Coleção de Notícias
Dr. Paulo Henrique é contra gastos com obras da prefeitura no Beira Rio
O vereador Dr. Paulo Henrique (PTB), se manifestou contrário ao projeto de lei 191/PMC/2021, onde a Câmara, autoriza liberação de crédito especial de R$ 1.550.000,00 para a construção de passarela metálica para a instalação da nova sede da Prefeitura no complexo Beira Rio.
Ainda conforme o vereador, o Complexo Beira Rio tem a finalidade de uso público para o lazer.
O município doou o terreno alegando interesse público para a construção do empreendimento com uma finalidade específica: de cultura, esporte e lazer.
Ao justificar sua posição contrária o parlamentar pontuou:
“Fui contra a aprovação desse projeto para construção de uma passarela no Beira Rio para a instalação da Prefeitura de Cacoal. Em tempo de economia, não podemos gastar o dinheiro dos impostos nisso. Isso também pode incorrer em crime”.
Além disso, de acordo com apuração do vereador junto ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA/RO), não há Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) ou Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) da obra de reforma e ampliação do Complexo Beira Rio, sendo cabível notificação por parte do CREA.
Confronto
Segundo a Lei 5.194/1966, a obra da nova prefeitura no complexo Beira Rio está sendo executada de forma ilegal, por não possuir previsão legal.
A conclusão é que a obra para reforma e adequação do complexo Beira Rio modificando seu uso para sede da Prefeitura de Cacoal está totalmente ilegal, por não possuir licença ambiental, licença de construção, sequer responsável técnico e projetos técnicos como o arquitetônico, elétrico, hidrossanitário, estrutural, prevenção e combate a incêndio e pânico.
Parabéns servidor público hoje é seu dia
Nesta quinta-feira (28), de outubro é celebrado o Dia do Servidor Público.
Ao parabenizar os servidores do poder legislativo de Cacoal, o presidente da Câmara, João Paulo Pichek (Republicanos), falou da valorização dos servidores públicos, que é um dos focos da sua gestão frente à casa de leis.
O presidente citou inclusive a aprovação da correção inflacionária de 8,36% aos servidores da Câmara Municipal de Cacoal.
Ainda conforme Pichek, desde 2018, os servidores da Câmara não recebiam sequer a correção inflacionária correspondente ao índice de preços ao consumidor (IPCA), acumulado desde 2018, 2019, 2020, o que acarretou um prejuízo na ordem de 8,36% em seus salários.
“Meus sinceros parabéns a todos os servidores da Câmara, que são dignos e responsáveis de sua profissão”, frisou o vereador.
Corazinho solicita convocação do Dr Parada e que MP fiscalize denúncias do Centro de Diálise
Ofício ao MP já tramita pela Câmara para coleta de assinaturas dos parlamentares da Casa
Em discurso na Tribuna da Câmara Municipal de Cacoal na Sessão desta segunda-feira (25), o vereador Valdomiro Corá (Corazinho/MDB), solicitou a convocação do urologista Dr Luís Eduardo Dias Parada, responsável pela Empresa TRS, para que esclareça no Plenário do Legislativo, as denúncias feitas sobre irregularidades no Centro de Hemodiálise, e que segundo o especialista, culminaram na morte de 33 pacientes entre fevereiro e outubro deste ano.
"Também estaremos encaminhando ofício ao Ministério Público (MP) para que fiscalize estas denúncias graves. As famílias dos pacientes e a população precisam de uma resposta clara e verdadeira sobre os fatos", completou o vereador Corazinho.
O caso foi oficializado pelo vereador Paulo Henrique Santos Silva (Dr Paulo Henrique/PTB) na Sessão do último dia 18. Na ocasião, Corá, também pediu ao presidente da Casa de Leis, vereador João Paulo Pichek (PR) que formasse uma Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) para investigar as denúncias.
Ao fazer uso da Tribuna na mesma Sessão do dia 18, o presidente do Legislativo relatou que não considera necessária a instalação de uma CPI para investigar o caso, e solicitou que a Comissão de Saúde da Câmara averiguasse a situação in loco.
Segundo o autor da denúncia, elas são baseadas no laudo que aponta a contaminação da água das máquinas de diálises que, conforme relatou, não tiveram os bicos que servem para filtrar impurezas trocados dentro do prazo recomendado.
Em entrevista à imprensa local em live ao vivo, o médico Luís Parada confirmou as irregularidades, e disse que elas iniciaram após o município assumir a administração do Centro de Diálise a partir de fevereiro deste ano.
Fiscalização MP
No ofício ao MP que já tramita pela Câmara para coleta de assinaturas dos parlamentares da Casa, os vereadores solicitam que o órgão fiscalize de forma urgente:
- Se a requisição feita pela Prefeitura para administrar o Centro de Hemodiálise de Cacoal atende os pré-requisitos legais, tendo em vista que já foi renovada;
- Documentos que comprovem a manutenção e troca mensal dos insumos (bicos e filtros) dos equipamentos de diálise conforme é recomendado entre fevereiro e outubro deste ano;
- Se há laudo que sirva de contraprova às denúncias, ou seja, realizado no mesmo período do que aponta as irregularidades;
- Se houve troca das fístulas dos pacientes que são submetidos à diálise dentro do prazo recomendado após o município assumir a Unidade de Tratamento;
- Se os repasses que estão sendo feitos pelo Ministério da Saúde para o tratamento de Média e Alta Complexidade (MAC) à empresa TRS está amparado por Lei, tendo em vista que o contrato com a empresa expirou em maio de 2021;
- Se há possibilidade de o MP intervir no sentido que o Governo do Estado assuma a responsabilidade de administrar o Centro de Hemodiálise de Cacoal, e outras averiguações que julgar necessárias.
Casas Populares, Hospital e retorno das aulas
Na Sessão desta segunda-feira, o vereador Corazinho também reforçou pedido ao secretário de planejamento Thiago Albuquerque para que compareça a Tribuna da Casa a fim de prestar esclarecimentos sobre o andamento das obras do Residencial Cidade Verde, bem como do Hospital Municipal do bairro Greenville; voltou a cobrar maior presença e apoio da Bancada Federal ao município de Cacoal; e falou novamente sobre o retorno das aulas na área rural, especialmente no sentido de maior planejamento em relação ao Transporte Escolar para que no próximo ano, os alunos não continuem sendo prejudicados.
Assessoria do vereador
Após ofício de solicitação do presidente da Câmara, Semagri executa serviços na zona rural de Cacoal
Os produtores rurais das linhas 17, 19, 21, e dos travessões Chico Arruda e Schneider, receberam a equipe da secretaria municipal de agricultura, na última terça-feira (27).
As estradas foram patroladas e receberam a manutenção adequada.
O presidente da Câmara, João Paulo Pichek (Republicanos), havia feito a reivindicação, após receber inúmeras reclamações dos agricultores, que cobravam boas estradas para escoar suas produções e trafegar com maior conforto.
Pichek foi recebido com entusiasmo pelos moradores das linhas e travessões atendidos.
“Fico feliz em ser bem recepcionado pelos produtores, fizemos nosso papel junto ao executivo, como vereador temos que atender sempre a demanda da população do campo e da cidade, e não posso de maneira alguma deixar de citar, o empenho e a dedicação dos servidores da Semagri; comentou o parlamentar.
