Câmara de vereadores debate a falta de estacionamento em Cacoal

por Siomara — publicado 16/02/2018 14h35, última modificação 16/04/2019 12h43
Falta de estacionamento em Cacoal gera debate

Na noite desta quinta-feira, dia 15 de fevereiro, reuniram-se nas dependências da Câmara Municipal de Cacoal, vereadores, prefeita Glaucione Rodrigues e equipe técnica municipal, presidentes de bairros, representantes do comércio e população em geral, a convite do vereador Claudinei Castelinho, para debater sobre mobilidade urbana e mais precisamente sobre a questão de estacionamentos.

Castelinho que também é empresário, foi procurado por seus pares para mediar a questão de estacionamento em pontos mais movimentados da cidade. Cacoal tem atualmente uma frota de aproximadamente 63 mil veículos para pouco mais de 90 mil habitantes, conforme informações do secretário municipal de trânsito, Paulo Sérgio Gomes Sitya.

Claudinei Castelinho disse que a prefeitura estará recebendo o plano de mobilidade urbana que foi elaborado pela empresa TcUrbes, contratada para fazer o estudo no município de Cacoal, até o dia 28 do corrente e a partir de então, serão convidados os representantes de classe do município para uma apresentação e um melhor debate sobre o plano e então, dar início as ações para solucionar os problemas de trânsito de Cacoal.

O vereador Pedro Rabelo pediu a prefeita Glaucione que realmente sejam efetivadas as ações do plano. “É preciso, prefeita, que o município tenha foco e realmente siga o plano proposto pela empresa contratada, já que foi feito um grande investimento com dinheiro público no estudo e várias consultas públicas foram realizadas”, disse ele.

Um dos grandes problemas apontados pelos presentes é a falta de transporte público mais efetivo, com paradas de ônibus adequadas, horários e rotas pontuais e divulgadas para a população, pois com o transporte coletivo adequado, os colaboradores das empresas poderiam deixar seus veículos em suas residências e assim, várias vagas de estacionamento que hoje ficam ocupadas no período comercial por esses veículos, seriam utilizadas por clientes do comércio em geral.

O presidente da Câmara, vereador Paulinho do Cinema, disse que além de ampliar os locais de estacionamento nas vias mais movimentadas, é necessária a presença mais efetiva dos guardas de trânsito do município, “Abrindo mais espaço para estacionamento, os guardas municipais terão que estar mais presentes para evitar os “flanelinhas” que fazem as vezes de manobristas e esta, não é uma boa prática”, concluiu.

Estiveram presentes também na reunião, o vereador Professor Nilton, o vice-prefeito Elcirone Deiró, o arquiteto da SEMPLAN – Secretaria Municipal de Planejamento Rodrigo Selhorst, subprocurador do município Dr. Ricardo Sá, a presidente da ACIC – Associação Comercial e Industrial de Cacoal Danieli Bianchini, o presidente da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Cacoal Adevaldo Brito, presidente da MCJ – Movimento Cidade Justa Matheus Lourenço, presidente da ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do centro sul de Rondônia Tiago Brolo, entre outros representantes da população.

Siomara de Oliveira

ASCOM – CMC