Cacoal/RO celebra a Tradição Campeira com o "Dia da Cavalgada"

por Orlei Junior publicado 31/07/2023 22h27, última modificação 31/07/2023 22h27
Nova data no calendário oficial homenageia a cultura local e valoriza o bem-estar animal

Cacoal escreve mais um capítulo de sua rica história cultural ao instituir o "Dia da Cavalgada" no calendário oficial de eventos do município. O Projeto de Lei n. 107/CMC/2023, proposto pelo Vereador Magnison da Silva Mota (PSC), foi aprovado por unanimidade dos presentes, com o objetivo de destacar a tradição campeira e o cuidado com os animais.

Aprovada pelo Poder Legislativo Municipal e sancionada pelo Prefeito, a Lei estabelece que em 26 de novembro, aniversário da cidade, a comunidade se reunirá para celebrar essa manifestação cultural. Homens, mulheres, jovens, crianças e idosos terão a oportunidade de participar desse momento único, unindo-se em desfiles pelas ruas da cidade.

Além de ser uma celebração cultural, o evento também visa conscientizar sobre a importância de proteger os animais envolvidos na cavalgada. O projeto veda o uso de equipamentos e instrumentos que possam ferir os animais, reforçando o compromisso com o bem-estar dos mesmos.

A parceria entre o Poder Executivo e o Sindicato dos Produtores Rurais de Cacoal e outras entidades afins impulsionará a realização do evento, que promete movimentar a economia local e fortalecer os laços entre os amantes dessa prática.

O Vereador Magnison da Silva Mota justifica que a cavalgada acolhe a todos, independentemente de idade ou gênero, ressaltando sua relevância como parte da cultura Cacoalense. A data escolhida, o aniversário da cidade, acrescenta um significado especial à festividade, tornando-a também um ato cívico em comemoração à história e progresso de Cacoal.

‘’Quero aqui agradecer a todos vocês, a importância deste projeto, que institui o Dia da Cavalgada na cidade de Cacoal. Anualmente, teremos essa cavalgada para incentivar e mostrar a todos que a cavalgada é um esporte. A participação de todos é fundamental, e conto com o apoio de todos para tornar essa iniciativa um sucesso’’ frisou Magnison Mota.

Com a aprovação deste Projeto de Lei, Cacoal dá mais um passo para valorizar suas raízes e tradições, mantendo viva a cultura campeira e promovendo o respeito aos animais. A expectativa é que o "Dia da Cavalgada" se torne uma data inesquecível para todos os cidadãos, reforçando o sentimento de orgulho pela cidade.

FONTE: Ass. de Imprensa da Câmara M. de Cacoal