Atendendo pedido do vereador Corazinho, Câmara convoca secretário para esclarecer obras das casas populares
Em discurso na Tribuna, parlamentar também pediu esclarecimentos sobre a conclusão do Hospital do bairro GreenVille
Atendendo pedido feito pelo vereador Valdomiro Cora (Corazinho) reforçado na Sessão Ordinária desta segunda-feira (25), a Mesa Diretora da Câmara de Cacoal formalizou, a convocação do secretário municipal de planejamento Thiago Albuquerque de Carvalho para que compareça à Tribuna do Legislativo a fim de prestar esclarecimentos sobre o andamento das obras das 300 Casas Populares do Residencial Cidade Verde, bem como a conclusão do Hospital Municipal do bairro GreenVille.
Os dois assuntos, conforme destacou o parlamentar, precisam ser abordados com urgência, pois em ambos casos, tratam-se de serviços de extrema relevância para a população.
Casas Populares
A situação do Residencial Cidade Verde se arrasta desde o começo do ano, mas vem sendo insistentemente cobrada pelo vereador Corazinho e pelos demais colegas parlamentares que acataram o pleito em favor dos moradores que participaram do Sorteio das casas populares realizado em dezembro passado.
O caso gerou polêmica após o prefeito Adailton Fúria e a secretária de Ação Social (Semast) Michele Pavani levantarem supostas irregularidades no Sorteio em uma live transmitida pela rede social no início de abril deste ano, o que provocou uma série de manifestações e a formação de uma Comissão do Legislativo para tratar sobre o assunto.
Já no final do mesmo mês de abril, o prefeito acatou o pedido dos vereadores de reconsiderar a decisão referente ao Sorteio junto ao Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR). Em junho passado, Adailton Fúria assinou a Portaria nº 036/2021, nomeando comissão de visitas sociais às famílias contempladas.
"Agora a nossa preocupação maior, é em relação ao andamento das obras de construção das Casas Populares", reforça o vereador, acrescentando que a situação do Hospital do GreenVille também deve ser esclarecida, pois trata-se de outro serviço, tão quanto importante para a população, especialmente os moradores do bairro e adjacências, mas que se arrasta por longos anos.
Assessoria do vereador
Atendendo solicitação do presidente da Câmara, SAAE fez ligação da rede de água no Bairro Lavrama
Após indicação do presidente da Câmara, João Paulo Pichek (Republicanos), serviço autônomo de águas e esgotos (SAAE), efetuou na tarde desta terça-feira (26), a ligação da rede de abastecimento de água, que agora passa a atender o Bairro Lavrama.
São mais de 52 moradores beneficiados, há mais de 8 anos eles faziam essa reivindicação.
Com a autorização de interligação do imóvel à rede de água, os moradores podem contar com diversos benefícios, como mais saúde, preservação do meio ambiente e valorização dos seus imóveis.
O presidente da Câmara, João Paulo Pichek (Republicanos), havia enviado ofício ao SAAE, em agosto deste ano, solicitando a ligação do bairro ao sistema de água.
Naquela ocasião, através de uma videochamada, Pichek e o presidente do bairro Lavrama, João Carlos “Carlinhos”, conversaram com o presidente do SAAE, Thiago Tezzari, que se dispôs em atender à solicitação.
No momento de abertura dos registros, estavam presentes o presidente da Câmara, João Paulo Pichek, o prefeito Adailton Fúria (PSD), o vice-prefeito Cássio Góis (Progressistas), o presidente do SAAE, Thiago Tezzari, e o presidente do bairro, João Carlos.
Pichek agradeceu a todos os envolvidos nesta ação que contemplou um pedido antigo dos moradores.
“Todos aqui foram importantes para que a água chegasse a torneira das casa, foi uma solicitação minha, mas os beneficiados são esses moradores, cerca de 52 famílias que há muito tempo, (mais de 8 anos), aguardam ansiosos esse momento;
Obrigado Fúria, Thiago Tezzari e toda equipe do SAEE, essa é mais um demonstração de que juntos somos muito mais fortes, e quem ganha com isso é a sociedade” concluiu o vereador.
Projeto do vereador Lauro Garçom que vai auxiliar pessoas de baixa renda na documentação do DPVAT é aprovado na Câmara
A Câmara municipal de Cacoal, aprovou de forma unânime, durante a 33ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (25), o projeto de lei de autoria do vereador Lauro Kloch (PSD), que consiste na nomeação da Semast, para atendimento de pessoas de baixa renda cadastradas no (Cadúnico), no fornecimento de informações as vítimas de acidente de trânsito, (veículos automotores), a aquisição do seguro (DPVAT), no âmbito da cidade de Cacoal.
O projeto foi amplamente discutido e todos os vereadores presentes, parabenizaram o vereador Lauro pela autoria do projeto, e ressaltaram ainda, da forma que está apenas às pessoas mais carentes e com dificuldade de agilizar a papelada para receber o (DPVAT), serão beneficiadas, tendo que para isso estarem cadastradas no (Cadúnico), dessa forma as pessoas com maior poder aquisitivo não terão acesso a esse atendimento.
Ao justificar aos colegas Lauro disse: “Infelizmente eu senti na pele as dificuldades de ter acesso ao (DPVAT), sofri um acidente e naquela ocasião fiquei acamado, então esse projeto foi pensado nas pessoas mais carentes, que muitas vezes não têm acesso à internet, não sabe onde ir e como fazer, a Semast vai auxiliar e muito nesses atendimentos”, pontuou o parlamentar.
Em Moção de Aplausos do vereador Paulinho do Cinema, incentivadores do esporte são homenageados
Em Sessão Solene na Câmara Municipal de Cacoal, os incentivadores do esporte foram homenageados no plenário, na noite da última segunda-feira (25).
A Moção de Aplausos é de autoria do vereador Paulinho do Cinema (PSB), amante e incentivador do esporte.
Dezenas de incentivadores receberam homenagens, o momento foi marcado por muita emoção.
Paulinho, muito emocionado, descreveu a força que o esporte tem na vida das pessoas, e o poder de transformação que o esporte proporciona.
“Sou apaixonado pelo esporte pois ele é transformador, ele retira crianças das ruas e do mundo das drogas, evitando que ele vá pra criminalidade, então essa homenagem aos incentivadores é um reconhecimento por esse trabalho de inclusão social”, destacou Paulinho do Cinema.
O presidente da casa, João Paulo Pichek (Republicanos), felicitou o colega vereador pela propositura, e reconheceu a importância do esporte, não apenas pela prática esportiva, mas por tudo que o esporte causa de positivo.
“Quando criança fiz judô, e como judoca pude aprender várias lições, a atividade exige disciplina, respeito e também ajuda a moldar o caráter do atleta, por isso precisamos reconhecer o papel preponderante desses incentivadores que hoje estão sendo homenageados”, relatou o presidente.
A Moção de Aplausos, ainda foi prestigiada pelos vereadores, Ezequiel Câmara (Progressistas), Lauro Kloch (PSD), Romeu Moreira (Dem), que também recebeu homenagem pelo apoio ao longo de décadas ao esporte local em diversas modalidades.
Dr. Paulo Henrique (PTB), Toninho do Jesus (Podemos), e Zivan Almeida (PSC).
O vice-prefeito Cássio Góis (PSD), e o chefe de gabinete da prefeitura Silvio Machado compuseram a mesa de autoridades.
FOTOS NO LINK (https://photos.google.com/share/AF1QipPnRBA0BvLomvXUkvjZEihv1QcAeHQRiqXT2nGeCo2ZlKnPAD02JMGkUKIhX0er2Q?key=Q1Q3UHh0Z2wyMFRRSXROcGVEZko2MzhOMUhIVXh3)
Lista dos homenageados: ADAIR ANTONIO PERIN, AGOSTINHO ESPOZETTI NETO, ANA PAULA BARONI,
ANTÔNIO ALAOR TOLEDO, ANTÔNIO MARQUES NUNES, AUSTIA DE SOUZA AZEVEDO,
CHARLES DE SOUZA DUARTE, CIRENE DOS SANTOS
AZEVEDO, CIRONE DEIRÓ, EVERALDO C. DE OLIVEIRA,
CLAUDEMAR LITTIG, DIEGO FIGUEIREDO MAIA, EDIONE LEITE.
