Coleção de Notícias

por Interlegis — última modificação 04/04/2024 10h16
Todas as notícias em ordem cronológica decrescente

Por causa do feriado da proclamação da república Sessão é transferida para terça-feira 16

por sorce — publicado 12/11/2021 14h45, última modificação 12/11/2021 14h45

A Mesa Diretiva da Câmara Municipal de Cacoal, através do presidente João Paulo Pichek (Republicanos), vice-presidente Magnison Mota (PSC), e do primeiro secretário Edimar Kapiche (PSDB), no uso de suas atribuições legais, baixam o seguinte ATO:


Em consideração à comemoração do feriado de Proclamação da República, na segunda-feira 15 de novembro de 2021, avaliando o disposto na Lei n. 1.380/PMC/02, que trata dos feriados municipais; conforme a Lei Federal n. 662, de 6 de abril de 1949.

 

A Mesa Diretiva da Câmara Municipal de Cacoal determina a transferência da 36ª sessão ordinária para a próxima terça-feira (16), das 9h às 12h.

 

Corregedoria adjunta da PM realiza palestra na Câmara, objetivo é instruir sargentos, e oficiais, na condução de alguns procedimentos investigatórios de competência da PM

por sorce — publicado 12/11/2021 12h07, última modificação 12/11/2021 12h07

Está acontecendo no plenário da Câmara de Cacoal, uma palestra da PM, com o Ciclo de palestras da Corregedoria-Geral da PM de Rondônia.


A solicitação para uso do plenário, foi prontamente atendida pelo presidente da Câmara, João Paulo Pichek (Republicanos).

"Mesmo com a agenda carregada de eventos, nós não poderíamos deixar de atender um pedido do comandante Matos do 4º Batalhão da PM, a Câmara é parceira da PM", comentou Pichek.

A palestra está sendo ministrada pelo tenente coronel Carlos França.

O objetivo é instruir os sargentos, e os nossos oficiais, na condução de alguns procedimentos investigativos que a polícia militar tem como competência.

A PM desempenha o papel de polícia judiciária, que é investigar as infrações, os crimes e as contravenções que por ventura os policiais tenham participação.

Neste caso o policial tem que estar preparado também para conduzir esses procedimentos.

O coronel tenente coronel França é corregedor adjunto, e está presente hoje aqui em Cacoal passando esses procedimentos aos policiais.

Atendendo convocação da Câmara, Dr. Parada comparece e responde perguntas, tira dúvidas dos parlamentares e confirma morte de pacientes

por sorce — publicado 11/11/2021 15h47, última modificação 11/11/2021 15h47

A Câmara Municipal de Cacoal, recebeu ontem (11), a presença do médico urologista, Luiz Parada, ele havia sido convocado para esclarecer as denúncias das mortes de pacientes em tratamento de hemodiálise em Cacoal.


O médico se reuniu com os 12 vereadores no plenarinho Natin Folli, a secretária municipal de saúde Janayna Gomes, também participou da reunião.

No encontro o presidente da Câmara, João Paulo Pichek (Republicanos), ao comentar a problemática da diálise e as denúncias, destacou: 

 

“Essa casa de leis, eu e os vereadores nunca foram omissos, no início dos anos fomos em busca de uma solução, ou ao menos para amenizar o sofrimento dos pacientes em tratamento na clínica.

 

Jamais nos furtamos em cobrar e fiscalizar todas as denúncias que chegam até esse poder legislativo.

 

Em nenhum momento, jamais tentei frear ou impedir qualquer parlamentar de executar seu trabalho, então só para reforçar, não somos, não seremos, e jamais permitirei que qualquer colega seja censurado ou coagido ou tenha seu mandato cerceado” afirmo Pichek.

O Vereador Paulinho do Cinema (PSB), ressaltou que o mais importante hoje é garantir que a hemodiálise não vai parar:

 

“Todos os pacientes de diálise estão satisfeitos, então quanto a isso estou satisfeito com a gestão do prefeito.

 

Em relação a alguns assuntos jurídicos, quero saber se está da forma correta, como os pagamentos dos impostos da empresa interditada.

 

Primeiro ponto e o mais essencial é garantir a saúde dos pacientes, saber se a prefeitura está cumprindo com os deveres dela, não deixando dívidas para o antigo proprietário.

As vidas sendo salvas me deixa muito feliz, e os vereadores também, não podemos deixar que a hemodiálise pare” Pontuou Paulinho.

 

A Secretária Janayna Gomes, reforçou que os atendimentos não serão suspensos: “Tratamento de diálise, não é luxo, é prioridade para vida do paciente.

 

Quanto às declarações de óbitos, não posso questionar um médico, sou administradora e não médica, quem pode questionar as causas das mortes é apenas outro médico.

Se existe qualquer dúvida sobre os óbitos, porque ninguém ainda questionou, ou pediu uma autópsia.

 

Essa medida só é realizada se existir alguma dúvida, ou mandado judicial, ou até se família solicitar, se isso não foi feito até agora, será que a família tem dúvida de como essa pessoa morreu, que a declaração de óbito do médico está errado, se ninguém pediu autópsia, é triste mexer nessa situação tudo de novo” salientou Janayna.

 

Dr. Paulo Henrique (PTB), um dos autores do pedido de convocação para ouvir o médico urologista Dr. Luiz Parada, disse durante a reunião: “Assim que tomei conhecimento do impasse sobre a possibilidade de encerrar os atendimentos na clínica, busquei o caminho mais rápido, que foi o (MP), através do promotor da área da saúde, conseguimos ali uma audiência com todos os entes envolvidos;

 

(MP, TJRO, SEMUSA, SESAU, CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE), para resolver naquele momento o problema da falta de insumos, dos salários dos funcionários e o 13º, bem como o fechamento da clínica.

 

Como se não bastasse essas questões, nos deparamos com as denúncias das mortes de pacientes em tratamento, ano passado com a gestão anterior foram 14 casos, esse ano após a interdição, era 33, agora subiu já são 35 mortes, as denúncias já estão em poder do ministério público e serão apuradas” frisou o vereador.

Dr. Luiz Parada, dono da clínica (TRS), foi questionado junto aos 12 vereadores, e a Secretária Municipal de Saúde Janayna Gomes, e prestou esclarecimento de dúvidas referente a hemodiálise.

 

“ Eu falei até insistentemente ali na mesa não é só a questão de morte, questão financeira é que a qualidade de serviço caiu demais, isso deve estar relacionado com as práticas que estão sendo  feitas com os materiais, a falta de alguns equipamentos, então isso daí gera uma má qualidade de prestação de serviço, isso daí ajuda a aumentar essa quantidade de óbitos neste ano” comentou o médico.

 

Quando perguntado sobre a pressão psicológica que os pacientes viviam em sua gestão, Parada responde:

 

“Quando eu fiz aquele documento que a gente ia ter que fechar a empresa é porque a empresa não tinha recursos financeiros para repor o estoque dela.

Mas nós tínhamos um dinheiro na prefeitura que já estava lá há 30 dias na conta da prefeitura que era (cento e trinta e oito mil reais), e que a prefeitura não me liberou esse dinheiro.

 

Com esse dinheiro eu teria colocado a empresa pra andar  e acabar os insumos e os pacientes iam ficar sem condições de fazer diálise e eu fiz o documento para que se pudesse arrumar uma solução de transferir os pacientes ou deles me enviarem o dinheiro que estava retido, jamais a ideia nossa era abrir mão da hemodiálise e  esse decreto de intervenção foi a coisa mais errônea que foi feita dessa história toda.

 

Se tivesse me repassado o recurso que estava na conta da Prefeitura e que era da empresa nada disso teria acontecido, e mais no mesmo dia da intervenção o Estado entrou com uma de (sessenta mil reais), a mais por mês.

Coisa que nunca aconteceu nesses 11 anos de existência da empresa. Então assim, Intervenção para quê? Para fazer o quê? Sem sentido” argumentou parada.

Valdomiro Corá (MDB), agradeceu ao Dr. Parada pelos esclarecimentos das denúncias de Hemodiálise.

 

“A presença do especialista atendeu um pedido feito por mim e o colega Dr. Paulo Henrique (PTB), e foi prontamente acatado pelo presidente da Câmara João Paulo Pichek (Republicanos).

 

Toda documentação apresentada pelo médico Luiz Parada, comprovam as irregularidades, e foram entregues ao presidente da Comissão de Saúde do Legislativo Municipal Vereador Luiz Fritz (PSD), que, por sua vez, as analisará juntamente com os demais membros da comissão, e posteriormente, encaminhará ao presidente da Casa de Leis para as devidas providências” concluiu Corazinho. 

