Coleção de Notícias

por Interlegis — última modificação 04/04/2024 10h16
Todas as notícias em ordem cronológica decrescente

Programa medicamentos em casa, do vereador Zivan é aprovado pela Câmara

por sorce — publicado 22/09/2021 09h32, última modificação 22/09/2021 09h32

O Projeto de lei 180/CMC, de autoria do vereador Zivan Almeida (PSC), que institui o Programa Medicamentos em Casa, no Município de Cacoal, foi aprovado por unanimidade na última Sessão Legislativa, realizada na última segunda-feira (20).

 

Conforme o vereador Zivan, o programa visa garantir o acesso mais efetivo aos medicamentos e organizar a assistência farmacêutica das pessoas que fazem uso de remédios contínuos.

 

Zivan comentou ainda que a maioria das pessoas, têm mobilidade nula ou reduzida, em decorrência de seu estado de saúde debilitado, quer pela própria doença, pela idade ou pela situação financeira, enfrentam problemas e encontram dificuldades na adesão e na continuidade de seu tratamento médico.

 

“Esse projeto é extremamente importante tanto para a população, quanto para o Poder Público, porque permitirá a identificação exata dos pacientes, dos medicamentos e da quantidade que será distribuída, evitando o desperdício ou a formação de estoques, além de reduzir o número de pessoas em busca de medicamento, o que evitará filas e tumultos na hora da entrega” argumentou o vereador.

 

Mesa Diretora da Câmara de Cacoal oficializa pedido do vereador Corazinho à Bancada Federal sobre maquinários apreendidos pela PF

por sorce — publicado 21/09/2021 12h55, última modificação 21/09/2021 12h55

Atendendo pedido do vereador Valdomiro Corá (Corazinho MDB), a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cacoal oficializou nesta segunda-feira (20) à Bancada Federal de Rondônia, solicitação sobre o quantitativo de maquinários apreendidos em operações de combate ao desmatamento ilegal e outros crimes, realizadas pela Polícia Federal e órgãos ambientais.

 

No mesmo ofício, o vereador, através da Mesa Diretora, pede informações também sobre a destinação dada aos bens, considerando ainda que, seria de grande utilidade que as máquinas apreendidas fossem doadas aos órgãos públicos considerando que, no atual contexto de crise econômica a dificuldade orçamentária para aquisição de equipamentos na maioria dos municípios.

 

Lei para doação


Por várias vezes na Tribuna da Câmara, o vereador Corazinho tem reivindicado à exaustão a Bancada Federal que representa o estado, que crie uma Lei autorizando a doação das máquinas e equipamentos apreendidos pela Polícia Federal (PF) e órgãos ambientais, ao invés de queimá-los, como ocorre durante as operações amplamente divulgadas pela imprensa em nível estadual e nacional.

 

“Várias PC´s que custam mais de R$ 1 milhão hoje e outros equipamentos já foram queimadas nestas ações. Se não fossem, poderiam estar ajudando os agricultores através das Secretarias”, reforça, criticando a postura dos parlamentares da esfera federal em não tomarem uma atitude até o momento em relação ao assunto.

Seguindo o raciocínio neste sentido, o vereador destaca que inclusive a Lei ajudaria a amenizar a atual situação de “miséria no país”.

 

Nesta terça-feira, o gabinete do vereador Corazinho, recebeu comunicado do deputado federal Mauro Nazif (PSB/RO) informando que as solicitações já foram oficializadas ao diretor geral da PF Paulo Maiurino.

 

“Esperamos sinceramente que todos os parlamentares em Brasília apoiem esta iniciativa. A população só tem a ganhar”, resume Corazinho.

 

 Assessoria do vereador

Câmara consegue economia de 34,74%, em pregão eletrônico para aquisição de equipamentos eletrônicos

por sorce — publicado 21/09/2021 10h45, última modificação 22/09/2021 06h53

Visando suprir a necessidade de aquisição de equipamentos eletrônicos, de informática, e comunicação, áudio, vídeo e foto, a Câmara municipal de Cacoal, conseguiu através da pregoeira Joyce Viana, e os membros da equipe Luiz Felipe de Barros, e João Bosco Júnior, uma economia de 34,74%.

Para o presidente da Câmara, João Paulo Pichek (Republicanos), essa economia significa respeito com o erário público, dessa maneira vamos adquirir os equipamentos que são necessários para o bom andamento dos trabalhos na casa de leis, e o melhor economizando o dinheiro dos contribuintes, minha gestão está focada não apenas nos trabalhos legislativos, mas sim na gestão, o presidente tem esse papel, então vamos gerir bem e deixar um bom exemplo e legado para ser seguido pelos próximos presidentes da Câmara” comentou Pichek.

Segundo Joyce Viana, pregoeira: “O Pregão Eletrônico obteve descontos de até 50,62% em alguns itens, o objetivo desse registro de preços, era para aquisição de materiais e equipamentos permanentes de processamento de dados e equipamentos de áudio, vídeo e foto”.

 

Joyce lembrou ainda que sistema de registro de preços é um procedimento especial de licitação projetado para uma futura contratação, Neste caso a Câmara de Cacoal, fez uma estimativa de aquisição, elaborou edital com base nessa estimativa, e por meio do Pregão Eletrônico escolhemos as propostas mais vantajosas,

 

 

Assim ao final do processo, as empresas vencedoras assinarão uma Ata de Registro de Preços, se comprometendo a manterem os preços ofertados pelo período de duração da Ata, onde os materiais serão adquiridos de acordo com a necessidade pelo Poder Legislativo Municipal” pontou a pregoeira.

Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

por sorce — publicado 21/09/2021 10h10, última modificação 21/09/2021 10h13

O Dia 21 de setembro foi oficializado pela Lei nº 11.133 como o dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, em 14 de julho de 2005.

 

Entretanto, ele é comemorado desde 1982, quando um Encontro Nacional estabeleceu a data como uma forma de luta e reivindicações.