FRANCISCO DE ASSIS RAMOS FILHO, GILVAN FERREIRA BONI,
GIOVANNA LAÍS BIHL, HAMILTON DE SOUZA AZEVEDO, HELENA PEREIRA DOS SANTOS.
ITAMAR NOGUEIRA DA SILVA FILHO, ITAMAR NERIS, JOSÉ APARECIDO D
SILVA, JOSE DE SOUZA AZEVEDO, JURANDIR FRANCISCO DOS SANTOS,
MARLENE DALTO, MARCOS BAPTISTA, MARCELO RODRIGUES MENDES,
MARCOS AURELIO BIAZZI, NEDESON TACCONI, PLINIO DE OLIVEIRA,
RIVANILDO CARMO DA SILVA, RAQUEL ERIKA LEITE RODRIGUES, RONIZIA LENZE, ROMEU RODRIGUES MOREIRA, SAMUEL DAIN DA CRUZ LOBATO,
SANDRA CARDOSO, SANDRA LOPES RODRIGUES, SIMONE OLIVEIRA,
VALDEMAR PEREIRA, VALDECIR APARECIDO NUNES, WELLITON NUNES,
WILSON SIMÕES DE MELO.
Paulinho do Cinema faz homenagem aos incentivadores do esporte cacoalense com Moção de Aplausos
Está acontecendo na Câmara Municipal de Cacoal, a Sessão Solene com Moção de Aplausos, aos incentivadores do esporte, de autoria do vereador Paulinho do Cinema.
Pastores se reúnem na Câmara para discutir a criação de projeto de lei para atender templos religiosos
A convite do presidente da Câmara, João Paulo Pichek (Republicanos), onze pastores evangélicos de várias denominações religiosas, se reuniram no plenarinho Natin Folli.
O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (22).
Conforme o presidente Pichek, a intenção é criar um projeto de lei na Câmara, que possa dar suporte aos templos em momento difíceis, como o provocado recentemente pela pandemia do coronavírus (Sars Cov2), e outras situações de calamidade pública.
Antes de iniciar o evento todos participaram de uma oração, logo após João Paulo Pichek, salientou que é católico praticante, e sempre que possível, e quando é convidado participa de cultos evangélicos.
“Aqui na Câmara mesmo, todas as segundas-feiras na abertura dos trabalhos legislativos, nós fazemos uma oração pedindo que Deus que abençoe essa casa de leis.
E também que nos dê sabedoria para conduzi-la da melhor forma possível.
Inclusive quero agradecer o Pastor Adair da IEAD, que mesmo não estando mais trabalhando aqui, faz questão de vir todo segunda-feira fazer essa devoção”, finalizou o presidente.
Após pedido do vereador Pichek, Cacoal recebeu 800 mil de emenda da deputada federal Silva Cristina, para realização de cirurgias eletivas
Já está na conta do fundo municipal de saúde da prefeitura de Cacoal, os oitocentos mil reais (800.000.00), da emenda individual da deputada federal Silvia Cristina (PDT).
O valor total da emenda liberada, é de um milhão e duzentos mil reais, (1.200.000.00), os quatrocentos mil reais (400.000.00), restantes devem cair na conta nos próximos dias.
Por telefone, a deputada Silvia Cristina informou ao presidente da Câmara, João Paulo Pichek (Republicanos), sobre o depósito efetuado.
“A deputada Silvia me ligou para dar essa excelente notícia comunicando que os 800 mil já está na conta do município, esse recurso veio em boa hora, pois vai auxiliar e muito nossa saúde com as cirurgias eletivas;
Só tenho que agradecer a Silvia Cristina, que não mediu esforços para trazer esse recurso para Cacoal, através de sua emenda individual”, agradeceu o presidente.
A deputada Silvia Cristina, havia dito na Câmara, em sua visita mais recente em Cacoal, que os 800 mil reais, acabou se transformando em 1.200.000.00, ou seja aumentou 400 mil reais, e com isso quem ganha são os cacoalenses.
Câmara participa da abertura do 6º Concafé no complexo Beira Rio, evento reúne produtores de café de trinta municípios do estado
O presidente da Câmara, João Paulo Pichek (Republicanos), e os vereadores Ezequiel Câmara (Progressistas), Magnison Mota (PSC), Dr. Paulo Henrique (PTB), Romeu Moreira (DEM), Toninho do Jesus (Podemos), e Zivan Almeida (PSC), prestigiaram a abertura da 6ª edição do concurso de qualidade e sustentabilidade do café (CONCAFÉ).
Essa edição da premiação dos melhores cafés robustas de Rondônia, acontece no espaço Beira Rio, às margens do Rio Machado.
Conforme a secretaria estadual de agricultura esse ano 237 cafeiculturas estão participando do concurso, sendo que 42 são mulheres.
No decorrer do Concafé, vão acontecer palestras, oficinas e várias atividades ligadas aos cafeicultores.
O concurso é referência na região norte, destacando Rondônia no cenário nacional como um dos melhores cafés robustas do país.
Outro atrativo do concurso que vai atestar a qualidade do café é a premiação que nesta 6ª edição é de quatrocentos mil reais.
O primeiro colocado vai ganhar um trator cabinado, o segundo uma estufa de secagem de café, e de estática e fogo direto.
O terceiro colocado ganha um torrador standard 5 kg, o quarto colocado quinze mil reais em compras da empresa Pinhalense.
O quinto lugar tem dez mil reais em dinheiro, e o sexto e sétimo colocado 50 toneladas de calcário cada um.
Segue abaixo a programação completa do 6º Concafé disponibilizada pela Seagri:
21 DE OUTUBRO
9h – Abertura – TENDA CONCAFÉ
9h30 – Projeto Água Nossa de Cada Dia, alternativa para sustentabilidade na cafeicultura / Jorge Valdemir Murer, Secretaria Municipal de Agricultura de Cacoal
10h – Perspectivas de mercado para cafés especiais / Alex Morie, barista, Cafeteria Existe um Lugar
10h30 – Robustas Amazônicos – Cafés com Identificação Geográfica / Juan Travain, Presidente da Caferon
11h – Concafé – Cafés e histórias especiais / Maciel Lemos, Extensionista da Emater-RO e Poliana Perrut de Lima, Técnica ATeG Senar-R
12h – Intervalo
14h – Rede Estadual de Avaliação de Clones de Cafés / Alexsandro Teixeira – Pesquisador da Embrapa Rondônia.
14h30 – Manejo fitossanitário do cafeeiro / Matheus Vilhena Parenti – Desenvolvimento de Mercado Syngenta.
15h – Pragas e doenças do café canéfora com foco na broca e cochonilha das rosetas / César José Fanton – Pesquisador do Incaper.
16h – Boas práticas na produção de mudas de café canéfora / Abraão Carlos Verdin Filho – Pesquisador do Incaper.
17h – Diagnóstico da produção de mudas de café em Rondônia / Câmara Setorial do Café de Rondônia e Idaron.
18h – Atração cultural / Cuiabano e Douradense, Dupla sertaneja.
20h – Encerramento
OFICINAS TÉCNICAS (QUIOSQUE DO CAFÉ).
9h – Oficina de torra do café / Thiago Nunes Emerich de Paula, Diretor de P&D – Atilla
10h30h – Oficina sobre métodos de preparo do café / Pedro Foster e João Foster, Baristas – Fuzz Cafés.