 

Lei de autoria do vereador Lauro que auxilia pessoas de baixa renda na documentação do DPVAT é sancionada pelo prefeito

por sorce — publicado 10/11/2021 12h12, última modificação 10/11/2021 12h12

O prefeito Adailton Fúria (PSD), sancionou a 4.883/PMC, onde torna obrigatório a Secretaria Municipal de Ação Social e Trabalho (SEMAST), prestar assistência aos acidentados por veículos automotores, auxiliando com informações para o acesso ao Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).


A lei entrou em vigor em 4 de novembro de 2021.

 

Ao tomar conhecimento que a lei foi sancionada pelo executivo municipal, o vereador Lauro Kloch (PSD), se manifestou dizendo estar satisfeito em poder contribuir com a população, principalmente os mais carentes, pois essas pessoas de baixa renda é o público que será beneficiado com essas informações.

Dando assistência para facilitar o acesso ao seguro em toda a jurisdição de Cacoal.

 

A (SEMAST), ajustará ao cidadão as orientações sobre o seguro DPVAT.

 

Ficando responsável pela divulgação para organizar as documentações para dar entrada no seguro (DPVAT), junto à Caixa Econômica Federal.

 

O critério para o atendimento será o registro no Cadastro Único.

 

A prefeitura deve afixar e divulgar em locais visíveis e de fácil acesso, na unidade de saúde, órgão de segurança e serviços funerários, informações contidas orientando os cidadãos.

 

 

Vereadores propõem Projeto para impedir agressores de assumirem cargos públicos municipais

por sorce — publicado 09/11/2021 19h43, última modificação 09/11/2021 19h43

Tramita na Câmara Municipal de Cacoal o Projeto de Lei 254/21 que visa impedir o acesso a cargos públicos municipais por pessoas que tenham cometido violência contra mulheres, crianças, idosos e pessoas com deficiência.


A proposta, apresentada pelos vereadores, Dr. Paulo Henrique (PTB), Corazinho (MDB), Romeu Moreira (DEM) e Zivan Almeida (PSC), inclui a proibição para que a pessoa não assuma funções na administração direta e indireta, inclusive na Câmara de Vereadores.

 

De acordo com Paulo Henrique, o texto destaca que a pessoa fica impedida de assumir o cargo quando há condenação em decisão transitada em julgado - que não há mais possibilidade de recursos - até o comprovado cumprimento total da pena. “É uma forma de impedir que pessoas capazes de praticarem atos contra alguém em ambiente doméstico ocupe algum cargo de relevância que possa impactar negativamente na vida da população”, comentou o parlamentar.

 

Uma agressão a cada dois minutos

 

Na justificativa do projeto, os vereadores apontam que a cada 2 minutos uma mulher sofre violência doméstica em nosso país, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado em 2020.


Com a nova legislação, para ingressar no serviço público municipal, o cidadão deverá apresentar certidão negativa de distribuições criminais.

 

A nova lei é uma medida importante na defesa das mulheres e no combate de casos de violência doméstica na sociedade, completando o rol de combate à violência doméstica elencada na Lei Municipal 4.721/21, conhecida como Lei Professora Nadir Barbosa de Souza, vítima de feminicídio, no ano de 2012, na cidade de Cacoal/RO.

 

“Trata-se de uma forma de se fazer justiça, de se dar uma resposta aos elevados casos de violência doméstica que infelizmente ainda são registrados diariamente em todo o país”, afirmou.

 

 

Assessoria de Imprensa


Em Cacoal vereadores assinam ofício à procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual, pedindo fiscalização na hemodiálise

por sorce — publicado 09/11/2021 11h05, última modificação 09/11/2021 11h05

Metade dos parlamentares da Câmara, assinaram um ofício, enviaram ao MP pedindo que fiscalize o Centro de Hemodiálise, o município assumiu a clínica em fevereiro.


O ofício foi assinado pelos vereadores Corazinho (MDB), Paulo Henrique (PTB), Paulinho do Cinema (PSB), Romeu Moreira (DEM), Lauro Kloch (PSD), e Zivan Almeida (PSC).

Ao todo são 13 pedidos encaminhados ao MPE destacando “Se a requisição feita pela Prefeitura para administrar a diálise, preenche os requisitos legais, uma vez que a requisição foi renovada”;

 

“Se há veracidade nos laudos que apontam contaminação nos equipamentos e assim se comprove se houve ou não, a contaminação da água nas máquinas utilizadas para diálise entre fevereiro e outubro deste ano”.

 

E provavelmente, o requerimento mais importante: a apresentação dos atestados de óbitos dos 33 pacientes que morreram entre fevereiro e outubro deste ano.

 

No final do documento, os vereadores também solicitaram que procurador-geral informe a Câmara Municipal de Cacoal se existe a possibilidade do Ministério Público intervir para que o Governo do Estado assuma a responsabilidade de administrar o Centro de Hemodiálise da cidade.

Vereador reencaminha Projeto de Horta Comunitária ao Executivo Municipal

por sorce — publicado 09/11/2021 10h22, última modificação 09/11/2021 10h22

Visando a implementação do Projeto de Hortas Comunitárias em Cacoal, o vereador Dr. Paulo Henrique (PTB) reencaminhou nesta segunda, 08/11, nas mãos do vice-prefeito Cássio Góis (PP), a indicação para implementar o projeto de sua autoria no município. Em maio deste ano, o vereador entregou nas mãos do prefeito Fúria (PSD) para encaminhamento ao Poder Legislativo. 

 

Mesmo ciente do seu direito em legislar em matérias desta ordem, Dr. Paulo decidiu abrir de sua prerrogativa para cumprir uma das propostas de campanha, visando o combate à fome, a geração de renda, integração social nas comunidades, saúde preventiva e alimentação saudável mediante a implementação do programa de hortas comunitárias.

 

 

“Agradeço ao vice-prefeito em recepcionar o projeto de lei de nossa autoria. Respeito o posicionamento do Plenário, mas os vereadores que votaram contra ao PL 56/21, perderam a chance de aprimorar o conhecimento e reafirmar o posicionamento do STF na sua jurisprudência, salientando que vereador pode propor leis que criem despesas para o município (tese 917 do STF)” frisou o vereador Dr. Paulo Henrique. 

 

Embora as Hortas Comunitárias já sejam realidade em diversas cidades do Brasil, em Cacoal ficou emperrada pela decisão legislativa municipal. Ressalta-se que a amplitude dos benefícios que o programa atinge são grandiosos. “Nosso objetivo é interligar o Poder Público, a comunidade local e o comércio, impactando a saúde física e financeira com parcerias de entidades, visando o desenvolvimento social para todos” frisou o parlamentar.

 

Em encontro com vigilantes, Kapiche apresenta conquistas para servidores através de indicação de seu mandato

por sorce — publicado 08/11/2021 10h22, última modificação 08/11/2021 10h22

Grande parte dos vigilantes patrimoniais municipais de Cacoal participaram na última sexta-feira (5) de uma confraternização em comemoração ao dia do servidor público, celebrado no dia 28 de outubro. A ação foi promovida pela coordenação de vigilância e o gabinete do vereador Edimar Kapiche (PSDB), que é vigilante de carreira. O evento foi realizado no Teatro Municipal.


Além de Edimar Kapiche, a celebração contou com a presença do prefeito Adailton Fúria (PSD), do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinsemuc), Fernando Neves, do vereador Dr. Paulo Henrique (PTB), a guarda civil municipal de Ariquemes (GCM) Rosilene Santos e o inspetor da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (SP), Mauricio Domingues da Silva, conhecido por Naval, que viaja o Brasil pela ONG Segurança pela Vida, defendendo a implantação e manutenção das Guardas Civis Municipais, como mecanismo de contribuição com as demais  forças de segurança para a redução dos índices de violência nos municípios.


Durante o ato, o vereador Edimar Kapiche parabenizou os vigilantes e os demais servidores públicos pelos relevantes serviços prestados à população. Lembrou ainda as autoridades presentes a importância da valorização dos servidores, tendo em vista que são eles que estão na linha de frente de todos os serviços públicos ofertados à sociedade. “Em contrapartida, só peço que nossa população seja atendida com respeito e carinho”, destacou.


O vereador também destacou algumas conquistas para os servidores municipais solicitadas por ele nesses 10 meses de mandato como vereador e que foram atendidas pela administração municipal.


O primeiro benefício conquistado é destinado aos servidores do núcleo de apoio do grupo operacional, como cozinheira, merendeira e zeladoras, que geralmente recebem o menor salário entre os servidores municipais. Essa gratificação de R$ 300 por desempenho de função já tinha sido concedida aos vigilantes no final da gestão passada depois de muita luta dos representantes da classe.


“Nada mais justo do que estender essa gratificação para os outros servidores deste grupo operacional. Obrigado prefeito por ter atendido a categoria estendendo o benefício até eles”.


