Notícias

por Interlegis — publicado 31/10/2018 07h30, última modificação 31/10/2018 12h47
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

CONVOCAÇÃO PARA ENTREGA DE DOCUMENTOS.

por Interlegis — última modificação 31/10/2018 12h51
Convocação do candidato aprovado no Concurso Público da Câmara Municipal de Cacoal

CONVOCAÇÃO PARA ENTREGA DE DOCUMENTOS. - Leia mais…

Corazinho pede climatização da Capela Mortuária

por nilceia — publicado 08/08/2017 20h03, última modificação 08/08/2017 20h03

 

No retorno da sessão legislativa na última segunda feira 3,  o vereador Corazinho encaminhou indicação ao Executivo Municipal cobrando climatização da Capela Mortuária. O vereador disse que é o mínimo que a prefeitura pode oferecer as famílias que ali se encontram num momento difícil, precisam estar mais bem acomodados. O vereador cobrou ainda sinalização na Avenida Rio de Janeiro, nas proximidades da Capela.

 

Ainda em seu discurso voltou a falar da situação precária da saúde. O vereador solicitou ao prefeito municipal melhorias urgentes na saúde, pediu a contratação de médicos, remédios e melhoria no atendimento. “É fundamental que neste momento critico que esta a saúde publica, possamos mudar as nossas atitudes e sejamos mais humanos no trato com os pacientes que buscam auxilio nos hospitais públicos”, disse o vereador.

 

Finalizando o vereador falou da importância de buscar parcerias para resolver os problemas emergências do município.  

Katatal alerta quanto à forma de cobrança da iluminação pública

por nilceia — publicado 08/08/2017 20h03, última modificação 08/08/2017 20h03


ASCOM/CMC-O presidente da Câmara de Cacoal vereador Luiz Carlos Katatal chamou a atenção da Administração quanto à possível inconstitucionalidade na forma de cobrança da iluminação pública em Cacoal. Katatal explicou que a taxa deve ser um valor único para todos, principalmente nos bairros onde não há uma diferenciação da iluminação pública fornecida.

 

Segundo Katatal da forma que vem sendo efetuada a cobrança, um percentual sobre o valor da conta, poderá ser caracterizado inconstitucional, pois a iluminação pública é igual para todos, portanto não se justifica alguns pagarem mais e outros menos. “Não há como manter um percentual em cima da conta, porque nem todos pagam a mesma tarifa, portanto quem paga uma conta maior acaba ficando no prejuízo”, explicou.

 

O presidente também explicou que a própria cobrança da tarifa enérgica do município também deve ser revista. Katatal disse que somente pela iluminação da BR, o município paga mais de 70 mil reais à CERON, porém a Ceron usa o espaço público na colocação dos potes e não paga nada por isso. “Essa questão precisa ser revista se o município paga a iluminação, nada mais do que justo a fornecedora de energia pagar pelo uso do espaço no município”, frisou o presidente.        

Finalizando Katatal disse que, essa é uma questão que deve ser amplamente discutida, para que se encontre uma solução viável para todos.    

 

Nilceia Freitas - DRT 920/RO

SESSÕES LEGISLATIVAS RETORNAM HOJE

por nilceia — publicado 08/08/2017 20h03, última modificação 08/08/2017 20h03

                               

O recesso parlamentar dos vereadores de Cacoal acabou dia 1º, mas o retorno das sessões ordinárias do Poder Legislativo, acontece nesta segunda-feira, 03, às 18h30min horas. A sessão desta segunda-feira será realizada em local provisório devido à reforma que esta acontecendo na Câmara, porém será no mesmo endereço da sede da Câmara.  A sessão deverá contar com a presença do prefeito Franco Vialleto.

 

            Exerça a sua cidadania participe das sessões do Poder Legislativo! 

Casa de Apoio Pacientes Com Câncer precisa de ajuda

por nilceia — publicado 08/08/2017 20h03, última modificação 08/08/2017 20h03


A Casa de Apoio Pacientes Com Câncer, localizada na Estrada de Santo Antônio, em Porto Velho, busca apoio da comunidade rondoniense para continuar o atendimento às pessoas acometidas pelo Câncer e que passam por tratamento no Instituto São Pellegrino. A Casa é administrada pela Associação dos Rotarianos Rio Madeira e presta serviço voluntário desde 1998.

 

Com um trabalho voluntário diferenciado, a presidente da Associação dos Rotarianos e também administradora da Casa de Apoio, Maria de Nazaré, relata que são muitas as dificuldades encontradas, porém o amor ao próximo é maior e supera todos os obstáculos. “A nossa ajuda vem das pessoas que precisam da casa e da própria comunidade que colabora diariamente para que possamos continuar o nosso trabalho”, frisou.

 

Maria de Nazaré informou que atualmente a casa está precisando dos alimentos básicos como arroz, feijão e carne. “Mantemos diariamente 60 pessoas na casa e esses produtos básicos não são caros, porém é o de maior consumo”, disse Nazaré, ressaltando que pessoas de qualquer município poderão colaborar, porque a instituição abriga pacientes de todo Estado.        

 

Em recente visita a instituição, o assessor parlamentar Nilson Ferreira, constatou de perto o excelente trabalho prestado às pessoas acometidas pelo câncer. “É emocionante a dedicação e a demonstração de amor ao próximo da senhora Nazaré”, disse o assessor, destacando que o local não parece abrigar pessoas com doenças de tal gravidade, pois o ambiente é bem tranqüilo e traz paz de espírito aos pacientes para poderem continuar a luta contra a doença.

 

Em conversa com o presidente da Câmara de Cacoal e presidente da Associação das Câmaras de Vereadores de Rondônia-ASCAVERO, vereador Luiz Carlos Katatal (PTB), o mesmo se prontificou em buscar parcerias e levar informações aos demais municípios para atender as necessidades da Casa de Apoio Pacientes com Câncer. “Sabemos das dificuldades encontradas pelas instituições e nos colocamos a disposição para juntos prestarmos essa solidariedade”, disse o presidente.         

 

As pessoas interessadas em colaborar com a instituição poderão entrar em contato através dos telefones (69) 3223 -1421 – 3223 -5746 ou através do celular 9976-3637, falar com a senhora Nazaré.