14h – Oficina de classificação física do café / Jean Ramos dos Santos e Luiz Pereira de Barros, Classificadores de café – Idaron.
15h30 – Oficina de torra do café / Thiago Nunes Emerich de Paula, Diretor de P & D – Atilla.
17h – Demonstração de aplicação de defensivos agrícolas via drone / Matheus Vilhena Parenti – Desenvolvimento de Mercado Syngenta.
17h - Oficina sobre métodos de preparo do café / Alex Morie, barista, Cafeteria Existe um Lugar.
22 DE OUTUBRO
9h – Cerimônia de premiação do 6° Concafé Rondônia.
Apresentação: Janderson Dalazen, Coordenador do Concafé.
Animação: Jader, cantor e violeiro
13h – Encerramento
Outras atrações (Dias 21 e 22)
Exposição e venda de cafés robustas amazônicos, Feira de agroindústria e artesanatos.
Assinatura de contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário – UTE/SEAGRI, e Atrações culturais.
Vereadores apuram denúncia de supostas mortes de pacientes por contaminação na hemodiálise
Em busca de informações quanto a denúncias divulgadas na última segunda-feira (18), onde trinta (30), pacientes que fazem tratamento de diálise em Cacoal, teriam morrido em decorrência de uma suposta contaminação nos bicos da máquina que realiza os procedimentos;
Uma comitiva de parlamentares composta pelo vereador Toninho do Jesus (Podemos), vice-presidente da comissão permanente de educação, saúde e assistência social, Ezequiel Câmara (Progressistas), Paulinho do Cinema (PSB), e Romeu Moreira (Dem).
Os vereadores compareceram na clínica de hemodiálise na manhã da última terça-feira (19), para averiguar os fatos relatados.
Em conversa com os médicos, enfermeiros e técnicos, foi questionado o número de mortos, a qualidade da água, e dos filtros das máquinas de diálise.
O vereador Paulinho do Cinema pediu à clínica de hemodiálise um relatório com a relação dos óbitos e do laudo da água.
A água não está contaminada, recentemente realizaram testes, e o laudo deu negativo para contaminação, bem como os picos e filtros, quanto aos filtros algumas máquinas utilizam filtros, outras não.
Aos pacientes os vereadores perguntaram às pessoas que estavam lá fora, vocês estão felizes com a hemodiálise?
Não teve uma pessoa para reclamar, eles disseram que os médicos atendem muito bem, os enfermeiros nos atendem muito bem, nós nunca mais chegamos aqui e tivemos problema de não ter insumo, a gente vai e volta tranquilidade, (Disseram os pacientes).
Os vereadores também perguntaram, o que vocês acham que tem que mudar?
Em respostas ouviram; gostariam que voltassem a ser servidos o lanche lá dentro na máquina, porque eles ficam cansados durante o procedimento de hemodiálise.
A médica diz que não pode servir lanche durante o atendimento porque as máquinas são próximas, e ainda existe o problema da covid-19.
Uma reclamação foi o que eles acham que as pessoas que vão acompanhá-los também pudessem fazer alimentação, muitas vezes eles vêm de outras cidades e não tem dinheiro para comer e nem tempo de comer.
Paulinho do Cinema afirmou que vai levar essa questão da alimentação ao prefeito Adailton Fúria (PSD), pois é um pedido mais que justo dos acompanhantes.
Vereador Corazinho pede criação de CPI para investigar mortes no Centro de Hemodiálise de Cacoal
Denúncia foi formalizada pelo vereador dr Paulo Henrique na mesma Sessão, e confirmada pelo médico dr Luis Parada em áudio divulgado amplamente pela rede social do WhatsApp na tarde desta segunda-feira (18)
Ao usar a Tribuna da Câmara Municipal de Cacoal na Sessão Ordinária desta segunda-feira (18), o vereador Valdomiro Corá (Corazinho/MDB) solicitou ao presidente da Casa de Leis João Paulo Pichek (PR), que formasse uma Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) para investigar as 30 mortes ocorridas nos últimos 7 meses no Centro de Hemodiálise de Cacoal.
A denúncia foi oficializada pelo vereador Paulo Henrique dos Santos Silva (dr Paulo Henrique/PTB) na mesma Sessão. “Esta Casa precisa cobrar do prefeito, da secretária de Saúde e demais responsáveis, uma explicação sobre essas denúncias, e o sobre o que pode ser feito para que esta situação, que é muito séria, se resolva”, cobrou Corazinho.
Em à parte, o vereador dr Paulo Henrique, assegurou que já falou com profissionais da área, e deixou claro que a denúncia e tão grave que o Ministério Público (MP) já está tomando providências em relação ao assunto.
“O Laudo comprova que a contaminação está no bico, dentro da máquina, por falta de manutenção. Um bico custa em torno de R$ 1 mil, mas a Prefeitura não trocou nos últimos 7 meses. A empresa anterior trocava mensalmente, mas isso não foi feito na atual gestão”, reforçou o vereador autor da denúncia, lembrando que o contrato com a empresa que prestava o serviço, venceu em maio deste ano, e questionando: “como que o dinheiro do Governo Federal continua caindo na conta da empresa, e a Prefeitura administrando a pessoa jurídica da empresa e a conta bancária sem renovar o contrato?”.
Áudio confirma
Em áudio divulgado amplamente na tarde desta segunda-feira nos grupos de WhatsaAp do município, o médico urologista Luis Eduardo Dias Parada, responsável pela empresa que administrava anteriormente o Centro de Diálise de Cacoal, confirma as 30 mortes ocorridas nos últimos 7 meses ao vereador Paulo Henrique e assegura que, desde que a atual Administração Municipal assumiu o serviço, os filtros das máquinas que servem para evitar impurezas, não foram mais trocados.
“A contaminação dos bicos das máquinas, é um fator incontestável constatado no Laudo, e a demissão de funcionários para contratação de pessoal sem experiência na área, pode ser uma das causas de contaminação também”, confirma o médico no áudio, denunciando também falta de aquisição de novos cateteres para realização da hemodiálise como outro fator que pode ser agravante para as mortes.
De acordo com o médico, o caso foi denunciado pelas médicas responsáveis ao MP (confira abaixo na íntegra).
Ao fazer uso da Tribuna, o presidente da Câmara disse que não considera necessária a instalação de uma CPI para investigar o caso, e apenas solicitou a Comissão de Saúde do Legislativo que verifique a situação para averiguar a veracidade das informações, “e caso outros vereadores queiram, podem acompanhar a Comissão em uma visita ao local”.
Seguindo seu raciocínio de dúvidas em torno das denúncias, Pichek relatou ainda que, “se realmente tivessem ocorrido estas 30 mortes, certamente a Sessão da Câmara teria pelo menos cinco pessoas cobrando uma solução para isso”.
As dúvidas em torno do assunto, -mesmo diante das provas detectadas no Laudo após a coleta de amostras, e que foi amplamente divulgado por vários sites noticiosos do estado-, foram endossadas pelos vereadores Paulo Roberto Duarte Bezerra (Paulinho do Cinema PSB) e Ezequiel Câmara (Minduim PP).
13º
Outro problema de má gestão em torno do Centro de Diálise de Hemodiálise de Cacoal que já foi denunciado pelo vereador Corazinho, é a falta de pagamento do 13º referente à dezembro de 2020 que trabalham na Unidade e ainda não foram pagos pela Prefeitura, que se comprometeu em pagar o benefício ainda em janeiro deste ano quando assumiu a administração do local. A informação também foi confirmada por servidores ao vereador dr Paulo Henrique nesta segunda-feira (18).
