Câmara de Cacoal ouvirá empresária sobre denúncias relacionadas à Saúde

por jaque — publicado 26/05/2023 13h50, última modificação 26/05/2023 13h51
Reunião acontece no próximo dia 7, e atende pedido do vereador dr Paulo Henrique

Atendendo solicitação oficializada pelo vereador dr Paulo Henrique, as Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Cacoal ouvirá, no próximo dia 7 de junho a partir das 9 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Cacoal, a empresária Suelen Sena visando debater e esclarecer as denúncias feitas por ela na área da saúde ao Conselho Municipal de Saúde (CMS).

Segundo o vereador, a empresária já confirmou presença na Reunião, e a secretária municipal de saúde (Semusa) Daisy Freitas também foi convidada oficialmente, mas ainda não confirmou a participação.

“Enquanto vereador, solicitei esta reunião para saber se de fato há irregularidades nos pagamentos de plantões médicos no Município de Cacoal, conforme a denúncia feita pela empresária ao Conselho Municipal de Saúde. Isso precisa ser apurado, pois são denúncias muito graves, e é necessário cumprirmos com o papel de fiscalização do Poder Legislativo, bem como MPF (Ministério Público Federal) e Polícia Federal, por se tratar de recursos federais na Administração Municipal”, explana o vereador Paulo Henrique.

Reunião do dia 19

No último dia 19 de maio, a pedido do vereador Paulinho do Cinema, presidente das Comissões Permanentes do Legislativo Municipal, uma reunião também foi realizada para tratar sobre o assunto. Participaram da discussão na ocasião: a secretária municipal da Saúde; o diretor do Hospital Materno-Infantil de Cacoal (HMMI) Celio Candil; a responsável pelo Setor de Compras da Semusa Valéria Gabret; a assessora de controle interno da Semusa Celia Hossen; a presidente do Conselho Municipal de Saúde Janete Prates; o conselheiro de saúde Fernando Neves; e os vereadores: Magnison Mota, presidente da Câmara de Cacoal; Paulinho do Cinema; Ezequiel Câmara; Zivan Almeida; Romeu Moreira; e Luiz Fritz.

Segundo Paulinho do Cinema, a reunião foi convocada com urgência, após as denúncias virem à tona nas redes sociais. Além das irregularidades nos pagamentos de plantões médicos, na oportunidade também foram debatidos: a falta de pelos ao menos 12 tipos de medicamentos que são utilizados periodicamente pela população; atuação de médico sem credenciamento; e outras queixas.

Confirmações

Na ocasião, o diretor do HMMI conformou a falta de remédios, mas conforme Celia Hossen, a aquisição já foi providenciada. Com relação à atuação de médicos sem credenciamento, as representantes da Semusa afirmaram que a Empresa responsável foi notificada, “porém, até o momento não houve retorno”.

A presidente do CMS esclareceu que as denúncias chegaram ao conhecimento dela no dia em que estava sendo realizada uma Reunião do Conselho de Saúde que contou com a presença dos vereadores: João Pichek e dr Paulo Henrique (que não participaram da Reunião do dia 19). “Como se tratavam de denúncias graves, foram encaminhadas ao MP (Ministério Público) e órgãos competentes, que possuem respaldo técnico para analisar”, também confirmou Janete Prates, comprometendo-se na ocasião, de repassar aos vereadores da Casa, a resposta dada pelos órgãos responsáveis.

Leia mais: Vereadores se reúnem com profissionais da Saúde de Cacoal para tratar sobre denúncias relacionadas à pasta