 

 

Nilceia Freitas – DRT920/RO

Cacoal -28-07-2009

 

 

Câmara Abre 128 Vagas para Informática

por admin publicado 08/08/2017 20h03, última modificação 08/08/2017 20h03


ASCOM/CMC-A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Cacoal abre no período de 20 a 24 deste mês (julho), as inscrições para o curso de Introdução a Informática.  Os cursos oferecidos gratuitamente são Windows XP, Word, Excel e Power Point. As aulas terão inicio no dia 03 de agosto.

 As inscrições estão abertas para os períodos da manha, tarde e noite e ao todo serão oferecidas 128 vagas. A duração do curso é de 40 horas/aulas com entrega de certificado na conclusão do curso. Para efetuar as inscrições o interessado deverá ter idade mínima de 14 anos, apresentar uma cópia de documento (RG, CNH, ou Registro de Nascimento, etc) e uma foto 3 x 4.

 A Escola do Legislativo é uma iniciativa do Presidente da Câmara vereador Luiz Carlos Katatal e tem como meta principal oferecer oportunidade aos jovens e estudantes uma capacitação para o ingresso no mercado de trabalho. Nos últimos anos milhares de jovens foram beneficiados com esse projeto. “A Câmara deixou de ser apenas um órgão legislador, passando a ser também um importante aliado na busca de dias melhores para a comunidade”, disse o presidente.

 Para o presidente a formação de cada cidadão passa primeiramente pela questão educacional, por isso a necessidade de buscar cada vez mais incentivo para os jovens. “Vivemos numa era de constantes mudanças e os jovens cada vez mais estão buscando qualificação profissional visando garantir a sua inserção no mercado de trabalho, que a cada dia está mais exigente”, explicou Katatal, frisando que a Câmara tem sido nos últimos anos, um importante ponto de apoio a esses jovens que buscam na informática o caminho para o primeiro emprego.

 

Nilceia Freitas – DRT/920/RO

Katatal faz balanço da Semana da Família

por nilceia — publicado 08/08/2017 20h03, última modificação 08/08/2017 20h03

Pelo menos 1100 estudantes participaram da I Semana da Família, com o tema “Família: Projeto de Deus”, realizado na Câmara dos Vereadores de Cacoal no período de 9 a 12 de junho. O presidente da Câmara, Luiz Carlos Katatal (PTB), idealizador do projeto, destacou em seu discurso o empenho de inúmeras pessoas e instituições na realização do evento, a exemplo da Secretaria Municipal de Ação Social e Trabalho (Semast), Associação dos Pastores Evangélicos de Cacoal (Apec), Pastoral da Família e Pró-Jovem.

Segundo o presidente da Câmara, está faltando comprometimento dos pais com a educação dos filhos. É por isso que a partir de agora, o projeto será levado para dentro das escolas. “Ou nós levantemos a bandeira da família e reconhecemos nossos erros e nossas falhas como chefes de família, ou haverá o caos social”, disse o vereador.

Katatal afirmou em seu discurso que continuará buscando o apoio e a parceria das instituições para despertar a atenção das famílias de Cacoal. Questões como a exploração sexual de crianças e adolescentes, gravidez na adolescência, pedofilia e outros temas de interesse das comunidades (que foram discutidos na I Semana da Família), serão levados para dentro das escolas, onde serão amplamente debatidos por meio do projeto “Família: Projeto de Deus”.

Os vereadores de Cacoal foram unânimes em afirmar que a I Semana da Família abriu uma importante discussão sobre o futuro das comunidades locais, com enfoque para a necessidade do envolvimento dos pais no acompanhamento da vida escolar dos filhos.

 

Indicações

 

O vereador Katatal apresentou, na última segunda-feira, três indicações ao Poder Executivo, solicitando a recuperação da recuperação do asfalto do Anel Viário (Bairro Brizon), troca de lâmpadas nos postes da Rua dos Pioneiros e uma operação tapa-buracos na Rua Presidente Médici, no trecho compreendido entre as avenidas 7 de Setembro e Belo Horizonte.

Câmara encerra Primeiro Período Legislativo de 2009

por nilceia — publicado 08/08/2017 20h03, última modificação 08/08/2017 20h03

ASCOM/CMC- A Câmara Municipal de Cacoal encerrou ontem, 29, o primeiro período Legislativo de 2009. Na pauta da Sessão 8 projetos, sendo todos de autoria do Poder Executivo. Entre os projetos que foram aprovados por unanimidade estavam o de convênio com o Centro de Reabilitação Neurológica para realização da Feira da Solidariedade e o de aumento para os servidores da saúde.

   Durante a sessão presidente da Câmara, vereador Luiz Carlos Katatal (PTB), destacou o importante trabalho dos vereadores nos seis meses de mandato analisando, discutindo e aprovando os projetos de interesse da comunidade em tempo recorde. “Foram seis meses de muito trabalho de todos os vereadores, visando sempre satisfazer os interesses da comunidade”, disse o presidente, destacando a parceria com o Poder Executivo.

  Katatal frisou que todos os projetos forma amplamente discutidos para que não pairassem dúvidas na sua eficácia. “Temos certeza do nosso dever cumprido nesse primeiro período e esperamos poder continuar buscando sempre melhorias em beneficio da população”, frisou Katatal, destacando o importante projeto de aumento para os servidores da saúde e chamando a atenção do poder executivo para rever a situação dos demais servidores do município.

   Todos os vereadores foram unânimes em afirmar que apenas as Sessões Ordinárias estão suspensas, os demais departamentos e os gabinetes estarão funcionando normalmente durante o recesso parlamentar para atender a comunidade.

Ury pede responsabilidade na saúde

por nilceia — publicado 08/08/2017 20h03, última modificação 08/08/2017 20h03


ASCOM/CMC- A vereadora Uriety Prado Dorofê (PMDB), disse que durante o recesso esteve trabalhando principalmente na área da saúde onde constatou diversas situações desumanas nas unidades de saúde. A vereadora cobrou da administração gerenciamento e humanização no atendimento á comunidade.  

 

A vereadora frisou que muitos fatos que ocorrem na administração, não chegam ao conhecimento do prefeito. Segundo a vereadora os casos vergonhosos de mau atendimento na saúde acontecem diariamente, tanto na Unidade Mista quanto no Materno Infantil e isso precisa ser revisto. “É preciso gerenciamento na saúde ou então em breve entraremos num colapso”, disse a vereadora, frisando que faltam materiais básicos e principalmente pessoas capacitadas para o atendimento.