 

dia 21 de setembro foi escolhido por causa da primavera, que representa o renascimento das plantas e, relacionada à questão das pessoas com deficiência, simboliza o início das reivindicações e a busca por participação social em igualdade de condições.


#camaramunicipaldecacoal
#dianacionaldelutadaspessoascomdeficiência
#cacoal

Nota de Falecimento - Élio Câmara

por sorce — publicado 20/09/2021 23h45, última modificação 21/09/2021 12h05

O velório será na Capela do Cemitério Santo Antônio, na Avenida Rio de Janeiro, no Bairro Novo Horizonte, a partir das 12h, o sepultamento está previsto para ocorrer às 17h.

 

O presidente da Câmara Municipal de Cacoal, João Paulo Pichek, em nome de todos os vereadores, em especial, e com imenso pesar em nome do Vereador dessa casa de leis Ezequiel Câmara “Minduim”, vem lamentar seu profundo pesar com a triste notícia da morte do irmão do vereador “Minduim”, (ÉLIO CÂMARA), popular ÉLIO LEITEIRO.

 

ÉLIO, foi vítima de um acidente de trânsito em Espigão D´Oeste, na noite desta segunda-feira (20).

 

Ao meu amigo de parlamento “Minduim”, e todos os familiares nossas sinceras condolências.

Vereador Romeu Moreira propõe redução do recesso legislativo em Cacoal

por sorce — publicado 17/09/2021 19h10, última modificação 17/09/2021 19h10

Como forma de fortalecer e ampliar a atuação dos representantes do legislativo cacoalense, o vereador Romeu Moreira apresentou uma proposta de emenda à Lei Orgânica da Câmara Municipal, alterando o texto do artigo 19. Romeu propôs a redução do recesso legislativo anual e a iniciativa já tem o aval da comunidade cacoalense.

 

"Na nossa concepção, a redução do recesso pode contribuir para o aumento da produção dos trabalhos parlamentares, minimizando ainda a necessidade de inúmeras convocações extraordinárias que ocorrem todo ano", destacou o vereador.

 

De acordo com Romeu, além de apresentar propostas que contribuam diretamente com o desenvolvimento de Cacoal, também está entre os seus objetivos ampliar o trabalho prestado pela Câmara Municipal de Vereadores aos cidadãos e à Capital do Café.

"Na prática, teremos 30 dias a mais de produtividade, visando a melhoria do funcionamento desta Casa de Leis, tornando-a mais produtiva e atenta aos anseios da população cacoalense", conclui Romeu.

Vereador Zivan Almeida volta a cobrar a regularização de Plantão nas Farmácias

por sorce — publicado 17/09/2021 07h15, última modificação 17/09/2021 07h15

O vereador Zivan Almeida (PSC), se reuniu ontem (16), via google meet, com representantes das empresas farmacêuticas de Cacoal, com o presidente do conselho regional de farmácia (CRF), Dr.

Enéias, com o Ministério Público de Rondônia (MP/RO), e o 4°Batalhão de Polícia Militar, para juntos chegar no bom-senso para que as farmácias cumpram com o acordo dos Plantões.


O vereador comentou que hoje em Cacoal, infelizmente algumas farmácias não estão cumprindo o acordo, e não atendem a população de fato no dia de sua escala no plantão.

“A população não pode pagar essa conta e ficar sem atendimento, propomos essa reunião com os representantes das empresas, e as entidades participantes para regularizar esses plantões, e claro fazer com que os plantões realmente sejam cumpridos, vale destacar que a maioria das farmácias cumpre os plantões”, ressaltou o parlamentar.


Pichek faz visita técnica na UBS de Divinópolis, e recebe solicitações da direção da unidade de saúde

por sorce — publicado 16/09/2021 18h40, última modificação 16/09/2021 18h40

O presidente da Câmara, João Paulo Pichek (Republicanos), visitou nesta quinta-feira (16), a Unidade Básica de Saúde (UBS), Marina Donaria de Lima, na linha 14, no distrito de Divinópolis.


Pichek foi recebido pelo diretor da UBS, Belarmino Ramos Porto, popular (Belo).

Belarmino agradeceu a visita do presidente, e aproveitou para fazer algumas solicitações, entre elas o pedido de um odontólogo, a unidade de saúde conta com consultório para atendimentos odontológicos, mas está sem dentista atualmente.


Outro ponto levantado pelo diretor da UBS, é relativo a falta de alguns medicamentos.

João Paulo Pichek, disse ao gerente Belarmino, que fará suas indicações junto ao executivo, para que essas demandas sejam atendidas o mais rápido possível.


“Divinópolis, fica distante 42,5 quilômetros de Cacoal, inviabilizando dessa forma os moradores se deslocarem para buscar medicamentos ou receber atendimento odontológico,” destacou João Paulo Pichek.

Ao menos 8 projetos de lei estão em discussão na reunião das Comissões

por sorce — publicado 16/09/2021 11h56, última modificação 16/09/2021 11h56

Confira os quais são os Principais Projetos de lei em discussão na Reunião das Comissões na Casa de Leis Municipal, nesta quinta-feira (16).

 

PL 180/ de autoria do - Vereador Zivan Almeida Institui o programa medicamento em casa e dá outras providências.

PL 181/ de autoria da PMC - Autoriza o uso, para fins de cobertura em estacionamento comercial, de percentual que exceda a taxa de ocupação, e dá outras providências.

PL 182 de autoria da PMC - Cria o programa de estímulo ao aprendizado e reconhecimento educacionais “jovens gênios aprendizagem criativa" no âmbito do município de Cacoal e, dá outras providências.

PL 183 de autoria da PMC - Dispõe sobre A SEMMA, reformulação administrativa ao orçamento vigente por meio de transferência, e dá outras providências.

PL 184 de autoria da PMC - Dispõe sobre A SEMED, reformulação administrativa ao orçamento vigente por meio de transferência, e dá outras providências.