Casas Populares
Durante o seu discurso na Tribuna da Câmara, o vereador Corazinho também solicitou à Mesa Diretora da Câmara que oficialize o secretário de Planejamento do município para que preste esclarecimentos sobre o processo do Residencial Cidade Verde, que conforme salientou, “está parado, e até o momento não tem uma solução”.
“Quero dizer a todos que o vereador Corá, juntamente com os demais vereadores de Cacoal, tem lutado em defesa dos contemplados com as Casas Populares, e da validade do Sorteio realizado em dezembro de 2020”, completou.
Na Sessão, o vereador também voltou a cobrar esclarecimentos sobre o retorno das aulas na área rural. “Se for esperar fabricar ônibus para atender a demanda, teremos aula só em 2023”, alertou o parlamentar, chamando a atenção dos pais para que também se atentem à real situação da Educação para que “os filhos não sejam ainda mais prejudicados”.
Assessoria do vereador
Tribuna Popular foi homenageado com Moção de Aplausos na Câmara
O jornalista Adair Antônio Perin, sua família e os colaboradores do jornal Tribuna Popular receberam homenagens no plenário do poder legislativo.
A Sessão Solene com Moção de Aplausos é de autoria do vereador e jornalista Dr. Paulo Henrique (PTB). O presidente da casa de leis João Paulo Pichek (Republicanos), e os vereadores Ezequiel Câmara (Progressistas), Romeu Moreira (DEM), Paulinho do Cinema (PSB), e Zivan Almeida (PSC) prestigiaram a homenagem ao Tribuna Popular.
Para o jornalista Adair Antônio Perin, a Moção de Aplausos, veio selar com chave de ouro o reconhecimento pela prestação dos relevantes serviços, ao longo dos 41 anos de história no jornalismo de Cacoal, e de Rondônia.
O jornal impresso circulava em todo estado de Cacoal, e Vilhena no cone sul, Guajará Mirim e a capital Porto Velho, sempre cumprindo o papel de informar de forma imparcial e transparente.
“Nós fizemos um legado, e com trabalho sério conseguimos fazer história nesses 41 anos, isso é muito gratificante”, frisou Perin.
Giliane Perin, seguiu os passos do pai, ela comentou que cresceu dentro do Jornal Tribuna Popular, era lá que ela brincava quando criança, e foi sua admiração pelo pai, que a levou a escolher cursar jornalismo.
Mesmo antes de morar em Cacoal, o juiz Mário Milani, da 4ª vara cível, já era leitor do Tribuna Popular:
“O Tribuna Popular sempre divulgou a sociedade cacoalense, através do jornal nós sabíamos de tudo que acontecia em Cacoal, hoje o Tribuna continua forte e muito, embora em uma plataforma digital, mas com a mesma qualidade de conteúdo", pontuou o magistrado.
Autor da propositura de homenagem. Paulo frisou: “Como jornalista essa é uma singela homenagem frente a importância do Jornal, por tudo que representa no jornalismo impresso, quando cheguei à Cacoal era recém-
formado, e tive a oportunidade e o privilégio de ser um dos colaboradores do Tribuna, e hoje como representante da categoria na Câmara, não poderia deixar de prestar essa Moção de Aplausos”, concluiu o vereador.
Ao destacar a relevância do jornal Tribuna Popular, o presidente da casa, João Paulo Pichek (Republicanos), mostrou uma moldura de uma reportagem que ele fez questão de guardar em seu gabinete;
Onde destaca o fato da família Pichek, ter oferecido um terreno para a construção do hospital municipal, e a oferta ter sido ignorada, pela administração do prefeito Padre Franco na ocasião.
Dezenas de colaboradores receberam homenagens:
ADAIR ANTONIO PERIN, LEANE PERIN
- TALES DONAT PERIN
- GILIANE PERIN
- ADRIANE PERIN
- IVANI PERIN
- DENISE EUGÊNIA PAULO DA SILVA
- BASILIO CESAR THEOTONIO
- ELI BATISTA
- DANIEL OLIVEIRA DA PAIXÃO
MOISÉS OLIVEIRA DA PAIXÃO
- LUIZ GONZAGA BARROSO
- CLEALDO GUIMARÃES CABRAL
- LUIZ CARVALHO
- MARISA LINHARES
- EDSON ARTHUR DA SILVA
- ODILMAR VARGAS
- DR. JOSÉ COSTA
- DR. FLÁVIO LUIZ DOS SANTOS
- ANTÔNIO SANTOS (TONINHO DO JORNAL)
- JOSÉ LUIZ ALVES
- FRANCISCO XAVIER GOMES
- VALDECIR FRACARI
- ANDERSON RAFALSKI
- CLAUDINEI SORCE
- EDUARDO ALECRIM
- FERNANDA BONILHA
- JANETE VARGAS
- EVAMAR MESQUITA
- MARILZA MOREIRA NUNES.
JOSÉ ANTONIO FRAGOSO
- ANTONIO CARLOS VALADARES
- ADÃO WENZEL DO NASCIMENTO
- ADEMAR ROMANO
- FRANCISCO REGINALDO JOCA
- HEITOR DONAT
- VILMAR DEL CASTANHEL SPRÍCIGO
- VALDIVINO CABRAL
- LUCINEIDE MARIA DOS SANTOS
- OSÉIAS CORREIA DE BRITO
- LUIZ DOS SANTOS
NELIS DOS SANTOS
- NILCEIA DEO DE FREITAS
- PAULO KATATAL DE SOUZA
- NIRLEI BERTILHA DE ARAUJO
- MIRIAN DONAT
- JUSMAR LUIZ SILVA LUSTOZA
- RUBENS CAMPOS
- FERNANDO VON NOBLE
- DEVAIR MOURA
- VILSON SOBRINHO VIEIRA
- ROGERIO ADERBAL
- PAULO HENRIQUE DOS SANTOS SILVA
- PERSEU REJANI GONÇALVES QUILES
- THIAGO BARISSON
- JOSÉ ANÍZIO BIANCHI
- DR. SENEVAL VIANA DA CRUZ
- NEUZA MARIA PERIN LIMA
- DR. BERNANDO PENNA SCHIMIDT
- JÉSSICA ENGELHARDT
- EDNA OKOBAYASHI
- WILSON ROCHA
-MARCOS SUNIGA
- ERIKA FREITAS
- JEAN FREITAS
- ELCILEN FORTUNATO
- JOSÉ OSMAR MORAIS
● IN MEMORIAN:
- JOSÉ CARLOS PEREIRA
- MOISÉS FANTON
- MARCOS DE OLIVEIRA “PARAÍBA”
DR. ANTONIO PAULO DOS SANTOS
- VERA LÚCIA DE ALMEIDA
- DR. VALTER NUNES DE ALMEIDA
- DR. FRANCISCO AZEVEDO RODRIGUES
e NESTOR CAMPISTA.
Paulinho do Cinema faz homenagem aos professores e supervisores, alusivo ao dia do professor
Para o vereador Paulinho do Cinema (PSB), os professores, e supervisores devem ser respeitados e homenageados todo ano.
Inclusive pediu ao prefeito Adailton Fúria (PSD), que enviasse um projeto de lei para Câmara, transformando esse projeto em lei.
Conforme Paulinho, os professores e supervisores o procuraram, e chegaram ao boliche no sábado (16), ficando das 14h às 16h.
“Ficaram comigo lá, se divertiram muito, saíram felizes, é um povo abençoado, maravilhoso que ensina os nossos filhos e na próxima sexta-feira (22), eles vão ao cinema ver um filme, e será uma honra tê-los lá no cinema também.