O projeto ainda precisa ser aprovado pela Câmara de Vereadores para entrar em vigor no começo do ano de 2022. Também para o ano que vem, a pedido do Sinsemuc e indicação do vereador o auxílio alimentação para todos os servidores municipais será reajustado em R$ 200 se tornando o maior auxílio alimentação entre as prefeituras de Rondônia.


“O prefeito no início do ano com o secretário (de Administração) Otto, fica a nossa gratidão ao secretário que passou por lá, mandou o projeto para a Câmara através de pedido do sindicato que vinha cobrando e a partir de janeiro passa dos R$ 550 para R$ 750. Muito obrigado prefeito”, revelou.


Outra ação destacada pelo vereador foi a quitação do banco de horas extras dos vigilantes municipais referente ao ano de 2019. A expectativa é que o banco de horas de 2020 seja pago no primeiro semestre de 2022. Porém, o prefeito se comprometeu em pagar ainda neste ano as horas dos vigilantes lotados na Secretaria de Educação, isso porque a pasta possui um pouco a mais de recursos em caixa.


“Outro compromisso que eu quero agradecer ao prefeito, que foi uma promessa de campanha, que é a manutenção de um vigilante na coordenação de vigilantes. Parece uma coisa pequena, mas isso faz uma diferença grande no contexto de desempenho da função de cada um, porque nós já tivemos coordenadores que não eram da categoria e muitas vezes não foram compreensivos com as necessidades dos vigilantes em cada local de trabalho”, apontou o vereador.


Durante a sua fala, o prefeito Adailton Fúria parabenizou o vereador Kapiche pela defesa dos servidores públicos. Fúria também agradeceu a todos os servidores que continuaram trabalhando mesmo durante a pandemia da covid-19. Isso porque, Cacoal é um dos municípios brasileiros que não fecharam o comércio.


E para o prefeito essa decisão foi acertada, pois foi fundamental para a manutenção dos empregos. Fator que refletiu, segundo ele, na abertura de novos postos de trabalho, em relação ao ano passado. Ainda neste período o município ganhou 141 novas empresas.


Ainda no encontro, a GCM Rosilene Santos e o inspetor Mauricio Domingues da Silva, conhecido por Naval, apresentaram alguns benefícios que a implantação da Guarda Civil poderá proporcionar para a população, gestores públicos e para as demais forças de segurança em relação à. A implantação da Guarda Civil Municipal é uma bandeira defendida por Kapiche, mesmo antes de ser eleito vereador, que agora ganhou o aval do prefeito Adailton Fúria.


O projeto está sendo elaborado e em seguida, deve se iniciar as discussões com a participação da população e outros setores da sociedade, como os representantes da Justiça, Ministério Público e forças policiais. O projeto deve ser encaminhado para discussão e votação na Câmara no primeiro semestre de 2022.


Ainda com a presença do vereador Dr. Paulo Henrique, foi falado do projeto de autoria dele sobre a instalação de câmeras de monitoramento e detector de metal na entrada em todas as escolas e creches da rede municipal.


O projeto está em discussão na Câmara e recebeu algumas emendas do vereador Kapiche, dentre elas, sobre a necessidade de serem acompanhadas o tempo todo por servidores.


Fonte: Assessoria

 

 

 

 

,


Projeto de lei do presidente Pichek denomina linha 8, como Avenida Porfirio Rodrigues Carneiro é aprovado na Câmara

por sorce — publicado 04/11/2021 15h09, última modificação 04/11/2021 15h09

A Estrada Vicinal da Linha 8, entre os loteamentos São Marcos e Residencial Paineiras, foi denominada de Avenida Porfirio Rodrigues Carneiro.

O projeto de lei 232 de autoria do presidente da casa de leis, João Paulo Pichek (Republicanos), foi aprovado na 34ª sessão ordinária, realizada na última quarta-feira (3).

 

Pichek, propôs a denominação após receber solicitações dos moradores que possuem imóveis naquela localidade, que não recebiam suas correspondências dos correios.

Com a aprovação da lei, a estrada rural passa oficialmente a ser considerada como via urbana.

“Aquela linha está localizada na área urbana, onde existem dezenas de moradias ao longo de sua extensão, e com o crescimento da se faz necessário providências para alteração da classificação da "Estrada Vicinal Linha 8" para "Avenida Porfirio Rodrigues Carneiro, Via Pública Urbana";

 

No trecho compreendido entre a Rodovia do Café, seguindo entre o Loteamento Residencial Paineiras e Loteamento São Marcos, até o Limite do Lote rural 83 com o lote 82, da Gleba 07, e limite do Lote rural 17-1 com o Lote 18, da Gleba 08” justificou o vereador.

 

(BIOGRAFIA)

 

Porfirio Rodrigues Carneiro, nasceu em 25 de fevereiro de 1925 na cidade de Januária, Minas Gerais.

 

Conheceu Maria Barbosa dos Santos, e casou-se em 1946. Deste casamento tiveram oito filhos, sendo quatro mulheres e quatro homens. No dia 11 de dezembro de 1972, Porfirio Rodrigues Carneiro chegou em Cacoal, pois soube informações de que as terras de Cacoal, eram boas para a agricultura.

 

E aqui fixou sua residência com sua esposa e seus filhos, na Linha 08, Lote 05, Gleba 08 quilômetros 26. Foi católico praticante, sempre muito honesto e correto, educou os filhos e sempre muito coerente no modo de agir.

Nos domingos gostava de reunir a família para confraternizar e agradecer a Deus pela família que DEUS tinha abençoado.

 

Na agricultura se entusiasmou com o plantio de café, mas também com a lavoura branca, arroz, feijão e milho.

Porfirio Rodrigues Carneiro ficou debilitado devido a idade.

Sempre foi devoto de Nossa Senhora de Fátima e vindo a falecer no mesmo dia que se comemora o dia de Nossa Senhora de Fátima, no dia 13 de maio do ano de 2020, e após cinco meses de sua partida sua esposa Maria Barbosa dos Santos também faleceu com 94 anos e ele com 96 anos.

 

E mesmo após sua partida seus familiares continuam residindo em Cacoal.

 

Secretária de saúde esclarece na Câmara as denúncias referentes a Hemodiálise de Cacoal

por sorce — publicado 04/11/2021 14h55, última modificação 04/11/2021 15h02

Janayna Paulo Gomes, secretária municipal de saúde, participou da 34ª sessão da Câmara Municipal de Cacoal, esclarecendo aos vereadores as denúncias referentes ao centro de diálise.


O requerimento solicitando a presença da secretária, é do vereador Dr. Paulo Henrique (PTB).

Janayna, respondeu às perguntas dos vereadores, sobre as supostas mortes de 30 pacientes na clínica de hemodiálise que está sob a gestão da Prefeitura de Cacoal, desde o início do ano, e afirmou que segundo laudos médicos, não estão ligados ao tratamento de hemodiálise.

“Em um relatório com gráfico a secretária apresentou os números de óbitos, onde os dados de 2020/2021, mostram 40 óbitos, por diversos fatores: Covid-19, insuficiência cardiorrespiratória, hipertensão arterial, insuficiência renal, e diabetes”.


Quando questionada sobre o alto número de mortes entre fevereiro e setembro deste ano, a secretária de Saúde reconheceu que foram 33 pessoas morreram contra 15 do ano passado, pois ela havia apresentado apenas os dados dos pacientes de Cacoal.


O vereador Paulo Henrique (PTB) questionou a forma de gestão da clínica pelo município por meio da TRS Diálise, cujo contrato está vencido desde maio e suspenso desde 10 de fevereiro (dia da intervenção municipal).

 

A secretária falou que a manobra orçamentária é realizada com autorização judicial concedida na ação civil pública nº 7000793-72.2021.8.22.0007 e que o município está prestando contas de todos os gastos.

 

O vereador afirmou que não existe nenhuma autorização judicial para o gerenciamento da contabilidade dos serviços de diálise por empresa sem contrato.

 

A decisão judicial refere-se exclusivamente à continuidade do serviço, não tendo o juízo especificado o meio para que a Prefeitura e o Governo do Estado resolvessem o problema.


Aviso de licitação tomada de preços n° 01/CPL/2021

por sorce — publicado 04/11/2021 12h55, última modificação 04/11/2021 13h50

A Câmara Municipal de Cacoal, através da Comissão Permanente de Licitação – CPL, torna público a quem possa interessar que se encontra instaurada a licitação pública na modalidade “TOMADA DE PREÇOS” sob o nº. 01/CPL/2021, nos termos da Lei nº. 8.666/93 e suas alterações.

 

O regime de execução será por administração indireta. A licitação obedecerá ao tipo menor preço global.