PL 185/186 de autoria da PMC - Dispõe sobre abertura de crédito especial ao orçamento vigente para SEMAST, e dá outras providências.

PL 187 de autoria da PMC - Dispõe sobre reformulação administrativa da SEMAGRI/SEMOSP ao orçamento vigente por meio de transposição, e dá outras providências.

Presidente da Câmara entrega kits esportivos conquistado através de emenda do deputado Alex Redano

por sorce — publicado 16/09/2021 10h25, última modificação 16/09/2021 10h25

O presidente da Câmara, João Paulo Pichek (Republicanos), entregou na noite da última quarta-feira (15), no campo do Bairro Vilage do Sol, 13 kits esportivos, contendo: Jogos de uniformes completos, cone, e pratos para atividades físicas, e ainda bolas de futebol, e bomba para encher bolas.

Durante a entrega Pichek agradeceu ao presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano (Republicanos), pela liberação da emenda.

 

“Esses kits, foram conquistados através do nosso empenho, como presidente da Câmara, mantive contato com o deputado Alex Redano, o qual não mediu esforços e empenhou para o município esses kits esportivos aqui para atender nosso pedido”, além de Cacoal outras 14 cidades foram beneficiadas com os kits esportivos” Salientou o presidente da Câmara.

Pichek agradeceu ainda o presidente da Autarquia Municipal de Esportes (AMEC), Claudemar Littig (Mão) pelo apoio nessa noite de entrega desses materiais esportivos.

Aos servidores da Secretaria Estadual de Esporte, Cultura e Lazer (Sejucel), também presentes nesta noite, nos auxiliando na entrega dos kits.

 

Para finalizar, o presidente afirmou: “Tenho absoluta certeza que esses kits, vão valorizar ainda mais essas equipes.

Dos 13 kits, 3 foram distribuídos para equipes indígenas, a todas as equipes parabéns, juntos vamos fortalecer cada vez mais o esporte amador no município” finalizou.

 

 

Corazinho vota favorável a Projeto de R$ 4 milhões em favor da Educação

por sorce — publicado 15/09/2021 13h34, última modificação 15/09/2021 13h34

Abertura do Crédito Adicional Suplementar em favor da pasta foi votado e aprovado na Sessão desta segunda-feira (13) da Câmara Municipal de Cacoal

 

Em Sessão Ordinária realizada nesta segunda-feira (13) pela Câmara Municipal de Cacoal, o vereador Valdomiro Corá (Corazinho) votou favorável ao Projeto de Lei 175/2021, que abre crédito adicional suplementar ao orçamento vigente, de autoria do Poder Executivo no valor de R$ 4 milhões em favor da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

 

De acordo com o Projeto, os recursos serão destinados para o desenvolvimento das atividades do Ensino Fundamental; aquisição de material de consumo, equipamentos e material permanente; e desenvolvimento das atividades da Educação Infantil do município.

“Apoiar e incentivar a educação continua sendo prioridade em todos os meus mandatos. Sempre votei favorável aos projetos que beneficiam professores, alunos e toda a comunidade escolar. Contem sempre comigo”, destaca o vereador.

 

Durante a Sessão, o parlamentar, juntamente com os demais colegas da Casa de Leis, também votou favorável a outros Projetos de Lei de autoria do Executivo, sendo:

 

O 167/2021, que altera as Leis: 2.735/PMC/2010 que trata sobre o Plano de Cargo, Carreira e Remuneração dos servidores públicos municipais; 2.543/PMC/2009 que dispõe sobre a estrutura político administrativa e organizacional do município; 3.481/PMC/2015 sobre a concessão de gratificação de produtividade aos servidores públicos municipais, de carreira, lotados nas Secretarias Municipais de Obras e Serviços Públicos, de Agricultura, Meio Ambiente e Educação; 3.620/PMC/2016, sobre a estrutura organizacional e competência da Controladoria Geral do município, a carreira de auditor administrativo; e 3.326/PMC/2014, que institui a Corregedoria Geral do município, e altera as Leis 2.413/PMC/2008 e 2543/PMC/2009.

 

Foram votados e aprovados ainda na Sessão, os seguintes Projetos que dispõem sobre a Reformulação Administrativa ao Orçamento vigente por meio de Transposição: 173/2021 e 174/2021 que somam R$ 34 mil em favor da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) para investimentos no Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural e Reforma Agrária; e o 176/2021 no valor de R$ 10 mil em favor da Secretaria Municipal de Administração; além do Projeto de Lei 177/2021, que dá baixa de bens guarnecidos junto ao Poder Legislativo Municipal de Cacoal, de autoria da Mesa Diretiva; e o Requerimento 46/CMC/2021 que trata sobre homenagem com Sessão Solene para entrega de Moção de Aplausos ao Jornal Tribuna Popular.

Pichek inova na gestão da Câmara e implanta, controle de frota, cartão de abastecimento e manutenção de veículos

por sorce — publicado 15/09/2021 12h05, última modificação 15/09/2021 12h08

Pela primeira vez na história do legislativo municipal, através de iniciativa do presidente da casa, João Paulo Pichek (Republicanos), a Câmara implanta gestão da frota de veículos, manutenção e cartão de abastecimento.

 

Segundo o presidente: “Com o objetivo de gerar mais economia Logo após assumir a presidência, fiz um levantamento das principais necessidades do poder legislativo, pois além de político o presidente tem que ser gestor, então tive essa iniciativa para ter o controle da frota, e institui o abastecimento por cartão, e ainda a manutenção dos veículos”, comentou.

 

Os servidores estão participando de um treinamento nesta quarta-feira (15), no plenarinho Natin Folli.

 

Michael Portela, representante da empresa Neo Facilidades, está oferecendo: “Nós vamos entrar num treinamento de gestão de frota, voltado para a parte de manutenção veicular.

