Câmara homenageou caciques Suruís durante Moção de Aplausos, a propositura foi do vereador Magnison
por sorce
—
publicado
04/12/2021 12h49,
última modificação
04/12/2021 12h49
Foi realizado no plenário da Câmara, na última sexta-feira (3), a Sessão Solene com Moção de Aplausos, em tributo aos caciques Almir Suruí, e Uraan Suruí.
Os líderes indígenas foram eleitos democraticamente para representar o povo Paiter Suruí.
Com dezenas de indígenas presentes na casa de leis, o presidente João Paulo Pichek (Republicanos), abriu os trabalhos legislativos, Pichek expressou sua admiração e carinho pelo Povo Suruí, pela cultura, costumes e o destaque na agricultura, tendo inclusive premiação com café de qualidade, produzido com sustentabilidade, e ainda banana, e castanha do brasil.
Além do vereador Magnison Mota (PSC), autor da homenagem, o vereador Ezequiel Câmara (Progressistas), também marcou presença na solenidade.
Minduim, parabenizou o povo Paiter Suruí, pela forma democrática que conduziram os Cacique Almir e Uraan aos cargos.
O cacique Almir Suruí, foi eleito como chefe maior do povo Indígena Paiter Suruí, e Uraan Anderson Suruí, vice cacique geral do Povo Indígena Paiter Suruí.
Ao propor a homenagem na Câmara, aos caciques o vereador Magnison Mota (PSC), disse que após 52 anos do primeiro contato com a sociedade não indígena, o povo Indígena Paiter Suruí, elege em 17 de setembro deste ano, pela primeira vez na sua história o seu Líder Cacique Geral através do Sistema de Democracia (ELEIÇÃO).
Foi formada uma comissão organizadora que habilitou mesários que conferiram documentos e conduziram toda a votação.
A partir de agora, todas as articulações das atividades serão acompanhadas diretamente pelas lideranças eleitas.
Participarão de reuniões com órgãos do poder público e privado e tomarão as decisões sobre todos os atendimentos do programa Doutores da Amazônia, em suas respectivas regiões. Estarão à frente das pautas com poder de escolha e decisão.
Eles foram eleitos com mais de 50% dos votos válidos, figura entre as lideranças indígenas da Amazônia, com maior prestígio internacional no país.
Pela defesa do meio ambiente, da Amazônia, dos territórios e povos indígenas, Almir foi incluído na lista das 100 pessoas mais criativas do mundo da revista Fast Company.
A diplomação dos Caciques Geral, através do sistema democrático de votação, mostra a importância que a Democracia tem para o Brasil e para o mundo.