 

A sessão de abertura está marcada para o dia 24/11/2021, às 09 (nove) horas (horário local), na sala de Comissões, na Câmara Municipal, sito a Rua Presidente Médici, 1849, Jardim Clodoaldo, Cacoal;

 

Tendo por finalidade a (EXECUÇÃO DE REFORMA E INSTALAÇÃO DOS SISTEMAS DE COMBATE A INCÊNCIO, SUBESTAÇÃO TRIFÁSICA E SPDA DO PRÉDIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CACOAL).

 

O Edital e seus anexos poderão ser adquiridos na sala da CPL da Câmara Municipal, no horário da 7:30 às 13:30 h ou no site http://www. https://www.cacoal.ro.leg.br/.

 

O ônus da reprodução será por conta do interessado.

 

Anexos no link:

https://transparencia.cacoal.ro.leg.br/portaltransparencia/licitacoes/detalhes?entidade=1&exercicio=2021&tipoLicitacao=2&licitacao=1

 

 

Servidores da Câmara participam de almoço de confraternização para comemorar o dia do servidor público

por sorce — publicado 29/10/2021 22h05, última modificação 29/10/2021 22h05

Nesta sexta-feira (29), foi servido um almoço no clube dos servidores municipais de Cacoal (Assemuc).

Essa confraternização é uma homenagem aos servidores da Câmara Municipal, ao dia do servidor público, comemorado no último dia 28.

Logo após o almoço foram sorteados alguns brindes, uma forma de parabenizar os servidores com lembrança pela data especial.


Com ponto facultativo dos feriados do dia do servidor e de finados, a 34ª sessão será na quarta-feira dia 3 novembro

por sorce — publicado 29/10/2021 11h40, última modificação 29/10/2021 11h40

A Mesa Diretiva da Câmara Municipal de Cacoal, através de seus membros, Presidente João Paulo Pichek (Republicanos), Vice-presidente Magnison Mota (PSC), no uso de suas atribuições legais, baixa o seguinte ATO:

 

Em virtude dos feriados do dia do servidor público, comemorado no último dia (28), e feriado de finados, 2 de novembro, transfere o ponto facultativo alusivo ao dia do servidor público, para o dia 1º de novembro, com o retorno do expediente normal quarta-feira (4), no horário das 07h30min às 13h30min.

 

A 34ª sessão ordinária foi transferida para o dia 3 de novembro de 2021, no horário das 9h.

 

Edimar Kapiche parabeniza servidores e fala da importância de um serviço público com qualidade à população

por sorce — publicado 29/10/2021 08h09, última modificação 29/10/2021 08h09

Na última quinta-feira (28) foi celebrado o Dia do Servidor Público, e pelas redes sociais, o vereador de Cacoal Edimar Kapiche Vigilante (PSDB), que se recupera de uma cirurgia de   apendicite no último dia 14, se manifestou para parabenizar todos os servidores pela data.

 

Além de homenagear todos os profissionais que prestam serviços pela esfera pública, o vereador que também é servidor público lembrou da responsabilidade e a importância da valorização da categoria para o bom funcionamento dos serviços públicos essenciais principalmente para a população mais vulnerável.

 

“Nesta data de homenagens e felicitações quero parabenizar e agradecer a todos os servidores públicos que estão à disposição para servir a nossa população com responsabilidade. Quero aqui prestar minha homenagem e reconhecimento em relação a prestação de trabalho de todos os servidores públicos que o fazem com maestria, responsabilidade e com a atenção a nossa população”, frisou.

 

Edimar Kapiche ainda acrescentou em sua homenagem que a valorização do servidor público incluiu também boas condições de trabalho a todas as categorias.

 

“Além das homenagens, a nossa expectativa é que cada dia mais o servidor público possa ter uma boa condição de trabalho para que possa prestar um serviço de qualidade a todos aqueles que precisam do serviço público. Parabéns a todos os servidores que realmente têm responsabilidade e alegria de servir aqueles que precisam de sua prestação de serviços.

Um abraço do amigo e companheiro, que também é servidor público, que hoje está vereador”, destacou o parlamentar.

Dr. Paulo Henrique é contra gastos com obras da prefeitura no Beira Rio

por sorce — publicado 28/10/2021 19h05, última modificação 28/10/2021 19h05

O vereador Dr. Paulo Henrique (PTB), se manifestou contrário ao projeto de lei 191/PMC/2021, onde a Câmara, autoriza liberação de crédito especial de R$ 1.550.000,00 para a construção de passarela metálica para a instalação da nova sede da Prefeitura no complexo Beira Rio.

Ainda conforme o vereador, o Complexo Beira Rio tem a finalidade de uso público para o lazer.

O município doou o terreno alegando interesse público para a construção do empreendimento com uma finalidade específica: de cultura, esporte e lazer.

Ao justificar sua posição contrária o parlamentar pontuou:

“Fui contra a aprovação desse projeto para construção de uma passarela no Beira Rio para a instalação da Prefeitura de Cacoal. Em tempo de economia, não podemos gastar o dinheiro dos impostos nisso. Isso também pode incorrer em crime”.

 

Além disso, de acordo com apuração do vereador junto ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA/RO), não há Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) ou Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) da obra de reforma e ampliação do Complexo Beira Rio, sendo cabível notificação por parte do CREA.

 

Confronto

 

Segundo a Lei 5.194/1966, a obra da nova prefeitura no complexo Beira Rio está sendo executada de forma ilegal, por não possuir previsão legal.

 

A conclusão é que a obra para reforma e adequação do complexo Beira Rio modificando seu uso para sede da Prefeitura de Cacoal está totalmente ilegal, por não possuir licença ambiental, licença de construção, sequer responsável técnico e projetos técnicos como o arquitetônico, elétrico, hidrossanitário, estrutural, prevenção e combate a incêndio e pânico.

 

 

Parabéns servidor público hoje é seu dia

por sorce — publicado 28/10/2021 10h36, última modificação 28/10/2021 10h36

Nesta quinta-feira (28), de outubro é celebrado o Dia do Servidor Público.


Ao parabenizar os servidores do poder legislativo de Cacoal, o presidente da Câmara, João Paulo Pichek (Republicanos), falou da valorização dos servidores públicos, que é um dos focos da sua gestão frente à casa de leis.

O presidente citou inclusive a aprovação da correção inflacionária de 8,36% aos servidores da Câmara Municipal de Cacoal.


Ainda conforme Pichek, desde 2018, os servidores da Câmara não recebiam sequer a correção inflacionária correspondente ao índice de preços ao consumidor (IPCA), acumulado desde 2018, 2019, 2020, o que acarretou um prejuízo na ordem de 8,36% em seus salários.


“Meus sinceros parabéns a todos os servidores da Câmara, que são dignos e responsáveis de sua profissão”, frisou o vereador.

Corazinho solicita convocação do Dr Parada e que MP fiscalize denúncias do Centro de Diálise

por sorce — publicado 27/10/2021 14h43, última modificação 27/10/2021 14h43

Ofício ao MP já tramita pela Câmara para coleta de assinaturas dos parlamentares da Casa

 

Em discurso na Tribuna da Câmara Municipal de Cacoal na Sessão desta segunda-feira (25), o vereador Valdomiro Corá (Corazinho/MDB), solicitou a convocação do urologista Dr Luís Eduardo Dias Parada, responsável pela Empresa TRS, para que esclareça no Plenário do Legislativo, as denúncias feitas sobre irregularidades no Centro de Hemodiálise, e que segundo o especialista, culminaram na morte de 33 pacientes entre fevereiro e outubro deste ano.

 

"Também estaremos encaminhando ofício ao Ministério Público (MP) para que fiscalize estas denúncias graves. As famílias dos pacientes e a população precisam de uma resposta clara e verdadeira sobre os fatos", completou o vereador Corazinho.

 

O caso foi oficializado pelo vereador Paulo Henrique Santos Silva (Dr Paulo Henrique/PTB) na Sessão do último dia 18. Na ocasião, Corá, também pediu ao presidente da Casa de Leis, vereador João Paulo Pichek (PR) que formasse uma Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) para investigar as denúncias.

 

Ao fazer uso da Tribuna na mesma Sessão do dia 18, o presidente do Legislativo relatou que não considera necessária a instalação de uma CPI para investigar o caso, e solicitou que a Comissão de Saúde da Câmara averiguasse a situação in loco.

 

Segundo o autor da denúncia, elas são baseadas no laudo que aponta a contaminação da água das máquinas de diálises que, conforme relatou, não tiveram os bicos que servem para filtrar impurezas trocados dentro do prazo recomendado.

 

Em entrevista à imprensa local em live ao vivo, o médico Luís Parada confirmou as irregularidades, e disse que elas iniciaram após o município assumir a administração do Centro de Diálise a partir de fevereiro deste ano.


