição para a renovação da Mesa deve acontecer na primeira Sessão Ordinária do mês de dezembro do primeiro ano legislativo da respectiva legislatura, e em seu artigo 13, veda a reeleição de qualquer membro da Mesa, para o mesmo cargo.

Ainda foram escolhidas as 5 Comissões Permanentes para o segundo biênio. A de Honrarias com os vereadores Claudinei Castelinho, Valdecir Goleiro e Wilson Tim, como membros. A de Justiça e Redação com os vereadores Paulinho do Cinema, “Mão” e Rogerinho. Finanças e Orçamento Professor Nilton, Jabá Moreira e Maria Simões. Obras e Serviços Públicos Claudinei Castelinho, Valdecir Goleiro e Zebin Brizon. Educação, Saúde e Assistência Social Wilson Tim, Rogerinho e Valdecir Goleiro.

A posse da nova Mesa Diretiva e das Comissões Permanentes, acontecem a 1º de Janeiro de 2019.

ASCOM-CMC

Siomara de Oliveira