 

Ainda em seu discurso na sessão da ultima segunda-feira, Ury disse que as obras inacabadas no município precisam de solução. Segundo a vereadora as empresas que executaram os serviços devem ser notificadas. “Não podemos simplesmente ignorar que a responsabilidade é da empresa em recuperar o que foi danificado”, disse a vereadora, frisando que a administração precisa zelar pelo bem público. 

 

Nilceia Freitas DRT 920/RO

Vereador Corazinho pede a reavaliação do trânsito de Cacoal

por nilceia — publicado 08/08/2017 20h03, última modificação 08/08/2017 20h03

A Avenida Malaquita tornou-se uma das vias públicas mais movimentadas de Cacoal, mesmo antes da inauguração do Hospital Regional. Por ser a principal via de ligação entre a BR 364 e o maior hospital público da região central do estado, a expectativa é a de que o trânsito ali se torne ainda mais caótico, se não houver ações planejadas por parte do poder público para melhorar o fluxo de veículos e pedestres e evitar os acidentes.

 

Neste sentido, o vereador Valdomiro Corá (PV) solicitou ao Poder Executivo, por meio da indicação 430/CMC/09, uma reavaliação do trânsito da Avenida Malaquita. Em atenção à indicação apresentada pelo vereador, o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Gerson Antônio Sapper, informou por meio do ofício 073/SEMTTRAN/09, que já solicitou um engenheiro de trânsito ao Detran/RO para que em parceria com a municipalidade possa encontrar soluções para a questão da Avenida Malaquita.

 

Rua Pedro Rodrigues

 

Entre os pontos mais críticos da Avenida Malaquita, está a esquina com a Rua Pedro Rodrigues, onde acidentes graves tem sido registrados com maior freqüência. Para resolver o problema, Valdomiro Corá solicitou que seja avaliada a possibilidade de transformação da Rua Pedro Rodrigues em mão única. O secretário de trânsito informou que a questão já está em estudos para verificar tecnicamente a viabilidade.

 

Mortes

 

O vereador afirmou que sua preocupação se justifica pelo grande número de vidas que já foram ceifadas na Rua Pedro Rodrigues, onde até um caminhão da prefeitura matou uma criança, e na Avenida Malaquita, onde recentemente um caminhão desgovernado tirou uma vida e deixou mais duas pessoas gravemente feridas. “Estes são apenas exemplos do que vem acontecendo nessas duas vias públicas, o que requer das autoridades ações enérgicas e responsabilidade com a questão do trânsito”, conclui.

Corazinho continua lutando em prol do trânsito de Cacoal

por admin publicado 08/08/2017 20h03, última modificação 08/08/2017 20h03


ASCOM/CMC - Depois de pedir a reavaliação do transito da Avenida Malaquita e da Rua Pedro Rodrigues, o vereador Corazinho (PV), solicitou também urgência na reavaliação da Avenida das Mangueiras, no Bairro Vista Alegre. O vereador frisou que um dos bairros mais populoso do município, com aproximadamente seis mil moradores e o trânsito naquela localidade precisa ser revisto.

Corazinho explicou que a Avenida das Mangueiras é muito estreita e o fluxo de veículos e pedestres é intenso naquele local. “Sugerimos que a referida avenida seja aumentada nas suas laterais, ou que seja permitido o estacionamento apenas de um  lado da via”, disse o vereador, frisando que soluções simples, mas que serão de grande importância para aquela comunidade.  

O vereador também fez uma indicação em prol da Avenida das Comunicações, no Bairro Teixeirão, pedindo prioridade ao secretario de obras, para que essa via possa seja recuperada o mais rápido possível. Segundo o vereador a referida via foi totalmente danificada pela implantação da Rede de Esgoto e ainda não foi recuperada, ficando em alguns pontos intransitável.

Outra solicitação do vereador foi em relação à Avenida Almirante Barroso para que seja realizada “operação tapa buracos”, pois a via tem muitas crateras no asfalto o que pode provocar sérios acidentes. “Devemos trabalhar com a prevenção para que vidas não venham a ser ceifadas prematuramente”, disse o vereador

A preocupação do vereador Corazinho é com a estatística de acidentes de trânsito em nosso município. Para o vereador o índice de acidente está muito elevado em Cacoal, sendo necessários estudos e um trabalho constante de conscientização junto a comunidade, para que as tragédias possam ser evitadas.

Aprovado Convênio com a ARCA

por nilceia — publicado 08/08/2017 20h03, última modificação 08/08/2017 20h03


ASCOM/CMC- Em sessão extraordinária a Câmara de Cacoal aprovou na manhã desta quinta 6, o Projeto de Lei 66/PMC/09, que autoriza o Poder Executivo a firmar convênio no valor de R$35.000,00, com a Associação Rural de Cacoal - ARCA. O projeto tem por objetivo cobrir despesas com serviços de terceiros e materiais de consumo para a realização da XI EXPOAC, que será realizada no período de 12 a 16 de agosto.

 

Para os vereadores é fundamental essa parceria do município com a Associação, haja vista que é uma festa que reúne pessoas de vários municípios e movimenta o setor da economia. “Nesses dias de festas é grande o movimento financeiro, tanto dentro do parque, quanto fora, pela movimentação de negócios principalmente do setor hoteleiro e gastronômico”, disse o presidente, ressaltando que os investimentos nesse setor contribuem para o crescimento do município.

 

Para o vereador Cesar Castro (PV) a realização da festa agropecuária é sem dúvida um momento ímpar para todos os munícipes. “Vivemos num clima de festa, mas também de expectativas pela movimentação financeira, são poucos dias, mas de grande importância para o desenvolvimento do município”, disse o vereador, frisando que o município é carente de grandes eventos e essa festa vem dar oportunidade a comunidade de momentos de laser com a família.  

 

 

Nilceia Freitas – DRT920/RO

Fernando Minervino sai em defesa da Escola Maria do Socorro

por nilceia — publicado 08/08/2017 20h03, última modificação 08/08/2017 20h03

A Escola Municipal Maria do Socorro, no Bairro Habitar Brasil, em Cacoal, continua tendo problemas com a falta de água, situação que levou o vereador Fernando Minervino (PTB) a solicitar da Secretaria Municipal de Educação uma solução para o caso. Na unidade de ensino estudam cerca de 950 alunos. O poço artesiano da escola secou, deixando os estudantes sem água.

