"CAFECAU 2023: Reconhecendo os Heróis do Café! Homenagens pela Câmara Municipal sob a Proposta do Vereador Romeu Moreira"

por Orlei Junior publicado 04/07/2023 00h35, última modificação 05/07/2023 12h23
Cafecau 2023: Personalidades do café, produtores e entidades são homenageadas pela Câmara Municipal em ação proposta pelo vereador Romeu Moreira

Na última sexta-feira (30), como parte da programação da 2ª Semana do Café e do Cacau, a Câmara Municipal de Vereadores de Cacoal realizou a Sessão Solene de Moção de Aplausos proposta pelo vereador Romeu Moreira, em reconhecimento aos cafeicultores cacoalenses premiados nos diversos concursos estaduais e nacionais e também às personalidades e entidades promotoras da cultura do café em Cacoal.

 

“O evento teve como objetivo reconhecer e homenagear aqueles que vem se destacando na cafeicultura, promovendo e enaltecendo o nome de Cacoal e do estado de Rondônia. Ficamos muito felizes em poder reconhecer o esforço e a dedicação de cada homenageado”, destacou Romeu Moreira, vereador proponente.

 

Precursores das primeiras mudas clonais de café Robusta Amazônico em Rondônia, figuraram entre os homenageados os produtores rurais e viveiristas Nivaldo Ferreira Laethe e Anerlei Sergio Kalk. Entre os cafeicultores indígenas, receberam homenagem Joel Oyyeter Suruí, Yami Xãrah Tintin Suruí, Erivelton Mopimoy Suruí, Mehpoy Mopider Suruí, Ferrari Suruí, Rafael Mopimop Suruí, Hermes Suruí, Mapilacobar Solange Suruí, Diná Pagoiah Suruí, Wilson Nakodah Suruí, Jair Pawapoi Alves Suruí, Yablor Suruí, Luan Mopid Gortem Suruí, Wilson Nakodah Suruí e Celso Lamitxab Suruí. Todos os produtores indígenas homenageados com a Moção de Aplausos foram, ao longo dos últimos anos, premiados em concursos estaduais e nacionais, como o Concurso Tribos.

 

Também foram homenageados pela Câmara Municipal de Vereadores de Cacoal, os produtores rurais Dione Mendes Bento, Deigson Mendes Bento, Edorli Knaak, André Kalk, Aldair Zimmermann Schmidt,Tiago Novaes Duarte, Antônio Alves Dias, Pedro Fernando Urbano, João Alves da Luz e Ronaldo da Silva Bento. Todos eles, também premiados em concursos regionais, estaduais, nacionais e internacionais, como o Coffee Of The Year, da Semana Internacional do Café (SIC).

 

Na mesma cerimônia, foram homenageadas entidades e instituições que têm se destacado na promoção do Café Robusta Amazônia, fortalecendo a cafeicultura rondoniense. Receberam a Moção de Aplausos da Casa de Leis de Cacoal, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária de Rondônia (EMBRAPA/RO), o Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas de Rondônia (SEBRAE/RO), a Secretaria de Estado de Agricultura (SEAGRI/RO), a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (EMATER/RO), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Rondônia (SENAR/RO), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (FAPERON), a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON), o Instituto Federal de Rondônia - Campus Cacoal (IFRO CAMPUS CACOAL), a CAFERON - Cafeicultores Associados da Região das Matas de Rondônia e a Câmara Setorial do Café de Rondônia.

 

Por fim, também foram homenageadas três personalidades que têm contribuído, ao longo dos anos, para elevar a imagem de Rondônia e a produção de cafés de qualidade no estado. Sendo eles a comunicadora Renata Kelly da Silva, especialista em café e mestranda em Marketing, pela Universidade de São Paulo e que atua desde 2011 na Embrapa Rondônia e na cafeicultura amazônica; o senhor José ValterLins Calaça, que acumulou em seu currículo várias ações desenvolvidas em prol da cafeicultura enquanto esteve à frente da Superintendência Federal de Agricultura no período de 2011 à 2023 e; Wesley Gama, extensionista rural na Emater Rondônia desde 2005, biólogo, técnico em Agropecuária, especialista em qualidade do café robusta, processo de fermentação e torra de café. Wesley atua como consultor de marcas de cafés especiais no estado de Rondônia e é o técnico da Emater que mais auxiliou ganhadores de concurso de qualidade no Concafé e também no Coffee Of the Year.

 

“Na Semana Municipal do Café e do Cacau, justo é homenagear, reconhecer e valorizar o homem, a mulher e as famílias do campo, que estão se destacando na produção de café de qualidade e homenagear também pessoas e entidades que fizeram a transformação do café canéfora para o Robusta Amazônico, identificado pela Indicação Geográfica IG Matas de Rondônia e que estão contribuindo para a consolidação de nossa cidade como Capital do Café”, enalteceu Romeu Moreira.