 

Então o objetivo é sempre levar a praticidade e a facilidade no gerenciamento das frotas do órgão público com maior economia.

Vamos desde da abertura inicial, para uma ordem de serviço, processo completo até uma finalização.

 

Mostrando aí todas as redes liberadas do sistema, tudo que vai abranger voltado aí pra essa parte de manutenção” frisou Michael.

 

Na prática funciona da seguinte forma; os servidores da Câmara, vão receber os benefícios eletronicamente, otimizando os repasses, eliminando a possibilidade de erros e flexibilizando as correções nos valores ou nas condições dos benefícios.

 

Relatórios de consumo são gerados, para uma avaliação mais detalhada dos gastos da Câmara.

 

Para garantir segurança e fácil acesso às informações, todo controle é feito on-line.

 

Os dados ficam disponíveis na plataforma, e podem ser conferidos e atualizados através de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Presidente da Câmara, participa da abertura da Assembleia do Povo Suruí

por sorce — publicado 14/09/2021 18h57, última modificação 14/09/2021 18h57

O presidente da casa de leis, João Paulo Pichek (Republicanos), participou da abertura da “VII Assembleia Geral do Povo Paiter Suruí”.

O evento está acontecendo no auditório da Fundação Cultural de Cacoal (FUNCAL).

Essa Assembleia começou hoje (14), e prossegue até quarta-feira (15).

 

Durante esses dois dias, temas extremamente importantes serão debatidos pelos povos indígenas, e por suas lideranças.

 

O ponto alto desse encontro será a eleição de um representante para o cargo de Cacique Geral do Povo Suruí, para os próximos quatro anos.

 

Entretanto, os debates devem se concentrar nas políticas públicas, saúde indígena, educação indígena, entre outros temas relevantes.

As comissões se apresentaram aos organizadores e participantes, bem como aos parceiros.

 

No evento também será debatido território, governança e o fortalecimento institucional, com a apresentação de cada associação, cooperativas, e centros culturais indígenas do povo Suruí.

 

 

CÂMARA DE CACOAL IMPLEMENTA SAPL VISANDO A INSTITUIÇÃO DO PROCESSO LEGISLATIVO 100% DIGITAL

por sorce — publicado 14/09/2021 09h17, última modificação 14/09/2021 09h17

O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), implantado recentemente na Câmara Municipal de Cacoal, visa eliminar a utilização de papel por meio da substituição de documentos físicos do processo legislativo por arquivos eletrônicos com assinatura digital no padrão ICP-Brasil.

A instalação do sistema foi um pedido do Presidente da Casa, João Paulo Pichek (Republicanos), que apoia a modernização do Poder Legislativo Municipal. A medida, além de sustentável, trouxe economia, já que o sistema utilizado anteriormente era pago, enquanto o SAPL é gratuito, oferecido pela equipe Interlegis do Senado Federal.

 

Trata-se de um projeto inovador que busca dar maior eficiência, segurança jurídica aos documentos, desburocratização do serviço público, agilidade na tramitação, transparência dos processos legislativos pela possibilidade de consulta pública dos documentos na internet, economia de recursos com a eliminação da utilização de papel, tôner e impressora, e a adoção de uma prática de sustentabilidade ecológica pela redução no consumo de recursos.

Conforme o Diretor Legislativo da Câmara de Cacoal, Willian Ortolane Cordeiro, e as servidores Taisa Mara, e Cintia Sória, esse sistema vem facilitar a rotina da Casa de Leis.

Willian explicou: “O SAPL está disponível para toda a população. Hoje qualquer cidadão tem acesso a um documento produzido aqui na Câmara. A tramitação de um projeto de lei, por exemplo, pode ser acompanhada de maneira integral, sendo que todas as informações relacionadas aos status do projeto, localização atual, fase de tramitação, entre outras, estão disponíveis no SAPL. Com a aquisição dos certificados digitais ficará melhor ainda, porque os documentos não serão mais disponibilizados na forma escaneada, mas sim os originais conferindo maior segurança jurídica na disponibilização de informações”.

 

O Diretor Legislativo cita ainda o sistema como uma grande evolução no armazenamento de dados da Câmara de Cacoal.

“Além disso, tem um outro benefício que é a segurança desses documentos. Hoje, por exemplo, caso aconteça um incêndio aqui na Câmara, os documentos físicos, infelizmente, serão perdidos. Todavia, aqueles assinados digitalmente estarão salvos, já que os arquivos ficam armazenados no servidor da Câmara, no SAPL, hospedado em Brasília e ainda, na internet, com o armazenamento na nuvem. Ou seja, são várias formas de armazenamento, garantindo ainda mais segurança aos documentos produzidos pelo Poder Legislativo Municipal” destacou Willian.

Para acessar o SAPL da Câmara de Cacoal basta clicar no endereço https://sapl.cacoal.ro.leg.br/

Presidente da Câmara participa da assinatura da ordem de serviço para asfaltar a Rodovia do Calcário

por sorce — publicado 11/09/2021 11h55, última modificação 11/09/2021 11h57

Atendendo um convite do Euclides Nocko, diretor presidente da Companhia de Mineração de Rondônia (CMR), participei da assinatura da ordem de serviço do governador cel. Marcos Rocha, de asfaltamento da RO 133, a popular “Rodovia do Calcário”, em Espigão D´Oeste.

O evento ocorreu ontem (10), a tarde e reuniu grande número de produtores rurais da região de Cacoal, Espigão, e Pimenta Bueno.

Nesse primeiro lote serão pavimentados os primeiros 10 quilômetros da rodovia, o serviço será executado pelo departamento de estradas e rodagem (DER).

João Paulo Pichek, reconhece o avanço que esse asfalto trará para região: “Essa rodovia é muito importante para os nossos produtores rurais de Cacoal, e toda região, assim como para todo estado.


Com o calcário aplicado no solo a produção é garantida, pois auxilia na correção principalmente onde existe muita acidez, com isso aumenta a produção e melhora a qualidade dos produtos” comentou o presidente.