 

O vereador argumentou que os bairros mais altos de Cacoal, como o Habitar Brasil, continuam a espera de uma solução do Poder Executivo para o problema da falta de água. Para Fernando Minervino, a prefeitura precisa agir rápido para que a população não sofra mais com a falta de água nas torneiras.

 

Outra questão levantada por Fernando Minervino diz respeito à falta de espaços de lazer na Escola Maria do Socorro. Ele solicitou a construção de um parque infantil para atender a comunidade escolar. O vereador apresentou ainda uma indicação solicitando a compra de dois caminhões-pipas para molhar as ruas não pavimentadas de Cacoal. Ele argumentou que a poeira pode gerar complicações respiratórias e outros problemas de saúde, atingindo principalmente as crianças.

Cooperativismo em sala de aula recebe apoio de Toninho da Emater

por nilceia — publicado 08/08/2017 20h03, última modificação 08/08/2017 20h03

O vereador Toninho da Emater (PTN), durante o discurso, na primeira sessão ordinária deste segundo semestre, enfatizou a importância de se introduzir o tema cooperativismo, como disciplina, na grade curricular municipal, quiçá na rede estadual de ensino. “Estamos apresentando a proposta. É necessário que os técnicos da educação analisem o tema e cheguem ao consenso quanto à importância da nova disciplina para cadeia produtiva de Cacoal e do estado de Rondônia” destacou.  

 

Segundo o parlamentar, o Brasil é um país que depende basicamente da agricultura, com cerca de 37% da sua população vivendo na zona rural. Em Cacoal, nos dias atuais, 30% da população vive na zona rural. A busca de competividade do setor e a existência de um mercado consumidor, cada vez mais exigente, fazem com que seja necessária mão-de-obra especializada, preenchida por meio da educação.

 

Parque Cafeeiro

 

Partindo desse pressuposto, Toninho apresentou ao prefeito Franco, o projeto de renovação do parque cafeeiro. Ao todo, o projeto, encabeçado pelo parlamentar, tem como meta renovar 800 hectares de café, em Cacoal, no período de 2009 a 2012.  O projeto foi deliberado e aprovado nesta semana, durante reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CMDR.    

 

Defensor do homem do campo, Antônio Fernandes de Assis, conhecido como Toninho da Emater, acredita que o que fomenta a economia local é à força do homem do campo. Daí a importância de trabalhar em prol de projetos que contemplem este setor. “Meu objetivo é somar com a classe produtora para que nossas crianças, nossa cidade, alimentem-se com produtos de qualidade e principalmente sem agrotóxicos” destacou.

Penha Simão reivindica farmácia popular

por nilceia — publicado 08/08/2017 20h03, última modificação 08/08/2017 20h03


 

ASCOM/CMC-A vereadora Penha Simão (PMDB), em seu discurso na Sessão da última segunda-feira, 10, reivindicou do Executivo a implantação da Farmácia Popular no município. A vereadora justificou seu pedido, destacando a grande dificuldade encontrada pelas pessoas idosas e também pelos que usam medicamentos contínuos, para ter acesso aos medicamentos básicos. Penha também pediu a Secretaria de Transito orientação aos motoristas em relação aos estacionamentos.

 

Penha frisou que a farmácia popular deve ser centralizada, priorizando assim principalmente as pessoas idosas. “Sabemos das dificuldades dessas pessoas em ter acesso aos postos de saúde, por isso a necessidade de implantar uma farmácia no centro de Cacoal”, disse a vereadora, ressaltando que hoje as dificuldades na saúde são muitas, porém é preciso pelo menos amenizar o sofrimento dessas pessoas, dando a elas a oportunidade do acesso mais fácil ao tratamento.        

 

Em relação ao trânsito, a vereadora explicou que Cacoal cresceu muito nos últimos anos e consequentemente aumentou também a frota de veículos. Segundo a vereadora hoje a maior dificuldade esta em relação aos estacionamentos no centro da cidade. “É necessário um atenção maior por parte dos agentes de trânsito na questão de orientar as pessoas, quanto à forma correta de estacionar seus veículos, principalmente motocicletas, que acabam ocupando um grande espaço devido à forma inadequada de estacionar”, explicou.

 

Penha também pediu atenção em relação aos veículos de grande porte que estacionam próximo as esquinas, o que acaba prejudicando a visibilidade. “é também necessário orientação aos motoristas neste sentido, haja vista que a própria legislação define a distancia do estacionamento”, disse a vereadora, frisando que a comunidade também deve estar consciente de suas obrigações.   

Ury cobra funcionamento da Escola de informática na Agustinho Góis

por nilceia — publicado 08/08/2017 20h03, última modificação 08/08/2017 20h03

ASCOM/CMC- A vereadora Uriety Prado Dorofê (PMDB), cobrou esta semana informações da Secretaria de Educação sobre o não funcionamento do Centro de Inclusão Digital instalado na Escola Agustinho Góis de Oliveira, no Bairro Vista Alegre. A vereadora informou que desde o mês de fevereiro a escola esta fechada prejudicando a comunidade daquele bairro, que é carente de estrutura educacional.    

 

Ury frisou que muitos jovens dependem daquele centro para complementar a sua profissionalização. “Vivemos numa era informatizada por isso a necessidade de cada vez mais estar capacitando os jovens para o mercado de trabalho”, disse a vereadora, frisando que esses equipamentos foram adquiridos através do governo Federal, implantado através do SERPRO.

 

No seu discurso Ury chamou a atenção do executivo em relação a uma entrevista na Radio Samaúma.  Disse que o Secretário de Educação deveria conhecer mais sobre a educação e buscar mais recursos para o município, ao invés de ficar falando do passado. “É preciso coerência ao falar sobre a educação, a verdade precisa ser dita e que busque as informações corretas para passar à comunidade”, frisou a vereadora, destacando os investimentos na educação nos últimos anos.

 

Ainda em seu discurso a vereadora falou sobre suas indicações cobrando recuperação das bocas de lobo na Rua Duque de Caxias com a Avenida Carlos Gomes, frisando que esta colocando em risco a vida das pessoas. Pediu também rampa de acesso à deficiente na Secretaria de Saúde.