Doze professores, doze supervisores e a equipe participaram, a Virginia e o pessoal que comandou toda essa questão da premiação deles.
Câmara realiza Sessão Solene para entrega de Moção de Aplausos ao Jornal Tribuna Popular
O Jornal Tribuna Popular, e seus proprietários e colaboradores serão homenageados hoje dia 18 de outubro às 19h na Câmara Municipal.
De autoria do vereador Dr. Paulo Henrique (PTB), a Sessão Solene de Moção de Aplausos ao Tribuna Popular, visa reconhecer a história e os 41 anos de atuação do jornal desde de 1980, em Cacoal.
O Jornal Tribuna Popular é um dos poucos jornais que sobreviveu às dificuldades financeiras da região.
É hoje o jornal mais antigo do interior do estado de Rondônia ainda em funcionamento e o segundo mais antigo do Estado, ficando atrás apenas do Jornal O Alto Madeira, da capital Porto Velho.
Ao propor a Moção de Aplausos, o vereador comentou: “O jornalista Adair Perin decidiu montar o jornal com apoio da prefeitura municipal, e fundou o Jornal Tribuna Popular.
A ideia (de montar um jornal) foi logo que ele chegou em Cacoal. Ele estava acostumado ao meio da comunicação e percebeu que na cidade não existia nada referente.
Só existia um serviço de alto-falante. O jornal que vinha de Porto Velho chegava uns três ou quatro dias atrasado. Na televisão a programação era toda atrasada.
O fantástico de um domingo se assistia no outro domingo e assim por diante. Então viu se a necessidade que tinha essa lacuna e se entendia que com um jornalzinho podia ajudar muito, daí a ideia de começar este trabalho”.
Com o intuito de publicar o seu jornal, Perin foi à busca de anunciantes para custear a edição. Os empresários gostaram da novidade e aceitaram investir na veiculação de seus anúncios. No entanto, a falta de hábito e a falta de confiança ainda persistem nesta relação comercial, pois estes empresários só pagariam a Perin quando vissem seus anúncios devidamente impressos na edição. Para contornar esta dificuldade econômica, Perin conseguiu publicar a primeira edição com a impressão feita na gráfica do extinto jornal O Guaporé, em Porto Velho.
Após dois anos imprimindo o jornal na gráfica tipográfica do jornal O Guaporé, Perin começou a imprimir o jornal em Manaus, na gráfica do jornal A Crítica. A mudança aconteceu, porque em Manaus o jornal seria impresso em maquinário offset, o que melhoraria a qualidade da impressão.
O contato com a gráfica de Manaus possibilitou a Perin encontrar máquinas que ele poderia comprar para formar a sua própria gráfica. Dessa forma, em 1983, Perin conseguiu inaugurar sua primeira gráfica.
A primeira edição, em maquinário próprio, foi produzida em agosto de 1983, sendo que para isso, o jornal voltou a ser impresso no maquinário em sistema tipográfico. Nos primeiros anos do Jornal Tribuna Popular, entre 1980 e 1984, as propagandas governamentais foram de extrema importância para que Perin pudesse mantê-lo.
Impresso em maquinário offset Tribuna Popular tem tiragem de 3 a 5 mil exemplares e é distribuído, além de Cacoal, nas principais cidades da região central do estado de Rondônia:
Pimenta Bueno, Espigão d’Oeste, Rolim de Moura, Presidente Médici, Ministro Andreazza e ainda exemplares são distribuídos na capital Porto Velho. Alguns exemplares são enviados à Brasília, à Empresas de fora que solicitam e também para pessoas que moravam em Cacoal, mas que pedem para continuar recebendo.
A equipe do jornal Tribuna Popular é composta pelo jornalista Adair Antônio Perin, e por seus filhos, a jornalista Giliane Perin e o diretor administrativo e diagramador Tales Perin.
Na diagramação do jornal, trabalha Moisés Oliveira. O jornal conta ainda com a colaboração dos colunistas e colaboradores Francisco Xavier, Thiago Barisson, José Anísio Bianchi, Seneval e do jornalista Daniel Paixão.
O jornal é semanal e circula às sextas-feiras. Com tamanho Standard, Tribuna Popular mantém a impressão em preto e branco, sendo que apenas o cabeçalho da primeira página é impresso na cor verde.
A quantidade de páginas nas edições do Tribuna Popular varia entre 12 e 24 páginas. Além de notícias e propagandas, o jornal veicula as colunas e artigos de seus colunistas e colaboradores.
E hoje 27 de agosto de 2021 sua última edição impressa circula, nos dando só motivo para orgulho de tanto empenho, dedicação, comprometimento ao levar as notícias a todos munícipes cacoalenses, rondonienses e demais.
Mas sua jornada continua, numa nova plataforma, em nova modernidade, sendo acessado virtualmente.
E é por isso que pedimos com todo respeito uma digna Sessão Solene de Moção de Aplausos ao Proprietário e a todos os Funcionários que nesses 41 anos estiveram e fizeram parte da história do Jornal Tribuna Popular” concluiu o parlamentar.
Liderança Paiter Suruí propõe criação de comissão na Câmara, para assuntos indígenas e políticas públicas
Lideranças indígenas do povo Paiter Suruí, representados pelos caciques Almir Suruí e Anderson Suruí, visitaram a Câmara Municipal de Cacoal na manhã desta segunda-feira (18).
Os indígenas foram recebidos pelo presidente do poder legislativo João Paulo Pichek (Republicanos), e os vereadores Ezequiel Câmara (Progressistas), Luiz Fritz (PSD), Magnison Mota (PSC), e Dr. Paulo Henrique (PTB).
A vereadora de Seringueiras Maria Wanderléia (MDB) “Tuti”, também estava presente a reunião.
Almir e Anderson Suruí, fizeram uma solicitação para a casa de leis, criar uma Comissão especial de assunto indígenas na Câmara, para discutir a Políticas Pública e o direito indígena no âmbito do município de Cacoal.
Há anos o Povo indígena Paiter Suruí sofre e luta para reivindicar e discutir o reconhecimento dos direitos indígenas e as políticas públicas preconizadas pela Constituição federal.
Sendo assim, se faz necessário a criação da Comissão especial de indígenas de forma rápida de caráter urgente, para discutir, e propor as políticas públicas e os direitos indígenas que visam melhorar a vida do nosso povo como cidadão brasileiro.
João Paulo Pichek, propôs um novo encontro na reunião das comissões na próxima quinta-feira (21), para em conjunto com todos os vereadores, procurador e corpo técnico da Câmara, aprofundarem no assunto e chegarem a uma definição pertinente.
Após passar por cirurgia de emergência, vereador Kapiche se recupera no hospital
Após passar mal e ser internado na última quinta-feira (14), o vereador Edimar Kapiche (PSDB) passou por uma cirurgia de apendicite no Hospital de Urgência e Emergência (Heuro) e se recupera na unidade hospitalar.
Ao site Segundonews.com.br, o vereador relatou que já acordou passando mal, mesmo assim tentou cumprir algumas agendas como parlamentar.
“Comecei passar mal as 4 horas da manhã e mesmo com muita dor tinha uma agenda sobre o problema das obras de macrodrenagem na avenida Recife, no Novo Cacoal, inclusive um dos moradores é fisioterapeuta.
Estava lá também o secretário de Obras, e o de Planejamento, além dos vereadores Paulinho do Cinema, Toninho do Jesus e o Lauro Garçom.
E eu sempre reclamando que não estava bem, então eles me falaram para procurar um médico”.
“Depois fui em outra reunião no gabinete do prefeito com profissionais da saúde básica, vereadores, representantes do sindicato dos servidores públicos municipais.