Fiscalização MP


No ofício ao MP que já tramita pela Câmara para coleta de assinaturas dos parlamentares da Casa, os vereadores solicitam que o órgão fiscalize de forma urgente:

 

- Se a requisição feita pela Prefeitura para administrar o Centro de Hemodiálise de Cacoal atende os pré-requisitos legais, tendo em vista que já foi renovada;

 

- Documentos que comprovem a manutenção e troca mensal dos insumos (bicos e filtros) dos equipamentos de diálise conforme é recomendado entre fevereiro e outubro deste ano;

 

- Se há laudo que sirva de contraprova às denúncias, ou seja, realizado no mesmo período do que aponta as irregularidades;

 

- Se houve troca das fístulas dos pacientes que são submetidos à diálise dentro do prazo recomendado após o município assumir a Unidade de Tratamento;

 

- Se os repasses que estão sendo feitos pelo Ministério da Saúde para o tratamento de Média e Alta Complexidade (MAC) à empresa TRS está amparado por Lei, tendo em vista que o contrato com a empresa expirou em maio de 2021;

 

- Se há possibilidade de o MP intervir no sentido que o Governo do Estado assuma a responsabilidade de administrar o Centro de Hemodiálise de Cacoal, e outras averiguações que julgar necessárias.  

 

Casas Populares, Hospital e retorno das aulas


Na Sessão desta segunda-feira, o vereador Corazinho também reforçou pedido ao secretário de planejamento Thiago Albuquerque para que compareça a Tribuna da Casa a fim de prestar esclarecimentos sobre o andamento das obras do Residencial Cidade Verde, bem como do Hospital Municipal do bairro Greenville; voltou a cobrar maior presença e apoio da Bancada Federal ao município de Cacoal; e falou novamente sobre o retorno das aulas na área rural, especialmente no sentido de maior planejamento em relação ao Transporte Escolar para que no próximo ano, os alunos não continuem sendo prejudicados. 

 

 Assessoria do vereador

 

Após ofício de solicitação do presidente da Câmara, Semagri executa serviços na zona rural de Cacoal

por sorce — publicado 27/10/2021 14h20, última modificação 27/10/2021 14h20

Os produtores rurais das linhas 17, 19, 21, e dos travessões Chico Arruda e Schneider, receberam a equipe da secretaria municipal de agricultura, na última terça-feira (27).

 

As estradas foram patroladas e receberam a manutenção adequada.

 

O presidente da Câmara, João Paulo Pichek (Republicanos), havia feito a reivindicação, após receber inúmeras reclamações dos agricultores, que cobravam boas estradas para escoar suas produções e trafegar com maior conforto. 

 

Pichek foi recebido com entusiasmo pelos moradores das linhas e travessões atendidos.

 

“Fico feliz em ser bem recepcionado pelos produtores, fizemos nosso papel junto ao executivo, como vereador temos que atender sempre a demanda da população do campo e da cidade, e não posso de maneira alguma deixar de citar, o empenho e a dedicação dos servidores da Semagri; comentou o parlamentar.

 

Atendendo pedido do vereador Corazinho, Câmara convoca secretário para esclarecer obras das casas populares

por sorce — publicado 27/10/2021 07h22, última modificação 27/10/2021 07h22

Em discurso na Tribuna, parlamentar também pediu esclarecimentos sobre a conclusão do Hospital do bairro GreenVille

 

Atendendo pedido feito pelo vereador Valdomiro Cora (Corazinho) reforçado na Sessão Ordinária desta segunda-feira (25), a Mesa Diretora da Câmara de Cacoal formalizou, a convocação do secretário municipal de planejamento Thiago Albuquerque de Carvalho para que compareça à Tribuna do Legislativo a fim de prestar esclarecimentos sobre o andamento das obras das 300 Casas Populares do Residencial Cidade Verde, bem como a conclusão do Hospital Municipal do bairro GreenVille.

Os dois assuntos, conforme destacou o parlamentar, precisam ser abordados com urgência, pois em ambos casos, tratam-se de serviços de extrema relevância para a população.

 

Casas Populares


A situação do Residencial Cidade Verde se arrasta desde o começo do ano, mas vem sendo insistentemente cobrada pelo vereador Corazinho e pelos demais colegas parlamentares que acataram o pleito em favor dos moradores que participaram do Sorteio das casas populares realizado em dezembro passado.

 

O caso gerou polêmica após o prefeito Adailton Fúria e a secretária de Ação Social (Semast) Michele Pavani levantarem supostas irregularidades no Sorteio em uma live transmitida pela rede social no início de abril deste ano, o que provocou uma série de manifestações e a formação de uma Comissão do Legislativo para tratar sobre o assunto.

 

Já no final do mesmo mês de abril, o prefeito acatou o pedido dos vereadores de reconsiderar a decisão referente ao Sorteio junto ao Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR). Em junho passado, Adailton Fúria assinou a Portaria nº 036/2021, nomeando comissão de visitas sociais às famílias contempladas.

 

"Agora a nossa preocupação maior, é em relação ao andamento das obras de construção das Casas Populares", reforça o vereador, acrescentando que a situação do Hospital do GreenVille também deve ser esclarecida, pois trata-se de outro serviço, tão quanto importante para a população, especialmente os moradores do bairro e adjacências, mas que se arrasta por longos anos.

 Assessoria do vereador

Atendendo solicitação do presidente da Câmara, SAAE fez ligação da rede de água no Bairro Lavrama

por sorce — publicado 26/10/2021 20h34, última modificação 26/10/2021 20h34

Após indicação do presidente da Câmara, João Paulo Pichek (Republicanos), serviço autônomo de águas e esgotos (SAAE), efetuou na tarde desta terça-feira (26), a ligação da rede de abastecimento de água, que agora passa a atender o Bairro Lavrama.

São mais de 52 moradores beneficiados, há mais de 8 anos eles faziam essa reivindicação.

Com a autorização de interligação do imóvel à rede de água, os moradores podem contar com diversos benefícios, como mais saúde, preservação do meio ambiente e valorização dos seus imóveis.

O presidente da Câmara, João Paulo Pichek (Republicanos), havia enviado ofício ao SAAE, em agosto deste ano, solicitando a ligação do bairro ao sistema de água.

Naquela ocasião, através de uma videochamada, Pichek e o presidente do bairro Lavrama, João Carlos “Carlinhos”, conversaram com o presidente do SAAE, Thiago Tezzari, que se dispôs em atender à solicitação.

No momento de abertura dos registros, estavam presentes o presidente da Câmara, João Paulo Pichek, o prefeito Adailton Fúria (PSD), o vice-prefeito Cássio Góis (Progressistas), o presidente do SAAE, Thiago Tezzari, e o presidente do bairro, João Carlos.

Pichek agradeceu a todos os envolvidos nesta ação que contemplou um pedido antigo dos moradores.

“Todos aqui foram importantes para que a água chegasse a torneira das casa, foi uma solicitação minha, mas os beneficiados são esses moradores, cerca de 52 famílias que há muito tempo, (mais de 8 anos), aguardam ansiosos esse momento;

Obrigado Fúria, Thiago Tezzari e toda equipe do SAEE, essa é mais um demonstração de que juntos somos muito mais fortes, e quem ganha com isso é a sociedade” concluiu o vereador.

 

Projeto do vereador Lauro Garçom que vai auxiliar pessoas de baixa renda na documentação do DPVAT é aprovado na Câmara

por sorce — publicado 26/10/2021 13h33, última modificação 26/10/2021 13h33

A Câmara municipal de Cacoal, aprovou de forma unânime, durante a 33ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (25), o projeto de lei de autoria do vereador Lauro Kloch (PSD), que consiste na nomeação da Semast, para atendimento de pessoas de baixa renda cadastradas no (Cadúnico), no fornecimento de informações as vítimas de acidente de trânsito, (veículos automotores), a aquisição do seguro (DPVAT), no âmbito da cidade de Cacoal.

 

O projeto foi amplamente discutido e todos os vereadores presentes, parabenizaram o vereador Lauro pela autoria do projeto, e ressaltaram ainda, da forma que está apenas às pessoas mais carentes e com dificuldade de agilizar a papelada para receber o (DPVAT), serão beneficiadas, tendo que para isso estarem cadastradas no (Cadúnico), dessa forma as pessoas com maior poder aquisitivo não terão acesso a esse atendimento.

 

Ao justificar aos colegas Lauro disse: “Infelizmente eu senti na pele as dificuldades de ter acesso ao (DPVAT), sofri um acidente e naquela ocasião fiquei acamado, então esse projeto foi pensado nas pessoas mais carentes, que muitas vezes não têm acesso à internet, não sabe onde ir e como fazer, a Semast vai auxiliar e muito nesses atendimentos”, pontuou o parlamentar.