 

 

Reivindicações de Cezar Castro atendidas

por nilceia — publicado 08/08/2017 20h03, última modificação 08/08/2017 20h03

O vereador Paulo Cesar Pupo Castro (PV), disse que várias de suas solicitações estão sendo atendidas pelo executivo municipal. Cesar Castro destacou a reforma e ampliação da Escola Ruth Vieira Bexiga no Distrito do Riozinho, iluminação pública e recuperação das ruas daquele distrito, além de sua solicitação pedindo transferências das lâmpadas de ornamentação da Avenida Porto Velho para o Parque Sabiá, no Bairro Nova Esperança.

Segundo Cezar Castro, a sua luta tem sido incansável em prol da comunidade. Segundo ele, são muitas as cobranças, porém as prioridades estão sendo revistas pelo executivo e acredita que em um curto prazo as reivindicações da comunidade poderão ser atendidas. “Sabemos das dificuldades em vários setores da administração, mas vamos continuar cobrando e buscando melhorias para a comunidade, pois esse é nosso dever”, disse o vereador ressaltando a necessidade de o executivo priorizar os atendimentos emergências.  

Em relação as lâmpadas de ornamentação da Avenida Porto Velho, Cezar Castro explicou que não tem muita serventia naquela avenida, porém será de grande utilidade no Parque Sabiá. “O parque sabiá é precário de iluminação e as lâmpadas ornamentais serão essenciais para transformar o local mais agradável para o passeio das famílias”, frisou o vereador, acrescentando que é uma reivindicação da comunidade e acredita que em breve será atendida.

 

Ainda em seu discurso na sessão de segunda-feira, 10, o vereador enviou oficio a Secretaria de Obras, pedindo informações sobre o caminhão pipa, que segundo informações, os motoristas dos carros pipas estariam cobrando R$20,00 para molhar a frente das residências.

 

Corazinho pede alteração nas taxas tributárias do município

por nilceia — publicado 08/08/2017 20h03, última modificação 08/08/2017 20h03

Na ultima Sessão Legislativa o vereador Corazinho fez indicações cobrando alteração nas taxas tributárias do município. O vereador solicitou junto ao Executivo de Cacoal, através da Secretaria Municipal de Fazenda, a alteração no código tributário de cobrança de alvará de funcionamento e tarifa de esgoto sanitário.

O vereador justificou que o alvará deve ser cobrado apartir da metragem utilizada e não da maneira como esta sendo feita. A atual cobrança é feita em cima da metragem básica de 50m², onde quem tem 100m² acaba pagando um valor bem maior. “Se o comércio tem o dobro do tamanho que pague o dobro”, disse o vereador.

 Em outra indicação o vereador pediu a redução da taxa de esgoto sanitário, que hoje é de 60% no consumo da água, o que passa a ser um valor acima da media nacional e precisa ser revisto. “São muitos tributos cobrados e muitos deles com valor incompatível com a realidade municipal”, disse o vereador, frisando que vivemos num tempo de crise financeira e a prefeitura precisa fazer a sua parte.

 O vereador solicitou também junto à secretaria de agricultura um planejamento de plantio para a agricultura. Segundo o vereador geralmente no tempo da safra, o valor fica reduzido pela lei de oferta. “Precisamos equilibrar a nossa produção”, finalizou Corazinho.

Escola Maria do Socorro recebe o programa “Família Projeto de Deus”

por nilceia — publicado 08/08/2017 20h03, última modificação 08/08/2017 20h03

ASCOM/CMC- A Câmara Municipal de Cacoal iniciou ontem, 13, pela Escola Maria do Socorro, no Bairro Habitar Brasil, o programa “Família um Projeto de Deus”. O evento contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Luiz Carlos Katatal, vereador Fernando Minervino, representante da Semast Jucimar Vieira, representante da Secretaria Municipal da Educação Valtemir Lucas, Presidente do Conselho Municipal de Educação, Olinto Ferreira Junior, da diretora da Escola, professora Maria de Fátima, além de professores, servidores da Escola, da Câmara, da  SEMAST, estudantes e comunidade. 

 

O programa é uma sequencia do evento “Semana da Família”, realizado de 09 a 12 de junho, na Câmara Municipal, que envolveu vários seguimentos da sociedade e todos com um objetivo em comum, buscar o fortalecimento das famílias. Durante o evento que deverá passar por várias escolas do município, serão apresentadas palestras, atividades e apresentações teatrais, visando chamar a atenção das crianças, jovens e adultos, para a importância da valorização familiar.

 

 O projeto foi uma iniciativa do presidente da Câmara, vereador Luiz Carlos Katatal, que através do Projeto de Lei 31/2009-CMC, institui o Dia 11 de junho, como sendo o Dia Municipal da Família, por já se tratar de um feriado, (Corpus Christis). Para o vereador Fernando Minervino o programa “Família um projeto de Deus”, sem dúvida nasceu da vontade de Deus e da necessidade de toda a sociedade, que clama por dias melhores. “O resgate dos valores familiares é sem duvida o caminho para o fortalecimento e crescimento de uma sociedade mais justa e igualitária”, disse o vereador.

 

Para o presidente da Câmara, está faltando comprometimento dos pais com a educação dos filhos. É por isso, a iniciativa de levar o programa para dentro das escolas. “Ou nós levantemos a bandeira da família e reconhecemos nossos erros e nossas falhas como chefes de família, ou entraremos num caos social”, disse o vereador, destacando que esse projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Ação Social e Trabalho (Semast), Associação dos Pastores Evangélicos de Cacoal (Apec), Pastoral da Família, Pró-Jovem, Secretaria Municipal de Educação, Governo do Estado através da Representação de Ensino e comunidade em geral.

 

O presidente do Conselho Municipal de Educação, Olinto Ferreira Junior, esse Programa vem contribuir de forma significativa para o fortalecimento das diretrizes educacionais. “Vivemos em constantes mudanças e o apoio familiar na escola e primordial para o fortalecimento do sistema educacional no País”, disse o presidente do Conselho, destacando a importância dos temas abordados nas palestras apresentadas pelo programa.      