Lá um médico da Unidade Básica de Saúde Nova Esperança, que também estava na reunião, após me ouvir queixar de dores abdominais me disse que era bom procurar o Heuro com urgência, pois poderia ser apendicite.
Em seguida vim para o hospital, onde cheguei 10 horas e fiquei aguardando a avalição do cirurgião geral. Só fui atendido às 13, sendo constatado a necessidade de uma cirurgia de emergência do apêndice, que iniciou às 16 horas e terminou por volta das 18h30”, relatou Kapiche.
Edimar Kapiche disse também que o procedimento ocorreu dentro da normalidade, porém, ele permanece internado em recuperação.
“Muitas pessoas mandando mensagens. Muito obrigado a toda população de Cacoal.
Dizer ainda que esse procedimento de apêndice é uma situação de urgência e emergência e nem sabia disso. Mas deu tudo certo. Graças a Deus”, revelou o vereador.
Câmara realiza Sessão Solene de Moção de Aplausos para homenagear os profissionais da educação “Professor destaque 2021 em tempo de pandemia”
De autoria do presidente da casa de leis, João Paulo Pichek (Republicanos), a Moção de Aplausos homenageou os profissionais que atuam na área da educação dentro do" Projeto de atividades visando aprendizagem criativa em tempos de pandemia".
Em reconhecimento de atividades que favoreçam a aprendizagem criativa dos estudantes, sendo estes desenvolvidos por professores em pleno exercício da regência da rede municipal de Cacoal.
O evento aconteceu no plenário da Câmara, onde foi realizada uma solenidade também alusiva ao "Dia do Professor", comemorado dia 15 de outubro.
Os projetos, e as atividades selecionadas foram apresentadas num telão ao público presente, com os professores acompanhados de seus Supervisores e Diretores das escolas.
Na oportunidade as produções selecionadas foram apresentadas na e definidas as colocações, sendo classificados do 1° ao 12° colocados recebendo prêmios.
Vereadores participam da abertura do 1º Seminário Pró Cacau, o evento tem como tema "Oportunidades de desenvolvimento e mercado"
Os vereadores Romeu Moreira (DEM), e Toninho do Jesus (Podemos), participaram na manhã desta sexta-feira (15), no auditório do Instituto Técnico Federal de Rondônia IFRO, campus Cacoal, da abertura do 1º Seminário Pró Cacau.
O vereador Romeu Moreira, está focado no setor cacaueiro, tendo inclusive um papel primordial quando conseguiu inserir Cacoal na rota do Cacoal, o parlamentar tem atuado junto ao setor produtivo e almeja num futuro próximo voltarmos a ser a capital do café e do cacau.
Além de vereador Toninho do Jesus, é produtor rural e defende a agricultura familiar, e vê no cacau uma ótima opção para diversificar a produção, e apoia os cacauicultores.
O 1º Seminário Pró Cacau é uma realização do Sebrae e Instituto Federal de Rondônia, e está sendo transmitido pela plataforma do SEBRAE e pelas mídias sociais do IFRO.
Todos os participantes vão receber certificado digital, o anfitrião do evento foi o diretor do Campus professor Davys Negreiros.
Nomes importantes do setor cacaueiro marcaram presença no seminário: Gerente do Sebrae Jaru, e Vice-Presidente da Câmara Setorial do Cacau do Estado de Rondônia, Marcileide Alves Zirondi, para apresentar o projeto "Cacau sustentável de Rondônia".
Jedielcio de Jesus Oliveira de Altamira Pará com o tema: Oportunidades de Mercado do Cacau rondoniense.
Estevam Fernandes Magalhães com o tema. Case de Sucesso.
Deborah Regina Alexandre com o tema: Tratos Culturais para a lavoura
Willian Parmezani da Emater Cacoal, com abordagem ao Tema: Crédito Rural para a Produção de Cacau.
Corazinho vota favorável ao Projeto de Resolução que trata sobre Eleição da Mesa Diretora da Câmara de Cacoal
Em Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (13), o vereador Valdomiro Corá (Corazinho), votou favorável à originalidade do Projeto de Resolução 1/2021, que altera os artigos 9º e 12 da Resolução n. 03/84/CMC - Regimento Interno da Câmara Municipal de Cacoal, de autoria dele e dos vereadores: Antônio Damião Martins (Toninho), Edimar Kapiche Luciano, Josisvan Coelho de Almeida (Zivan), Lauro Costa Kloch, João Paulo Pichek, Paulo Henrique dos Santos Silva (Dr Paulo Henrique), Paulo Roberto Duarte Bezerra (Paulinho do Cinema), e Romeu Rodrigues Moreira.
O Projeto foi aprovado por onze votos favoráveis e apenas um contrário, o do vereador Luiz Fritz.
Emendas rejeitadas
Ao declarar o voto favorável à matéria, em à parte durante a discussão da matéria, Corazinho esclareceu que a Eleição para dezembro de 2022 é importante para melhor organização da Casa de Leis, e reforçou seu posicionamento em favor da integralidade do Projeto, e contrário as duas emendas modificativas apresentadas à Resolução.
Além do vereador Corazinho, outros sete parlamentares votaram contrários as emendas, e, portanto, ambas foram rejeitadas. A primeira, de autoria do vereador Kapiche modificava a data das Eleições da Mesa para o mês de abril que antecedia a Legislatura; e a outra, de autoria do vereador Fritz antecedia a Eleição para o mês de dezembro, com antecedência de um ano antes do fim da Legislatura atual.
Como fica
Com a aprovação do Projeto de Resolução, a Mesa Diretora do Legislativo Municipal será composta de: presidente, vice-presidente, e 1º e 2º secretários, eleitos para um mandato de dois anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente. A Eleição para a renovação da Mesa será realizada sempre na Primeira Sessão Ordinária do mês de dezembro do segundo ano legislativo da respectiva legislatura, e os eleitos, empossados no dia 1º de janeiro seguinte.
Além do Projeto de Resolução 1/2021, outros 12 Projetos de Lei e um Requerimento foram votados e aprovados pelos parlamentares da Casa na Sessão do dia.
Assessoria do vereador
Câmara aprova projeto de resolução alterando data da eleição da mesa diretiva
Com uma emenda supressiva, e duas emendas rejeitadas, o projeto de resolução 01/2021/CMC, que altera o regimento interno da casa de leis, foi aprovado na 31ª Sessão Ordinária.
Amplamente discutido durante a sessão, houve embates entre os parlamentares, mas ao final por onze votos favoráveis e um voto contrário, os vereadores mudaram a data da eleição da mesa diretiva para o biênio 2023/2024, a princípio a eleição seria em dezembro deste ano.
O Projeto de Resolução modifica os artigos 9° e 12 da Resolução n° 03/84- CMC, de 20/12/84 (Regimento Interno), que versa sobre a formação da mesa e eleição para renovação da Mesa Diretiva da Câmara Municipal de Cacoal.
Os parlamentares em sua maioria visando dar maior transparência ao processo de eleição da mesa, evitando assim que a eleição da mesa conflite com as eleições de 2022, minimizando os riscos de interferências externas em relação à renovação da Mesa Diretiva para o segundo biênio da Legislatura.
Votaram favoráveis o presidente João Paulo Pichek (Republicanos), Edimar Kapiche (PSDB), Ezequiel Câmara (Progressistas), Lauro Kloch (PSD), Magnison Mota (PSC), Dr. Paulo Henrique (PTB), Paulinho do Cinema (PSB), Romeu Moreira (DEM), Toninho do Jesus (Podemos), Valdomiro Corá (MDB), e Zivan Almeida (PSC).
O voto contrário foi do vereador Luiz Fritz (PSD).