 



NOTA DE FALECIMENTO – JOÃO SUAVE

por sorce — publicado 10/09/2021 18h03, última modificação 10/09/2021 18h03

A Câmara Municipal de Cacoal, em nome do seu presidente João Paulo Pichek, vereadores e servidores, manifesta profundo pesar pela morte do senhor João Suave, e suas condolências à família enlutada.

Câmara prestigia lançamento do programa do governo do estado Tchau Poeira, e recursos na ordem de quase 16 milhões para Cacoal

por sorce — publicado 10/09/2021 11h01, última modificação 10/09/2021 11h01

O presidente da Câmara, foi o primeiro político a fazer uso da palavra no lançamento do programa Tchau Poeira, Pichek, ressaltou estar lisonjeado e poder representar a casa de leis no evento realizado ontem (9), à noite em frente a prefeitura.

Ao citar a independência entre os poderes, reforçou a importância da harmonia entre o executivo estadual e municipal, conforme o presidente isso reflete em recursos e desenvolvimentos para Cacoal.

 

“Sou filho dessa terra, assim como o prefeito Adailton Fúria (PSD), e o vice Cássio Góis (Progressistas), somos semente da terra, e queremos sempre o melhor para nossa cidade”, pontou Pichek.

 

Participaram da solenidade, os vereadores Edimar Kapiche (PSDB), Ezequiel Câmara (Progressistas), Luiz Fritz (PSD), Magnison Mota (PSC), Paulinho do Cinema (PSB).

 

Lauro Kloch (PSD), Romeu Moreira (DEM), Dr. Paulo Henrique (PTB), e Zivan Almeida (PSC).

 

Cacoal foi contemplado com 20 quilômetros de pavimentação asfáltica, 12 quilômetros para asfaltamento e 8 km para recapeamento e manutenção das vias já pavimentadas, totalizando R$ 11,8 milhões.

 

Já com o governo na Cidade:

 

- Revitalização da Praça municipal Central (R$ 300 mil)

- Revitalização da Praça Riozinho (R$ 300 mil)

- Construção da Praça do Tarzan (R$ 300 mil)

- Construção da Praça do Vilage do Sol (R$ 300 mil)

- Execução de Urbanização com Pista de caminhada no Residencial Morada do Bosque (R$ 400 mil)

- R$ 2,5 milhões para o espaço alternativo (extra), total de R$ 4,1 milhões, somando os investimentos chegam a aproximadamente R$ 16 milhões.

Corazinho indica ao Executivo fixação de placas com nomes das ruas de Cacoal

por sorce — publicado 10/09/2021 09h55, última modificação 10/09/2021 09h55

Em Sessão realizada nesta quarta-feira (8) pela Câmara Municipal, o vereador Valdomiro Corá “Corazinho” (MDB, indicou ao Executivo, que determine ao setor competente, que proceda a fixação de placas indicando os nomes das ruas de Cacoal.

De acordo com a propositura do parlamentar, o pedido é pertinente, visto que no munícipio, os entregadores, carteiros, visitantes, e moradores que precisam localizar um determinado endereço encontra dificuldades, pois na cidade, não há sinalização indicando o nome das ruas, com exceção apenas na entrada da cidade.

“Essa situação gera descontentamento dos moradores, e pode ainda implicar no não recebimento de postagens ou mercadorias, além de outros transtornos”, justifica a indicação do vereador.  

Tchau Poeira - Ao lado do governador Marcos Rocha, Presidente da Câmara participa de entrevista na TV Allamanda

por sorce — publicado 09/09/2021 15h05, última modificação 09/09/2021 17h03

Nesta quinta-feira (10), o presidente da Câmara Municipal de Cacoal, João Paulo Pichek (Republicanos), participou de uma entrevista na TV Allamanda, com o jornalista Diego Maia, no programa Comando Policial.

Na oportunidade também estiveram presentes, o governador do estado Cel. Marcos Rocha (Sem partido), o prefeito Adailton Fúria (PSD), o secretário da secretaria de obras e serviços públicos (Seosp), cel. Erasmo Meireles, o deputado estadual Cirone Deiró(Podemos), e o vereador Zivan Almeida (PSC).

Em pauta na entrevista, os investimentos do governo do estado com o lançamento do (Programa Tchau Poeira), contemplando o município com 22 quilômetros de pavimentação asfáltica.

São 10 quilômetros de asfaltamento e 22 quilômetros para recapeamento.

Ruas e Avenidas serão beneficiadas, trazendo mais conforto e saúde aos moradores.

Hoje, às 18h, acontece em frente à prefeitura o lançamento do programa do governo do estado Tchau Poeira em Cacoal.

 

OAB/RO, que ingressou com “amicus curiae” em ADI prefeito contra a Lei que visa o Combate a Violência Doméstica em Cacoal

por sorce — publicado 09/09/2021 14h40, última modificação 09/09/2021 17h36

Após a Câmara de Cacoal mostrar independência, o tema valorização e segurança às mulheres vítima de violência doméstica tornou-se Lei na capital do Café. Trata-se da Lei 4.721/PMC/2021, de autoria do Vereador Dr. Paulo Henrique (PTB), questionada pelo Prefeito Adailton Fúria (PSD) por meio da ADI N°0806141-81.2021.8.22.0000 no TJ/RO visando suspender a efetividade e implementação da Lei. Cacoal sairia na frente caso o prefeito implementasse a Lei de combate à violência doméstica.

Atendendo à solicitação do Poder Legislativo de Cacoal, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rondônia, ingressou na ação como amicus curiae” para garantir a ordem jurídica do Estado democrático de direito, defender a Constituição, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, a exemplo da Súmula Vinculante do STF (Tese 917) e o artigo 61 da Constituição Federal, que devem ser respeitados dentro do ordenamento jurídico vigente.   