 

Em Moção de Aplausos do vereador Paulinho do Cinema, incentivadores do esporte são homenageados

por sorce — publicado 26/10/2021 11h19, última modificação 26/10/2021 11h19

Em Sessão Solene na Câmara Municipal de Cacoal, os incentivadores do esporte foram homenageados no plenário, na noite da última segunda-feira (25).


A Moção de Aplausos é de autoria do vereador Paulinho do Cinema (PSB), amante e incentivador do esporte.

Dezenas de incentivadores receberam homenagens, o momento foi marcado por muita emoção.


Paulinho, muito emocionado, descreveu a força que o esporte tem na vida das pessoas, e o poder de transformação que o esporte proporciona.

“Sou apaixonado pelo esporte pois ele é transformador, ele retira crianças das ruas e do mundo das drogas, evitando que ele vá pra criminalidade, então essa homenagem aos incentivadores é um reconhecimento por esse trabalho de inclusão social”, destacou Paulinho do Cinema.


O presidente da casa, João Paulo Pichek (Republicanos), felicitou o colega vereador pela propositura, e reconheceu a importância do esporte, não apenas pela prática esportiva, mas por tudo que o esporte causa de positivo.


“Quando criança fiz judô, e como judoca pude aprender várias lições, a atividade exige disciplina, respeito e também ajuda a moldar o caráter do atleta, por isso precisamos reconhecer o papel preponderante desses incentivadores que hoje estão sendo homenageados”, relatou o presidente.


A Moção de Aplausos, ainda foi prestigiada pelos vereadores, Ezequiel Câmara (Progressistas), Lauro Kloch (PSD), Romeu Moreira (Dem), que também recebeu homenagem pelo apoio ao longo de décadas ao esporte local em diversas modalidades.

Dr. Paulo Henrique (PTB), Toninho do Jesus (Podemos), e Zivan Almeida (PSC).

O vice-prefeito Cássio Góis (PSD), e o chefe de gabinete da prefeitura Silvio Machado compuseram a mesa de autoridades.


FOTOS NO LINK (https://photos.google.com/share/AF1QipPnRBA0BvLomvXUkvjZEihv1QcAeHQRiqXT2nGeCo2ZlKnPAD02JMGkUKIhX0er2Q?key=Q1Q3UHh0Z2wyMFRRSXROcGVEZko2MzhOMUhIVXh3)


Lista dos homenageados: ADAIR ANTONIO PERIN, AGOSTINHO ESPOZETTI NETO, ANA PAULA BARONI,

 

ANTÔNIO ALAOR TOLEDO, ANTÔNIO MARQUES NUNES, AUSTIA DE SOUZA AZEVEDO,

 

CHARLES DE SOUZA DUARTE, CIRENE DOS SANTOS

AZEVEDO, CIRONE DEIRÓ, EVERALDO C. DE OLIVEIRA,

 

CLAUDEMAR LITTIG, DIEGO FIGUEIREDO MAIA, EDIONE LEITE.

FRANCISCO DE ASSIS RAMOS FILHO, GILVAN FERREIRA BONI,

 

GIOVANNA LAÍS BIHL, HAMILTON DE SOUZA AZEVEDO, HELENA PEREIRA DOS SANTOS.

 

ITAMAR NOGUEIRA DA SILVA FILHO, ITAMAR NERIS, JOSÉ APARECIDO D

SILVA, JOSE DE SOUZA AZEVEDO, JURANDIR FRANCISCO DOS SANTOS,

 

MARLENE DALTO, MARCOS BAPTISTA, MARCELO RODRIGUES MENDES,

MARCOS AURELIO BIAZZI, NEDESON TACCONI, PLINIO DE OLIVEIRA,

 

RIVANILDO CARMO DA SILVA, RAQUEL ERIKA LEITE RODRIGUES, RONIZIA LENZE, ROMEU RODRIGUES MOREIRA, SAMUEL DAIN DA CRUZ LOBATO,

 

SANDRA CARDOSO, SANDRA LOPES RODRIGUES, SIMONE OLIVEIRA,

VALDEMAR PEREIRA, VALDECIR APARECIDO NUNES, WELLITON NUNES,

WILSON SIMÕES DE MELO.

 

Paulinho do Cinema faz homenagem aos incentivadores do esporte cacoalense com Moção de Aplausos

por sorce — publicado 25/10/2021 21h16, última modificação 25/10/2021 21h16

Está acontecendo na Câmara Municipal de Cacoal, a Sessão Solene com Moção de Aplausos, aos incentivadores do esporte, de autoria do vereador Paulinho do Cinema.

Pastores se reúnem na Câmara para discutir a criação de projeto de lei para atender templos religiosos

por sorce — publicado 22/10/2021 12h47, última modificação 22/10/2021 12h47

A convite do presidente da Câmara, João Paulo Pichek (Republicanos), onze pastores evangélicos de várias denominações religiosas, se reuniram no plenarinho Natin Folli.

O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (22).

Conforme o presidente Pichek, a intenção é criar um projeto de lei na Câmara, que possa dar suporte aos templos em momento difíceis, como o provocado recentemente pela pandemia do coronavírus (Sars Cov2), e outras situações de calamidade pública.

Antes de iniciar o evento todos participaram de uma oração, logo após João Paulo Pichek, salientou que é católico praticante, e sempre que possível, e quando é convidado participa de cultos evangélicos.

“Aqui na Câmara mesmo, todas as segundas-feiras na abertura dos trabalhos legislativos, nós fazemos uma oração pedindo que Deus que abençoe essa casa de leis.

E também que nos dê sabedoria para conduzi-la da melhor forma possível.

Inclusive quero agradecer o Pastor Adair da IEAD, que mesmo não estando mais trabalhando aqui, faz questão de vir todo segunda-feira fazer essa devoção”, finalizou o presidente.

 

 

Após pedido do vereador Pichek, Cacoal recebeu 800 mil de emenda da deputada federal Silva Cristina, para realização de cirurgias eletivas

por sorce — publicado 21/10/2021 20h23, última modificação 21/10/2021 20h23

Já está na conta do fundo municipal de saúde da prefeitura de Cacoal, os oitocentos mil reais (800.000.00), da emenda individual da deputada federal Silvia Cristina (PDT).

O valor total da emenda liberada, é de um milhão e duzentos mil reais, (1.200.000.00), os quatrocentos mil reais (400.000.00), restantes devem cair na conta nos próximos dias.

Por telefone, a deputada Silvia Cristina informou ao presidente da Câmara, João Paulo Pichek (Republicanos), sobre o depósito efetuado.

“A deputada Silvia me ligou para dar essa excelente notícia comunicando que os 800 mil já está na conta do município, esse recurso veio em boa hora, pois vai auxiliar e muito nossa saúde com as cirurgias eletivas;

 

Só tenho que agradecer a Silvia Cristina, que não mediu esforços para trazer esse recurso para Cacoal, através de sua emenda individual”, agradeceu o presidente.

 

A deputada Silvia Cristina, havia dito na Câmara, em sua visita mais recente em Cacoal, que os 800 mil reais, acabou se transformando em 1.200.000.00, ou seja aumentou 400 mil reais, e com isso quem ganha são os cacoalenses.

 

Câmara participa da abertura do 6º Concafé no complexo Beira Rio, evento reúne produtores de café de trinta municípios do estado

por sorce — publicado 21/10/2021 19h15, última modificação 21/10/2021 19h15

O presidente da Câmara, João Paulo Pichek (Republicanos), e os vereadores Ezequiel Câmara (Progressistas), Magnison Mota (PSC), Dr. Paulo Henrique (PTB), Romeu Moreira (DEM), Toninho do Jesus (Podemos), e Zivan Almeida (PSC), prestigiaram a abertura da 6ª edição do concurso de qualidade e sustentabilidade do café (CONCAFÉ).

Essa edição da premiação dos melhores cafés robustas de Rondônia, acontece no espaço Beira Rio, às margens do Rio Machado.

Conforme a secretaria estadual de agricultura esse ano 237 cafeiculturas estão participando do concurso, sendo que 42 são mulheres.

No decorrer do Concafé, vão acontecer palestras, oficinas e várias atividades ligadas aos cafeicultores.

O concurso é referência na região norte, destacando Rondônia no cenário nacional como um dos melhores cafés robustas do país.

Outro atrativo do concurso que vai atestar a qualidade do café é a premiação que nesta 6ª edição é de quatrocentos mil reais.

O primeiro colocado vai ganhar um trator cabinado, o segundo uma estufa de secagem de café, e de estática e fogo direto.

O terceiro colocado ganha um torrador standard 5 kg, o quarto colocado quinze mil reais em compras da empresa Pinhalense.

O quinto lugar tem dez mil reais em dinheiro, e o sexto e sétimo colocado 50 toneladas de calcário cada um.