 

Katatal afirmou que continuará buscando o apoio e a parceria das instituições para despertar a atenção das famílias de Cacoal. Questões como a exploração sexual de crianças e adolescentes, gravidez na adolescência, pedofilia e outros temas de interesse da comunidade serão discutidos durante as apresentações nas escolas. [

 

Nilceia Freitas – DRT 920/RO

COMUNICADO

por nilceia — publicado 12/12/2018 13h00, última modificação 12/12/2018 13h00

Brasão

COMUNICADO

 O presidente da Câmara Municipal de Cacoal, no uso de suas atribuições, comunica a todos que a Sessão Ordinária desta segunda-feira, 17/08/2009, foi transferida para o dia 20/08/2009, ás 18h30min, em virtude do andamento da obra de ampliação e reforma plenário.

 

Exerça a sua cidadania participando das sessões do Poder Legislativo. A sua participação contribui para o fortalecimento da democracia.

 

  

 Luiz Carlos de Souza Pinto

    Presidente - CMC    

 

 

      

 

 

 

 

 

 

EDITAL 05/CMC/2011

por nilceia — última modificação 08/08/2017 18h07
EDITAL 05/CMC/2011
Imagem no tamanho completo: 740 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

CURSO DE CONTABILIDADE PÚBLICA DIAS 20 E 21

por nilceia — última modificação 08/08/2017 18h07
CURSO DE CONTABILIDADE PÚBLICA DIAS 20 E 21
Imagem no tamanho completo: 213 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

DIA DAS MÃES

por nilceia — última modificação 08/08/2017 18h07
DIA DAS MÃES
Imagem no tamanho completo: 66 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

por nilceia — última modificação 08/08/2017 18h07

JPEG image icon convovacao-para-sessao-domingo.jpg — Imagem JPEG, 881 KB (903045 bytes)

INTIMAÇÃO

por nilceia — última modificação 08/08/2017 18h07

Zip archive icon intimacao-prefeito.docx — Zip archive, 51 KB (52464 bytes)

Vereadores intercedem pelos Servidores

por nilceia — publicado 08/08/2017 20h09, última modificação 08/08/2017 20h09

O Presidente da Câmara de Cacoal Vereador Paty Paulista (PTB), juntamente com os demais vereadores, se reuniram na manhã desta quinta-feira, 14, com o Prefeito Francesco Vialleto (PT), para deliberar sobre as discussões em relação ao reajuste salarial dos servidores municipais. Realinhamento salarial, produtividade, auxílio saúde, foram algumas das cobranças dos vereadores, que saíram otimistas da reunião com a possibilidade das reivindicações serem atendidas. Os vereadores também cobraram agilidade nos processos, para que os servidores não viessem a ser prejudicados.

Paty Paulista destacou a importância de interceder junto ao executivo, para efetivamente alinhar as reivindicações dos servidores. “Sabemos das dificuldades enfrentadas pelo município, mas temos certeza que o Executivo irá conduzir esse processo com bastante responsabilidade, garantindo o que é de direito aos servidores do município”, disse o Presidente, ressaltando que todos os estudos de impactos devem ser bem elaborados, para que não venha prejudicar uma ou outra categoria.

O Presidente defendeu ainda que todas as categorias pudessem ser contempladas na sua unanimidade, pois prestam igualmente serviços ao município. “Estamos aqui para defender os interesses coletivo, independente da função que exerçam, nosso objetivo é que todas as categorias possam ser contempladas, pois todos prestam serviços relevantes aos nossos munícipes”, frisou o Presidente, enaltecendo a atuação de todos os vereadores no sentido de buscar a melhor solução para os problemas.

DIRCOM/CMC/2016/Nilcéia Freitas – DRT 0001468/RO

Alunos do SESI visitam a Câmara

por nilceia — publicado 08/08/2017 20h08, última modificação 08/08/2017 20h08

Como parte das programações da Semana da Pátria, com o tema Cidadania e a pratica dos Direitos de um indivíduo, realizado pelo SESI-Serviço Social da Indústria, por meio do centro Educacional Memorina Rosa Campos, a Câmara Municipal de Cacoal, recebeu na manhã desta sexta-feira, alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental, acompanhados das professoras Márcia e Maria, que foram recepcionados pelos Servidores da Casa e pelo Vereador Mário Angelino Moreira (PRP).

Dados de uma curiosidade aguçada, até mesmo pela idade, os alunos fizeram vários questionamentos, que foram tranquilamente respondidas pelo vereador Mário Moreira.
O Vereador enalteceu a iniciativa das professoras, bem como do SESI em trabalhar na conscientização da Cidadania. “E importante esse trabalho com a reponsabilidade de fazer novos cidadãos, novos eleitores conscientizados, pois é desta forma que iremos mudar o nosso País”, frisou no Vereador.

Mário Moreira explicou que essa conscientização a partir desta idade, é sem dúvida um grande passo para a formação dos futuros representantes. O vereador respondeu aos alunos que não é fácil ser vereador, pois exige coragem, responsabilidade e determinação para representar as 87 mil pessoas que residem no município. Ao ser questionado se gosta de ser vereador? E porque quis ser vereador?- Mário Moreira disse, que tudo aquilo que se faz gostando é bom, e acrescentou, “como vereador posso fazer muito mais por Cacoal, porque foi aqui que nasci e aqui que vive a minha família”, frisou.

O vereador ainda alertou os alunos sobre a importância da conscientização no trânsito, obedecendo às placas de sinalização, faixas de pedestres e cobrando dos pais o uso do cinto e outros equipamentos, para que tenham maior segurança.

Nilcéia Freitas - DRT 1468/RO

Vereadores buscam parcerias para substituir pontes de madeira por galerias.

por nilceia — publicado 08/08/2017 20h09, última modificação 08/08/2017 20h09
Vereadores buscam parcerias para substituir pontes de madeira por galerias.