“Ter a OAB/RO na defesa da Lei é uma honra. Agradeço ao Presidente da OAB/Subseção Cacoal, Dr. Diógenes Nunes de Almeida Neto, por intermediar o apoio da OAB/RO na defesa da  Lei Municipal nº 4.721/2021 que institui um programa de medidas para suplementar e efetivar a Lei Federal Maria da Penha no âmbito das escolas municipais, que é questionada pelo Prefeito Fúria sob o fundamento  de que há vício de iniciativa na lei, com suporte em argumentos ultrapassados firmados pelas Procuradorias da Câmara e do Município de Cacoal/RO” enfatiza Dr. Paulo.

Corroborando a tese da Constitucionalidade da Lei Municipal 4.721/2021, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou a Lei 14.164/21, originária do Senado Federal, que cria a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a ser aplicada em todas as escolas públicas e privadas de educação básica do Brasil. 

A Lei Municipal 4.721/2021 homenageia a Professora Nadir Barbosa de Souza, vítima de feminicídio (2012), na Creche Josino Brito, local onde trabalhava. Seu companheiro ceifou sua vida com mais de 30 golpes de faca na capital do café. 

 

Pastor Roberto Varjão, presidente das IEAD de Cacoal, será homenageado pela Câmara Municipal com Voto de Louvor

por sorce — publicado 08/09/2021 18h44, última modificação 08/09/2021 18h44

De autoria do presidente João Paulo Pichek (Republicanos), a Câmara aprovou o requerimento de voto de louvor e merecimento, ao presidente das igrejas Assembleia de Deus de Cacoal, pastor Roberto Alves Varjão.


O evento será no próximo dia 23 de setembro, às 19h, no templo sede da Igreja Assembleia de Deus de Cacoal, na Avenida São Paulo, no bairro Jardim Clodoaldo.

O presidente da casa de leis, destacou o grandioso trabalho desenvolvido pelo pastor Varjão, em benefício das famílias Cacoalenses, auxiliando na vida espiritual e social da comunidade evangélica Assembleia de Deus, por sua história de compromisso na prestação de serviços à população Cacoalense.


João Paulo Pichek, comentou: “Apresentei essa propositura como reconhecimento, e para que fique registrado para posteridade, como símbolo de respeito e admiração que muito honra laurear”.

O voto de louvor e merecimento, foi aprovado por todos os vereadores presentes.

Presidente da Câmara participa no IFRO da entrega das análises do solo aos cafeicultores município

por sorce — publicado 03/09/2021 12h42, última modificação 03/09/2021 12h42

Atendendo convite do diretor professor Davys Sleman de Negreiros, diretor geral do Instituto federal de educação, ciência e tecnologia de Rondônia (IFRO), campus de Cacoal.

O presidente da Câmara, João Paulo Pichek (Republicanos), prestigiou a entrega de 31 análises de solo, aos produtores de Café de Cacoal, e dos municípios que compõem a indicação geográfica “Matas de Rondônia”.


Restam ainda 350 análises a serem concluídas, conforme Pichek, essa é uma iniciativa do IFRO, em parceria com o deputado estadual Cirone Deiró (Podemos), a Seagri, do governo do estado e a Semagri do município, onde os cafeicultores são beneficiados.

Sempre apoiando os produtores João Paulo Pichek, destacou: “Com essas análises e correção do solo, os cafeicultores consegue agregar maior valor aos seus produtos, e ainda ganham com o aumento da produção, melhorando ainda outras culturas como hortifrutigranjeiros e a pecuária”.

Pichek recebe visita do presidente das igrejas Assembleia de Deus de Cacoal

por sorce — publicado 03/09/2021 11h23, última modificação 03/09/2021 11h23

O presidente da Câmara, João Paulo Pichek (Republicanos), recebeu em seu gabinete na manhã desta sexta-feira (3), a visita do pastor presidente das igrejas Assembleia de Deus de Cacoal, Roberto Varjão.


Pichek disse que recebeu com surpresa a notícias que Varjão, está em trâmite para mudança de cidade.

O pastor Varjão recebeu um chamado para o seu ministério, e a partir do dia 20, assumirá a presidência das igrejas da Assembleia de Deus de Jaru.

O presidente da Câmara comentou: “Nos resta desejar sucesso em sua nova jornada, e que nosso senhor ilumine seus caminhos e que ele faça um ótimo trabalho de evangelização em Jaru, como vem realizando em Cacoal, frente às igrejas assembleias de Deus”.

Presidente da Câmara participa de evento da Seduc, na Unesc

por sorce — publicado 02/09/2021 22h30, última modificação 02/09/2021 22h41

O vereador João Paulo Pichek (Republicanos), está participando de um evento de entrega de recursos tecnológicos para estudantes com cegueira, e baixa visão.

São 3 ônibus, 19 notebook, e equipamentos de robótica.

 

Também foram entregues equipamentos para os coordenadores dos laboratórios de informática das escolas da rede estadual de educação.

 

O presidente da Câmara, recebeu o convite para compor a mesa de autoridades, do coordenador regional de educação professor Bertino Neto.

 

Conforme informações da secretaria estadual de educação (Seduc), Rondônia, promove a inclusão de pessoas com necessidades especiais, e atende 22 alunos cegos, e 164 com baixa visão.

Sessão Solene proposta por Romeu Moreira homenageia profissionais de Educação Física em Cacoal

por sorce — publicado 02/09/2021 22h15, última modificação 02/09/2021 22h22

Na noite de quarta-feira, 01 de setembro, em comemoração ao Dia Nacional do Profissional de Educação Física foi realizada em Cacoal a Sessão Solene de Moção de Aplausos proposta pelo vereador Romeu Moreira.

 

Na oportunidade, como forma comemorar e homenagear tanto os profissionais como os estudantes de Educação Física, algumas figuras bastante conhecidas e queridas de Cacoal, principalmente nas décadas de 1970 e 1980, foram convidados para representar a classe, que tanto se dedicam em prol do esporte, da saúde e da cidadania.