Segue abaixo a programação completa do 6º Concafé disponibilizada pela Seagri:

21 DE OUTUBRO

9h – Abertura – TENDA CONCAFÉ

9h30 – Projeto Água Nossa de Cada Dia, alternativa para sustentabilidade na cafeicultura / Jorge Valdemir Murer, Secretaria Municipal de Agricultura de Cacoal

10h – Perspectivas de mercado para cafés especiais / Alex Morie, barista, Cafeteria Existe um Lugar

10h30 – Robustas Amazônicos – Cafés com Identificação Geográfica / Juan Travain, Presidente da Caferon

11h – Concafé – Cafés e histórias especiais / Maciel Lemos, Extensionista da Emater-RO e Poliana Perrut de Lima, Técnica ATeG Senar-R

12h – Intervalo

14h – Rede Estadual de Avaliação de Clones de Cafés / Alexsandro Teixeira – Pesquisador da Embrapa Rondônia.

14h30 – Manejo fitossanitário do cafeeiro / Matheus Vilhena Parenti – Desenvolvimento de Mercado Syngenta.

15h – Pragas e doenças do café canéfora com foco na broca e cochonilha das rosetas / César José Fanton – Pesquisador do Incaper.

16h – Boas práticas na produção de mudas de café canéfora / Abraão Carlos Verdin Filho – Pesquisador do Incaper.

17h – Diagnóstico da produção de mudas de café em Rondônia / Câmara Setorial do Café de Rondônia e Idaron.

18h – Atração cultural / Cuiabano e Douradense, Dupla sertaneja.

20h – Encerramento

OFICINAS TÉCNICAS (QUIOSQUE DO CAFÉ).

9h – Oficina de torra do café / Thiago Nunes Emerich de Paula, Diretor de P&D – Atilla

10h30h – Oficina sobre métodos de preparo do café / Pedro Foster e João Foster, Baristas – Fuzz Cafés.

14h – Oficina de classificação física do café / Jean Ramos dos Santos e Luiz Pereira de Barros, Classificadores de café – Idaron.

15h30 – Oficina de torra do café / Thiago Nunes Emerich de Paula, Diretor de P & D – Atilla.

17h – Demonstração de aplicação de defensivos agrícolas via drone / Matheus Vilhena Parenti – Desenvolvimento de Mercado Syngenta.

17h - Oficina sobre métodos de preparo do café / Alex Morie, barista, Cafeteria Existe um Lugar.

22 DE OUTUBRO

 9h – Cerimônia de premiação do 6° Concafé Rondônia.

Apresentação: Janderson Dalazen, Coordenador do Concafé.

Animação:  Jader, cantor e violeiro

13h – Encerramento

Outras atrações (Dias 21 e 22)

Exposição e venda de cafés robustas amazônicos, Feira de agroindústria e artesanatos.

Assinatura de contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário – UTE/SEAGRI, e Atrações culturais.

 

Vereadores apuram denúncia de supostas mortes de pacientes por contaminação na hemodiálise

por sorce — publicado 20/10/2021 12h22, última modificação 20/10/2021 12h22

Em busca de informações quanto a denúncias divulgadas na última segunda-feira (18), onde trinta (30), pacientes que fazem tratamento de diálise em Cacoal, teriam morrido em decorrência de uma suposta contaminação nos bicos da máquina que realiza os procedimentos;

 

Uma comitiva de parlamentares composta pelo vereador Toninho do Jesus (Podemos), vice-presidente da comissão permanente de educação, saúde e assistência social, Ezequiel Câmara (Progressistas), Paulinho do Cinema (PSB), e Romeu Moreira (Dem).

 

Os vereadores compareceram na clínica de hemodiálise na manhã da última terça-feira (19), para averiguar os fatos relatados.

 

Em conversa com os médicos, enfermeiros e técnicos, foi questionado o número de mortos, a qualidade da água, e dos filtros das máquinas de diálise.

 

O vereador Paulinho do Cinema pediu à clínica de hemodiálise um relatório com a relação dos óbitos e do laudo da água.

 

A água não está contaminada, recentemente realizaram testes, e o laudo deu negativo para contaminação, bem como os picos e filtros, quanto aos filtros algumas máquinas utilizam filtros, outras não.

 

Aos pacientes os vereadores perguntaram às pessoas que estavam lá fora, vocês estão felizes com a hemodiálise?

Não teve uma pessoa para reclamar, eles disseram que os médicos atendem muito bem, os enfermeiros nos atendem muito bem, nós nunca mais chegamos aqui e tivemos problema de não ter insumo, a gente vai e volta tranquilidade, (Disseram os pacientes).

 

Os vereadores também perguntaram, o que vocês acham que tem que mudar?

 

Em respostas ouviram; gostariam que voltassem a ser servidos o lanche lá dentro na máquina, porque eles ficam cansados durante o procedimento de hemodiálise.

 

A médica diz que não pode servir lanche durante o atendimento porque as máquinas são próximas, e ainda existe o problema da covid-19.

 

Uma reclamação foi o que eles acham que as pessoas que vão acompanhá-los também pudessem fazer alimentação, muitas vezes eles vêm de outras cidades e não tem dinheiro para comer e nem tempo de comer.

Paulinho do Cinema afirmou que vai levar essa questão da alimentação ao prefeito Adailton Fúria (PSD), pois é um pedido mais que justo dos acompanhantes.

 

 

 

Vereador Corazinho pede criação de CPI para investigar mortes no Centro de Hemodiálise de Cacoal

por sorce — publicado 19/10/2021 13h04, última modificação 19/10/2021 13h04

Denúncia foi formalizada pelo vereador dr Paulo Henrique na mesma Sessão, e confirmada pelo médico dr Luis Parada em áudio divulgado amplamente pela rede social do WhatsApp na tarde desta segunda-feira (18)

 

Ao usar a Tribuna da Câmara Municipal de Cacoal na Sessão Ordinária desta segunda-feira (18), o vereador Valdomiro Corá (Corazinho/MDB) solicitou ao presidente da Casa de Leis João Paulo Pichek (PR), que formasse uma Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) para investigar as 30 mortes ocorridas nos últimos 7 meses no Centro de Hemodiálise de Cacoal.

A denúncia foi oficializada pelo vereador Paulo Henrique dos Santos Silva (dr Paulo Henrique/PTB) na mesma Sessão. “Esta Casa precisa cobrar do prefeito, da secretária de Saúde e demais responsáveis, uma explicação sobre essas denúncias, e o sobre o que pode ser feito para que esta situação, que é muito séria, se resolva”, cobrou Corazinho.

Em à parte, o vereador dr Paulo Henrique, assegurou que já falou com profissionais da área, e deixou claro que a denúncia e tão grave que o Ministério Público (MP) já está tomando providências em relação ao assunto.

“O Laudo comprova que a contaminação está no bico, dentro da máquina, por falta de manutenção. Um bico custa em torno de R$ 1 mil, mas a Prefeitura não trocou nos últimos 7 meses. A empresa anterior trocava mensalmente, mas isso não foi feito na atual gestão”, reforçou o vereador autor da denúncia, lembrando que o contrato com a empresa que prestava o serviço, venceu em maio deste ano, e questionando: “como que o dinheiro do Governo Federal continua caindo na conta da empresa, e a Prefeitura administrando a pessoa jurídica da empresa e a conta bancária sem renovar o contrato?”.

Áudio confirma

Em áudio divulgado amplamente na tarde desta segunda-feira nos grupos de WhatsaAp do município, o médico urologista Luis Eduardo Dias Parada, responsável pela empresa que administrava anteriormente o Centro de Diálise de Cacoal, confirma as 30 mortes ocorridas nos últimos 7 meses ao vereador Paulo Henrique e assegura que, desde que a atual Administração Municipal assumiu o serviço, os filtros das máquinas que servem para evitar impurezas, não foram mais trocados.

“A contaminação dos bicos das máquinas, é um fator incontestável constatado no Laudo, e a demissão de funcionários para contratação de pessoal sem experiência na área, pode ser uma das causas de contaminação também”, confirma o médico no áudio, denunciando também falta de aquisição de novos cateteres para realização da hemodiálise como outro fator que pode ser agravante para as mortes.

De acordo com o médico, o caso foi denunciado pelas médicas responsáveis ao MP (confira abaixo na íntegra).

Ao fazer uso da Tribuna, o presidente da Câmara disse que não considera necessária a instalação de uma CPI para investigar o caso, e apenas solicitou a Comissão de Saúde do Legislativo que verifique a situação para averiguar a veracidade das informações, “e caso outros vereadores queiram, podem acompanhar a Comissão em uma visita ao local”.

Seguindo seu raciocínio de dúvidas em torno das denúncias, Pichek relatou ainda que, “se realmente tivessem ocorrido estas 30 mortes, certamente a Sessão da Câmara teria pelo menos cinco pessoas cobrando uma solução para isso”.