Câmara participa da festa das crianças, 600 bicicletas foram entregues aos alunos da rede municipal de ensino
Em Cacoal o dia das crianças foi comemorado em grande estilo, o evento considerado um dos maiores já realizado pelo município, ocorreu no estádio Aglair Tonelli.
A maioria dos vereadores marcaram presença na festa das crianças, entre eles o presidente da Câmara, João Paulo Pichek (Republicanos), o primeiro secretário da mesa diretiva Edimar Kapiche (PSDB), o segundo secretário Luiz Fritz (PSD), Ezequiel Câmara “Minduim”, (Progressistas), Lauro Kloch “Garçom”, (PSD), Toninho do Jesus (Podemos) e Zivan Almeida (PSC).
Milhares de pessoas prestigiaram a festa das crianças, que contou com muitas brincadeiras, lanches, pipoca, picolé, e ainda a entrega de 600 bicicletas aos alunos que participaram do concurso “Gênios da aprendizagem criativa”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O projeto de lei havia passado pela Câmara e foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.
Ao participar do evento o presidente da casa de leis, comentou: “Esta festa está muito linda, e como é bom ver essas crianças felizes se divertindo;
Em nome de todos os vereadores digo que estamos felizes em poder contribuir para essa premiação, a Câmara aprovou com brevidade o projeto da Semed, onde os alunos puderam expressar sua criatividade no concurso “Gênios da aprendizagem”, salientou Pichek.
Toninho do Jesus fez solicitação à SEDAM, madeiras apreendidas serão doadas para o município
O vereador Toninho do Jesus (Podemos), protocolou ofício junto a secretaria estadual de desenvolvimento ambiental (SEDAM), solicitando doação de madeiras apreendidas para o município de Cacoal.
Conforme Toninho, a doação dessas madeiras apreendidas nas fiscalizações, podem ser usadas na manutenção de pontes, e caixaria para secretaria municipal de obras (Semosp).
“A madeira também pode ser usada por outras secretarias, como agricultura, Semast, enfim pelos órgãos públicos municipais” destacou o vereador.
A gerente regional da Sedam Thalitta Cota, se prontificou a entregar o ofício pessoalmente ao secretário estadual de desenvolvimento ambiental Marcílio Leite Lopes.
Dr. Paulo convida para Sessão Solene de homenagem ao Jornal Tribuna Popular
Após o Jornal Tribuna Popular completar 41 anos de existência (23/08/21), consolidando-se como o jornal mais antigo de Rondônia, o semanário continua a divulgar os fatos, as notícias com lealdade e fidelidade aos valores que norteiam o bom jornalismo, agora em versão exclusivamente online.
Após resistir diversas dificuldades, o jornal rodou sua última edição, no dia 27/08, na versão impressa nas madrugadas de quinta para sexta-feira, proporcionando um sentimento de nostalgia aos profissionais e leitores da Tribuna Popular por não haver mais sua circulação.
SESSÃO SOLENE
O Ver. Dr. Paulo Henrique (PTB) tem a honra de convidar você e sua família para participar da Sessão Solene de Entrega de Moção de Aplausos ao Jornal Tribuna Popular, seu fundador Adair Perin, seus familiares e a todos os profissionais, colaboradores, que trabalharam neste grande semanário da capital do café. A solenidade será no dia 18/10/2021, a partir das 19h, na Câmara Municipal de Cacoal. Você é o nosso convidado especial!
Outubro Rosa - Vereador Dr. Paulo divulga mutirão de mamografia e enaltece a prevenção
O vereador Dr. Paulo Henrique (PTB) incentiva as mulheres de Cacoal a aderir à campanha de conscientização com objetivo de alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.
MUTIRÃO DE MAMOGRAFIA
O vereador salienta que entre os dias 16 e 22 de outubro, das 7h às 19h, ocorrerá um mutirão de exames de mamografia a ser realizado no Hospital Regional de Cacoal. A expectativa é de que 420 mulheres sejam atendidas com mamografia durante o mutirão. Farão o exame as mulheres que estão cadastradas junto ao Sistema de Regulação (Sisreg). Mais informações junto a secretaria de saúde do seu município.
MAMÓGRAFO DIGITAL
Em julho deste ano, o Governo de Rondônia implantou o primeiro mamógrafo digital, com coleta de biópsia, no Hospital Regional de Cacoal, fruto de emenda parlamentar do ex-deputado federal Nilton Capixaba (PTB/RO). Todos os exames de mamografia passaram a ser feitos na própria unidade hospitalar. “Nosso mandato cobrou, via moção de apelo, a instalação deste equipamento para atender as mulheres da nossa cidade e região” frisou Dr. Paulo.
A IMPORTÂNCIA DA MAMOGRAFIA
Diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é o principal método para o rastreamento da doença.
Com ponto facultativo em razão do feriado de 12 de outubro, a 31ª sessão ordinária da Câmara será na quarta-feira dia 13
A Mesa Diretiva da Câmara Municipal de Cacoal, através do presidente João Paulo Pichek (republicanos), Vice Presidente Magnison Mota (PSC), e o primeiro secretário Edimar Kapiche (PSDB), no uso de suas atribuições legais, baixa o seguinte ATO:
Considerando o Decreto n. 25.709, de 5 de janeiro de 2021, do Governo do Estado de Rondônia;
Considerando as Leis Federais 6.448/77 e 6.802/80; Considerando a Lei municipal n. 1.380/PMC/2002;
Considerando a comemoração do feriado de Nossa Senhora Aparecida, no dia 12 de outubro de 2021.
A Mesa Diretiva da Câmara Municipal de Cacoal houve por bem determinar ponto facultativo para os servidores desta Casa de Leis o dia 11 de outubro de 2021 (data de criação do município de Cacoal), com o retorno do expediente normal para o dia 13/10/2021 (quarta-feira), no horário das 07h30min às 13h30min.
Desse modo, determina, também, a transferência da 31ª sessão ordinária para o dia 13 de outubro de 2021, no horário das 9h.
Presidente da Câmara busca parceria com Fiero/Sesi, para inserir o legislativo na oferta de cursos de qualificação profissional em Cacoal
O presidente da Câmara, João Paulo Pichek (Republicanos), está na capital Porto Velho, onde foi buscar parcerias junto a federação das indústrias de Rondônia (Fiero), e o serviço social da indústria Sesi.
Pichek busca a possibilidade da casa de leis oferecer, em parceria Fiero e Sesi, o programa cidade empreendedora em Cacoal.
Ao ser recebido pelo Superintendente da Fiero, Gilberto Baptista, e o coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI/RO, Jair Coelho, o presidente solicitou um estudo sobre a viabilidade de realizar projetos de formação em cursos profissionalizantes em Cacoal.
“Recentemente visitando empresários no município, percebi a necessidade de capacitar novos profissionais, uma vez que as vagas existem, falta mão-de-obra qualificada, especialmente na área de construção civil, por isso busco essa parceria para essa qualificação”, comentou Pichek.
O superintendente da Fiero, disse que o presidente da Câmara demonstrou preocupação, Gilberto, salientou que tanto a Fiero, quanto o Sesi/Senai podem auxiliar e muito com cursos para essa qualificação profissional.
Para o coordenador de Educação Básica e Profissional SESI/SENAI, Jair Coelho, é muito importante firmar boas parcerias, com bons programas para atender a cidade de Cacoal e formar bons profissionais.
Parabéns prefeito pelo seu dia
Parabéns prefeito Adailton Fúria (PSD), pelo seu dia.
Neste 6 de Outubro comorara-se, o dia do prefeito, essa é uma singela homenagem da Câmara Municipal de Cacoal.
Ações do documento