 

Nomes como os professores Alberto Alves Teixeira , Alberto da Silva, Albino João Ragnini, Adão Venzel do Nascimento, Ailton Mota Ramos , Aparecido Alves de Oliveira, Ildo Rosa da Silva, Vitor Pires Aran e as professoras Íris Athayde Teixeira e Margarida Peres da Silva, bem como o saudoso professor  José Djair Landin (In Memorian), marcaram época e contribuíram sobremaneira para o desenvolvimento e o fortalecimento do esporte cacoalense. Representando os profissionais de todo o estado, Rodnei Antônio Paes também foi homenageado.

 

“Desde quando eu assumi a Amec, e ao longo dos oito anos que eu fiquei lá, eu gostaria de ter feito uma homenagem aos profissionais de Educação Física. Como não tive a oportunidade naquela época, agora como vereador surgiu essa chance, com o apoio do CREF, e conseguimos fazer essa homenagem, que pra mim, foi muito gratificante”, destacou o vereador Romeu Moreira.

 

De acordo com Romeu, a sua atuação enquanto gestor da Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal possibilitou a ele conhecer de perto a importância do profissional de Educação Física não apenas para a formação esportiva das crianças e adolescentes, mas de uma maneira muito mais ampla. 

 

“Lá eu vivi a experiência e pude acompanhar de perto a importância destes profissionais, tanto para a formação de nossas crianças e dos nossos jovens, como para a promoção do esporte, da cidadania, da qualidade de vida e da saúde. 

 

E vai ainda mais além, por diversas oportunidades a gente vê o educador físico atuando como psicólogo, como amigo e até mesmo como um familiar para o seu aluno, atleta”, ressaltou o vereador.

 

Homenagens: Mesmo em memória, o professor José Djair Landim foi um dos grandes homenageados. Dez anos após sua morte, em 01 de outubro de 2011, o professor Djair teve o seu trabalho e a sua dedicação reconhecidos com a Moção de Aplausos por parte da Câmara de Vereadores de Cacoal. 

 

Uma homenagem que apenas reforça junto à viúva Maria Cristina e aos filhos Maria Clara e João Paulo, a importância do trabalho dedicado pelo patriarca da família em prol do esporte e em prol de muitos cacoalenses que tiveram a chance de receber em quadra os ensinamentos deste grande profissional.

 

“Ficamos realmente muito felizes pela homenagem e gratos pelo reconhecimento quanto ao trabalho do Djair. 

 

Um trabalho que ele realizava com tanto carinho, respeito e felicidade. Isso pra mim, como companheira, que acompanhou toda a trajetória, e para os nossos filhos, é a certeza de que colhemos bons frutos quando semeamos amor e respeito pelo próximo. Foi o que ele sempre fez e deixou como exemplo para os filhos”, emociona-se Maria Cristina.

 

 

 

4ª Sessão Solene com Moção de Aplausos aos profissionais de educação física acontece hoje à noite na Câmara

por sorce — publicado 01/09/2021 09h55, última modificação 01/09/2021 11h54

A Câmara realiza nesta quarta-feira dia 1° de Setembro, Dia do Profissional de educação física, a 4ª Sessão Solene com Moção de Aplausos aos profissionais de educação física, que atuaram em Cacoal, nas décadas de 70/80.

 

De autoria do vereador Romeu Moreira (DEM), o requerimento foi aprovado por unanimidade pela casa de leis.

O vereador Romeu, solicitou essa homenagem com Moção de Aplausos aos profissionais de Educação Física:

Alberto Alves Teixeira, Alberto da Silva, Albino João Ragnini, Adão Venzel do Nascimento, Ailton Motta Ramos, Aparecido Alves de Oliveira, Iris Athayde Teixeira, Ildo Rosa da Silva, Margarida Peres da Silva, Vitor Pires Aran, Rodnei Antônio Paes e, (In Memorian) o professor José Djair Landin.

 

Romeu Moreira, comentou que a homenagem foi marcada especialmente para hoje dia 1º de setembro, quando se comemora o Dia do Profissional de Educação Física.

 

“Essa Moção de Aplausos, leva em consideração o importante papel que esses profissionais desempenharam com a prestação de relevantes serviços que contribuíram com a formação de crianças, e jovens e também para a promoção do esporte, da saúde e qualidade de vida de nossa população” concluiu o vereador. 

 

Câmara aprova projeto que visa contratar manutenção da frota do Saae, no valor de 228 mil reais

por sorce — publicado 31/08/2021 12h40, última modificação 31/08/2021 12h40

Foi aprovado pela Câmara, o projeto de lei 171/PMC/2021, que dispõe sobre reformulação administrativa ao orçamento vigente por meio de transferência, e dá outras providências.

Fica o Executivo Municipal autorizado a abrir no orçamento vigente municipal no valor de R$ 228.168,00 (duzentos e vinte e oito mil cento e sessenta e oito reais).

Considerando a necessidade de sustentação das contratações de terceiros, Pessoa Jurídica, para a realização de manutenção da frota do Saae, por meio de suplementação do contrato existente e reserva da despesa para nova licitação, que fornecem serviços de manutenção preventiva e corretiva, e abastecimentos dos veículos, em especial ao Caminhão Hidrojato e a nova Retroescavadeira inseridas à frota neste exercício, para que as atividades finalísticas sejam executadas, garantindo o bom atendimento aos consumidores.

Observando o envelhecimento de nossa frota atual, a carência de uma maior quantidade de veículos disponíveis para o desenvolvimento dos serviços rotineiros dos trabalhos de alguns departamentos, bem como os custos com as manutenções preventiva e corretiva.