Em visita ao DER O Presidente da Câmara de Cacoal, Vereador Paty Paulista (PTB), vice-presidente Claudemar Littig (PDT), vereador Valdomiro Corá (PV), e o Chefe de gabinete Luiz Carlos, Diretor Geral, Ezequiel Neiva,Diretor Adjunto Katatal e Josafá

O Presidente da Câmara da Cacoal, Vereador Paty Paulista (PTB), acompanhado do vice Presidente Claudemar Littig (PDT) e vereador Valdomiro Corá (PV) e do Chefe de Gabinete Luiz Carlos, estiveram no DER em Porto Velho, em reunião com o Diretor Geral Ezequiel Neiva, Diretor Adjunto Luiz Carlos Katatal e com engenheiro Josafá Marreiro, para tratar sobre a necessidade de substituição das pontes de madeira por galerias, visando acabar de vez com os problemas da área rural do município de Cacoal. Entre as reivindicações urgentes está à substituição da ponte da Linha 12, que já se encontra interditada há algum tempo e vem causando transtornos a comunidade daquele setor.
A substituição das pontes por galerias é uma reivindicação antiga dos Vereadores, que também já solicitaram junto aos Deputados Estaduais, para que intercedesse junto ao Governador Confúcio Moura e ao diretor geral do DER/RO, pedindo agilidade no processo para a execução desse indispensável projeto para o município. Com a estrutura em concreto as galerias irão resolver de vez a problemática das pontes de madeira, que constantemente precisam de reparos devido ao intenso fluxo de veículos pesados, em decorrência do escoamento da produção rural.
Ao falar sobre a importância desse projeto, o Presidente da Câmara de Cacoal, Paty Paulista, agradeceu a parceria do Diretor Geral do DER e Diretor Adjunto, bem como do chefe da residência do DER/Cacoal, por atenderem as demandas do município com a estrutura do DER. “É importante essas parcerias, pois quem ganha com isso é a nossa comunidade”, disse o Presidente do Legislativo Municipal, ressaltando que o DER tem contribuído de forma significativa com o município, principalmente na recuperação da malha viária rural.
Nilcéia Freitas – DRT 1468/RO

NOTA DE PESAR

por arlete — última modificação 08/08/2017 18h07

PNG image icon nota-de-pesar-neuri.png — Imagem PNG, 502 KB (515049 bytes)

NOTA DE PESAR

por arlete — última modificação 08/08/2017 18h07

JPEG image icon neuri-certo.jpg — Imagem JPEG, 159 KB (163084 bytes)

Câmara de Cacoal se prepara para retomada dos trabalhos

por arlete — última modificação 08/08/2017 18h07

JPEG image icon 12.jpg — Imagem JPEG, 771 KB (789614 bytes)

MARIA SIMÕES PEDE AGILIDADE NA ENTREGA DAS CHAVES DAS 684 CASAS DO RESIDENCIAL PAINEIRAS

por arlete — última modificação 08/08/2017 18h07

JPEG image icon 15895251_1066698540109142_8612404160532794366_n.jpg — Imagem JPEG, 27 KB (27856 bytes)

MARIA SIMÕES PEDE AGILIDADE NA ENTREGA DAS CHAVES DAS 684 CASAS DO RESIDENCIAL PAINEIRAS

por arlete — última modificação 08/08/2017 18h07

JPEG image icon 1.jpg — Imagem JPEG, 27 KB (27856 bytes)

Servidores da Câmara ganham palestra motivacional

por arlete — última modificação 08/08/2017 18h07

JPEG image icon 11.jpg — Imagem JPEG, 534 KB (547656 bytes)

Servidores da Câmara ganham palestra motivacional

por arlete — última modificação 08/08/2017 18h07

JPEG image icon 01.jpg — Imagem JPEG, 534 KB (547656 bytes)

AUTO CONHECIMENTO O PRIMEIRO PASSO PARA UMA VIDA ABUNDANTE

por arlete — última modificação 08/08/2017 18h07

JPEG image icon 02.jpg — Imagem JPEG, 534 KB (547656 bytes)

Câmara sedia reuniao com ciclistas visando espaço para ativividades

por arlete — última modificação 08/08/2017 18h07

JPEG image icon 17505343_523080361195677_6679644920247380420_o.jpg — Imagem JPEG, 140 KB (143671 bytes)

Vereadores participam do lançamento do “Cacoal Ativo”

por arlete — publicado 08/08/2017 20h07, última modificação 08/08/2017 20h07

Parto normal é incentivado por Maria Simões ao povo indígena

por arlete — publicado 08/08/2017 20h07, última modificação 08/08/2017 20h07

Câmara de Cacoal realiza primeira Sessão Itinerante

por arlete — última modificação 08/08/2017 18h07

JPEG image icon 2017-mai-034-sessao-itinerante.docx — Imagem JPEG, 7.04 MB (7378263 bytes)

Moradores do Paineiras são atendido por Vereadores de Cacoal

por arlete — última modificação 08/08/2017 18h07

JPEG image icon 4.jpg — Imagem JPEG, 103 KB (105870 bytes)

VEREADORES DE CACOAL PARTICIPAM DE REUNIÃO SOBRE PLANIFICAÇÃO DA SAÚDE

por arlete — última modificação 08/08/2017 18h07

JPEG image icon 19399896_434791450219773_5483873126268511255_n-1.jpg — Imagem JPEG, 26 KB (27377 bytes)

Parlamentar define projetos sociais

por Junior publicado 21/08/2017 11h45, última modificação 21/08/2017 12h04
O vereador Pedro Rabelo, de Cacoal, esteve reunido com sua assessoria, para planejar as ações que deverão ser desenvolvidas no próximo semestre do ano de 2017.