As dúvidas em torno do assunto, -mesmo diante das provas detectadas no Laudo após a coleta de amostras, e que foi amplamente divulgado por vários sites noticiosos do estado-, foram endossadas pelos vereadores Paulo Roberto Duarte Bezerra (Paulinho do Cinema PSB) e Ezequiel Câmara (Minduim PP).

13º

Outro problema de má gestão em torno do Centro de Diálise de Hemodiálise de Cacoal que já foi denunciado pelo vereador Corazinho, é a falta de pagamento do 13º referente à dezembro de 2020 que trabalham na Unidade e ainda não foram pagos pela Prefeitura, que se comprometeu em pagar o benefício ainda em janeiro deste ano quando assumiu a administração do local. A informação também foi confirmada por servidores ao vereador dr Paulo Henrique nesta segunda-feira (18).

Casas Populares

Durante o seu discurso na Tribuna da Câmara, o vereador Corazinho também solicitou à Mesa Diretora da Câmara que oficialize o secretário de Planejamento do município para que preste esclarecimentos sobre o processo do Residencial Cidade Verde, que conforme salientou, “está parado, e até o momento não tem uma solução”.

“Quero dizer a todos que o vereador Corá, juntamente com os demais vereadores de Cacoal, tem lutado em defesa dos contemplados com as Casas Populares, e da validade do Sorteio realizado em dezembro de 2020”, completou.

Na Sessão, o vereador também voltou a cobrar esclarecimentos sobre o retorno das aulas na área rural. “Se for esperar fabricar ônibus para atender a demanda, teremos aula só em 2023”, alertou o parlamentar, chamando a atenção dos pais para que também se atentem à real situação da Educação para que “os filhos não sejam ainda mais prejudicados”.

 

Assessoria do vereador

Tribuna Popular foi homenageado com Moção de Aplausos na Câmara

por sorce — publicado 19/10/2021 12h30, última modificação 21/10/2021 18h33

O jornalista Adair Antônio Perin, sua família e os colaboradores do jornal Tribuna Popular receberam homenagens no plenário do poder legislativo.

A Sessão Solene com Moção de Aplausos é de autoria do vereador e jornalista Dr. Paulo Henrique (PTB). O presidente da casa de leis João Paulo Pichek (Republicanos), e os vereadores Ezequiel Câmara (Progressistas), Romeu Moreira (DEM), Paulinho do Cinema (PSB), e Zivan Almeida (PSC) prestigiaram a homenagem ao Tribuna Popular.

 

Para o jornalista Adair Antônio Perin, a Moção de Aplausos, veio selar com chave de ouro o reconhecimento pela prestação dos relevantes serviços, ao longo dos 41 anos de história no jornalismo de Cacoal, e de Rondônia.

 

O jornal impresso circulava em todo estado de Cacoal, e Vilhena no cone sul, Guajará Mirim e a capital Porto Velho, sempre cumprindo o papel de informar de forma imparcial e transparente.

 

“Nós fizemos um legado, e com trabalho sério conseguimos fazer história nesses 41 anos, isso é muito gratificante”, frisou Perin.

 

Giliane Perin, seguiu os passos do pai, ela comentou que cresceu dentro do Jornal Tribuna Popular, era lá que ela brincava quando criança, e foi sua admiração pelo pai, que a levou a escolher cursar jornalismo.

Mesmo antes de morar em Cacoal, o juiz Mário Milani, da 4ª vara cível, já era leitor do Tribuna Popular:

 “O Tribuna Popular sempre divulgou a sociedade cacoalense, através do jornal nós sabíamos de tudo que acontecia em Cacoal, hoje o Tribuna continua forte e muito, embora em uma plataforma digital, mas com a mesma qualidade de conteúdo", pontuou o magistrado.

Autor da propositura de homenagem. Paulo frisou: “Como jornalista essa é uma singela homenagem frente a importância do Jornal, por tudo que representa no jornalismo impresso, quando cheguei à Cacoal era recém-

formado, e tive a oportunidade e o privilégio de ser um dos colaboradores do Tribuna, e hoje como representante da categoria na Câmara, não poderia deixar de prestar essa Moção de Aplausos”, concluiu o vereador.

Ao destacar a relevância do jornal Tribuna Popular, o presidente da casa, João Paulo Pichek (Republicanos), mostrou uma moldura de uma reportagem que ele fez questão de guardar em seu gabinete;

Onde destaca o fato da família Pichek, ter oferecido um terreno para a construção do hospital municipal, e a oferta ter sido ignorada, pela administração do prefeito Padre Franco na ocasião.

 

Dezenas de colaboradores receberam homenagens:

 

 ADAIR ANTONIO PERIN, LEANE PERIN

- TALES DONAT PERIN

- GILIANE PERIN

- ADRIANE PERIN

- IVANI PERIN

- DENISE EUGÊNIA PAULO DA SILVA

- BASILIO CESAR THEOTONIO

- ELI BATISTA

- DANIEL OLIVEIRA DA PAIXÃO

MOISÉS OLIVEIRA DA PAIXÃO

- LUIZ GONZAGA BARROSO

- CLEALDO GUIMARÃES CABRAL

- LUIZ CARVALHO

- MARISA LINHARES

- EDSON ARTHUR DA SILVA

- ODILMAR VARGAS

- DR. JOSÉ COSTA

- DR. FLÁVIO LUIZ DOS SANTOS

- ANTÔNIO SANTOS (TONINHO DO JORNAL)

- JOSÉ LUIZ ALVES

- FRANCISCO XAVIER GOMES

- VALDECIR FRACARI

- ANDERSON RAFALSKI

- CLAUDINEI SORCE

- EDUARDO ALECRIM

- FERNANDA BONILHA

- JANETE VARGAS

- EVAMAR MESQUITA

- MARILZA MOREIRA NUNES.

JOSÉ ANTONIO FRAGOSO

- ANTONIO CARLOS VALADARES

- ADÃO WENZEL DO NASCIMENTO

- ADEMAR ROMANO

- FRANCISCO REGINALDO JOCA

- HEITOR DONAT

- VILMAR DEL CASTANHEL SPRÍCIGO

- VALDIVINO CABRAL

- LUCINEIDE MARIA DOS SANTOS

- OSÉIAS CORREIA DE BRITO

- LUIZ DOS SANTOS

NELIS DOS SANTOS

- NILCEIA DEO DE FREITAS

- PAULO KATATAL DE SOUZA

- NIRLEI BERTILHA DE ARAUJO

- MIRIAN DONAT

- JUSMAR LUIZ SILVA LUSTOZA

- RUBENS CAMPOS

- FERNANDO VON NOBLE

- DEVAIR MOURA

- VILSON SOBRINHO VIEIRA

- ROGERIO ADERBAL

- PAULO HENRIQUE DOS SANTOS SILVA

- PERSEU REJANI GONÇALVES QUILES

- THIAGO BARISSON

- JOSÉ ANÍZIO BIANCHI

- DR. SENEVAL VIANA DA CRUZ

- NEUZA MARIA PERIN LIMA

- DR. BERNANDO PENNA SCHIMIDT

- JÉSSICA ENGELHARDT

- EDNA OKOBAYASHI

- WILSON ROCHA

-MARCOS SUNIGA

- ERIKA FREITAS

- JEAN FREITAS

- ELCILEN FORTUNATO

- JOSÉ OSMAR MORAIS

● IN MEMORIAN:

 

- JOSÉ CARLOS PEREIRA

- MOISÉS FANTON

- MARCOS DE OLIVEIRA “PARAÍBA”

DR. ANTONIO PAULO DOS SANTOS

- VERA LÚCIA DE ALMEIDA

- DR. VALTER NUNES DE ALMEIDA

- DR. FRANCISCO AZEVEDO RODRIGUES

e NESTOR CAMPISTA.

 

 

 

 

Paulinho do Cinema faz homenagem aos professores e supervisores, alusivo ao dia do professor

por sorce — publicado 19/10/2021 11h37, última modificação 19/10/2021 11h37

Para o vereador Paulinho do Cinema (PSB), os professores, e supervisores devem ser respeitados e homenageados todo ano.

 

Inclusive pediu ao prefeito Adailton Fúria (PSD), que enviasse um projeto de lei para Câmara, transformando esse projeto em lei.

Conforme Paulinho, os professores e supervisores o procuraram, e chegaram ao boliche no sábado (16), ficando das 14h às 16h.

“Ficaram comigo lá, se divertiram muito, saíram felizes, é um povo abençoado, maravilhoso que ensina os nossos filhos e na próxima sexta-feira (22), eles vão ao cinema ver um filme, e será uma honra tê-los lá no cinema também.


Doze professores, doze supervisores e a equipe participaram, a Virginia e o pessoal que comandou toda essa questão da premiação deles.

Ações do documento