Visando a modernização e agilidade de resposta às demandas dos consumidores o SAAE tem buscado ampliar esta frota, por meio de locação de veículos, com o intuito de promover transportes mais adequados, trazendo mais segurança aos servidores do serviço externo, bem como promover o cumprimento das leis de trânsito, substituindo motos por veículos capazes de trafegar com as ferramentas, trazendo efetividade com mais eficiência na prestação de serviço público.

Câmara aprovou projeto de reformulação por meio de transposição de um milhão, e cento e nove mil para o Saae

por sorce — publicado 31/08/2021 12h36, última modificação 31/08/2021 12h36

Foi aprovado na Casa de leis, na 25ª Sessão Ordinária, o projeto de lei 170/2021, onde o Executivo Municipal fica autorizado a abrir no orçamento vigente municipal uma reformulação administrativa por meio de transposição, no valor de R$ 1.109.000,00 (um milhão cento e nove mil reais).

 

Ao enviar a proposta à Câmara, foi considerada a necessidade de garantir o bom andamento das ações desenvolvidas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Constituindo as despesas correntes, a energia é um dos insumos de maior necessidade da Instituição e também o de maior volume de despesa, considerando os aumentos crescentes de 54% a 56% no valor da tarifa, segundo pesquisas divulgadas em 2021.

Bem como o aumento no consumo devido ao surgimento de novas unidades consumidoras (reservatórios e estações elevatórias) e ainda unidades do Distrito de Divinópolis, assumidos pelo SAAE.

O volume financeiro com esta despesa foi previsto com base no ano anterior, considerando os reajustes tarifários e a mudança para a bandeira vermelha no estado, configurou-se deficitário o montante previsto.

O recurso inicialmente previsto para custear tal despesa se tornou insuficiente.

Considerando a necessidade de promover o pagamento de acordo particular de parcelamento de dívida com a Energisa, realizado em dezembro de 2020, sobre débitos de anos anteriores, que propiciou um desconto de 54,80% do montante da dívida, sendo assim torna-se imperioso a suplementação da rubrica orçamentária de sentenças judiciais para o fiel cumprimento do mesmo.

Considerando a necessidade de se manter as contratações de terceiros com o intuito prosperar com a eficácia na realização dos serviços à sociedade, bem como manter o desenvolvimento do pessoal através da capacitação.

Considerando a demanda na execução de serviços relacionados ao Sistema de Esgoto, requer a suplementação para aquisição de materiais de consumo inerentes ao serviço, e assim proporcionar segurança e eficiência na sua execução. A chegada do Caminhão Hidrojato possibilitou ao SAAE trabalhar em novos desafios que anteriormente não se tinha tal capacidade, portanto, são necessários novos serviços e materiais para o enfrentamento destes desafios com eficiência.

Para a cobertura de tais despesas, será utilizado saldo da referida fonte de recurso, priorizados em atividades relevantes para manter a prestação dos serviços pelo SAAE, restando assim saldo remanescente para alocação nas despesas correntes apresentadas. 

 

Câmara aprovou reformulação administrativa por meio de transposição, de 445 mil reais para o Saae

por sorce — publicado 31/08/2021 12h31, última modificação 31/08/2021 12h31

O PL 169/2021, de autoria do executivo municipal, foi aprovado pelos vereadores na última sessão legislativa, ocorrida na segunda-feira (30).

Como justificativa no envio do projeto, foi ressaltado que devido a licenças médicas relacionadas, entre outras, ao Covid e criações novos plantões para agilizar e prestar com mais rapidez as demandas dos consumidores, do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (Saae).

Surgindo a necessidade de horas extraordinárias para as atividades diárias dos servidores, bem como obrigações patronais decorrentes.

Diante do aumento de serviços devido ao período de estiagem e obras na cidade, acarretando maior fluxo de trabalho devido a necessidade de consertos de canos e redimensionamento em rede de água para melhorar a distribuição de água e coleta de esgoto.

Considerando a política de trabalho da nova gestão para com os colaboradores, no intuito de promover sua participação nas deliberações e no fomento do trabalho em equipe por meio de comissões remuneradas, para execução de estudos técnicos.

Considerando que no atual momento, tais elementos de despesa, não dispõe de saldo orçamentário suficiente para cobrir tais dispêndios, sendo assim necessária a realização de ajuste orçamentário.

Sendo assim, será utilizado o referido saldo de fontes de recursos que podem ser postergados ou suprimidos, sendo priorizados, e com isto o SAAE mantenha equilíbrio orçamentário sem acarretar prejuízo às metas estabelecidas, restando assim saldo remanescente para alocação nas despesas correntes desta Autarquia.

Com a aprovação do PL169/PMC,2021, fica o Executivo Municipal autorizado a abrir no orçamento vigente municipal urna reformulação administrativa por meio de transposição, no valor de quatrocentos e quarenta mil reais R$ 445.000,00, para o Saae.

 

Câmara aprova projeto de lei 168, que dispõe sobre reformulação administrativa ao orçamento vigente por meio de transferência, para Semfaz

por sorce — publicado 31/08/2021 12h25, última modificação 31/08/2021 12h25

Durante a 25ª Sessão Ordinária, da última segunda-feira (30), a Câmara aprovou o projeto de lei 168/PMC, que dá continuidade aos serviços da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz).

O projeto enviado pelo executivo municipal, levou em consideração que os contratos de financiamentos do (INSS), que sofreu constante e elevada variação, e o saldo orçamentário atual não foram suficientes para cobrir as despesas para os meses restantes.

Ainda leva em consideração o levantamento de despesa, e outros encargos sobre a dívida por contrato, com base nos pagamentos já realizados, e no que se refere aos meses restantes o mesmo apresenta uma sobra orçamentária;

O valor previsto é insuficiente para custeio da despesa em questão, faz-se necessário adequação do orçamento vigente.

As modificações não prejudicarão o cumprimento das metas estabelecidas inicialmente.

Com a Reformulação-Administrativa ao orçamento vigente, via Transferência, foram liberados R$ Vinte um mil reais (21.000,00) para SEMFAZ.

 

Ações do documento