O vereador Pedro Rabelo, de Cacoal, esteve reunido com sua assessoria, para planejar as ações que deverão ser desenvolvidas no próximo semestre do ano de 2017. Após estudar vários projetos, optaram por três que concluíram ser dos mais relevantes, nesse momento, para a comunidade cacoalense. O primeiro, será a continuação dos cursos de qualificação em parceria com a Escola do Legislativo de Porto Velho. O curso de oratória dará início à temporada com 150 vagas abertas à comunidade e concederá certificado de vinte horas. As aulas ainda não têm data definida, mas este já é o quarto curso oferecido pelo gabinete do vereador e que tem tido boa participação da população. Outro projeto será o “De Olho na Câmara”, que consiste em receber estudantes da rede pública de educação tanto municipal quanto estadual, para uma visitação as dependências da Câmara Municipal. Haverá um momento em que o diretor legislativo, professor Olinto Junior, ministrará palestra para explicar como funciona o processo legislativo e como atuam os parlamentares. Ao final do “tour”, os alunos serão convidados a participar de simulação de uma sessão legislativa, onde os alunos terão vez e voz como “vereadores mirins”, para contribuir, dizendo quais ações gostariam de ver executadas em Cacoal. As escolas que quiserem participar do projeto, deverão agendar as visitas junto ao gabinete do vereador. Serão agendadas duas escolas por mês. As primeiras já estão com seu lugar marcado para o mês de agosto. Para o transporte dos alunos, o parlamentar firmou parceria com a Prefeitura através da SEMED. O próximo projeto é para contribuir com os inscritos no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, que todos os anos leva milhares de pessoas a procurar opções que melhore suas chances de concorrência. O “aulão” será ministrado no mês de outubro por professores voluntários e que trarão aulas diferenciadas. A Câmara cederá o plenário que tem capacidade para trezentos e trinta pessoas sentadas. As inscrições deverão ser feitas no gabinete do vereador, a partir do mês de setembro. Rabelo, que tem trabalhado muito as questões sociais, acredita que a responsabilidade pelo bom andamento da sociedade, seja uma base sólida através da família e da educação. “Nós políticos, parlamentares, temos que produzir meios de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Essa é a nossa função. Sou pedagogo e trabalho bastante na área e sei da importância de investimentos na educação. Além disso, o projeto de “Olho na Câmara”, é uma maneira de melhorar cada vez mais a imagem do legislativo de Cacoal e criar uma cultura e uma prática do civismo. Também temos muito trabalho e muitas ações positivas. Além dos projetos internos, seguimos com as fiscalizações ao transporte escolar, às obras e as atividades que necessitem de um olhar mais apurado”, finalizou o vereador.

Assessoria GVPHR

Vereadores de Cacoal participam de audiência pública em Porto Velho

por Junior publicado 22/08/2017 09h21, última modificação 22/08/2017 09h21
Os vereadores Jabá Moreira e Professor Nilton, estiveram no dia 14 de agosto, na Assembleia Legislativa de Rondônia – ALE

Os vereadores Jabá Moreira e Professor Nilton, estiveram no dia 14 de agosto, na Assembleia Legislativa de Rondônia – ALE, em Porto Velho onde participaram de audiência pública que discutiu sobre a militarização nas escolas públicas estaduais em Rondônia. Os vereadores foram se inteirar dos detalhes sobre essa questão que é de interesse de toda a comunidade. O evento na ALE, foi proposta do deputado estadual Lazinho da Fetagro, que quis ouvir a manifestação da sociedade já que o assunto tem gerado controvérsias em todo o estado, pois em alguns municípios o modelo já está sendo posto em prática. Evento semelhante acontecerá em Cacoal, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia – SINTERO, no próximo dia 17 a partir das 19 horas, no plenário da Câmara Municipal de Cacoal, onde estará em debate a mesma questão. Os vereadores foram convidados a participar e ouvir o que a comunidade pensa a respeito.

ASCOM-CMC Siomara de Oliveira MTE 953/RO

Vereadores participam de debate sobre a gestão de escolas públicas

por Junior publicado 22/08/2017 09h20, última modificação 22/08/2017 09h20
A militarização das escolas públicas estaduais em Rondônia vem sendo discutida em vários municípios.

A militarização das escolas públicas estaduais em Rondônia vem sendo discutida em vários municípios. No último dia 17 de agosto, os vereadores de Cacoal, foram convidados a participar de debate sobre a questão, no plenário da Casa. 
O evento realizado pelo SINTERO – Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia, regional de Cacoal, reuniu além dos legisladores, comunidade, alunos e educadores, que se posicionaram a favor ou contra a gestão militar nas escolas. 
O presidente da Câmara Municipal de Cacoal, Paulinho do Cinema, disse que é preciso se aprofundar mais na questão, para depois ser tomada a decisão mais adequada, “É preciso resolver a situação da educação de forma a solucionar os problemas existentes que foram sendo criados há mais de uma década”, disse o vereador. 
O vereador Jabá Moreira disse que os erros da educação, são, em parte, reflexo de erros de toda a sociedade, “A transferência de obrigações, como é o caso da segurança pública de um modo geral, resulta em busca por alternativas que causam desencontro com a democracia, uma vez que somente a militarização não é a solução para o descaso com as nossas escolas, mas um conjunto de ações, que começam na educação familiar e vão até o respeito na comunidade, essa ainda é a melhor solução para o país”. Jabá ressalta ainda, que não é contra a escola militar, mas a militarização de escolas que não foram formadas no modelo militar. Parabenizou a Polícia Militar pelo trabalho em Rondônia e sua contribuição em projetos de desenvolvimento em escolas públicas como, por exemplo, o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas. “Cacoal em primeiro Lugar” 
Para a vereadora Maria Simões, o governo tem que explicar, no ato da matrícula, a política da escola. “Vivemos em um país democrático e acredito que o governo deveria dar opções para os pais. Livre escolha”, completou a parlamentar. 
O vereador professor Nilton, considera o projeto um equívoco por parte do governo. “O caminho para melhorar o IDEB – índice de Desenvolvimento da Educação Básica, é investir nos profissionais da educação melhorando seus rendimentos, contratando mais orientadores escolares, psicólogos, no mínimo dobrar o PROAF – Pró Reitoria de Administração Financeira de R$8,00 para R$16,00 reais. Criar meios para aproximar mais as famílias das escolas, melhorar as estruturas físicas das escolas, criar ou melhorar os espaços para a prática de esportes, laboratórios para pesquisas, internet de qualidade. Assim, com certeza teremos uma educação de excelência, pois os professores de Rondônia estão preparados para proporcionar o melhor para nossos alunos. O que falta é apoio do governo”, desabafou o vereador. 
Lionilda Simão de Souza, representante do SINTERO, disse que há uma diferença entre escola militar e a militarização das escolas públicas. “Nós não criticamos a polícia militar, que inclusive são nossos parceiros, mas não podemos aceitar que policiais militares tomem a educação e queiram gerir a educação. Deve ser prerrogativa dos pais e alunos escolherem se querem estar em uma escola militar ou não”, comentou ela. 
O projeto de Lei foi proposto pelo deputado estadual, Jesuíno Boabaid que viu na militarização uma maneira de reforçar o cumprimento das leis e responsabilizar a família pela educação de seus filhos. 
ASCOM-CMC 
Siomara de Oliveira 
MTE 953/RO

Futuro e passado se misturaram na Câmara de Cacoal

por Junior publicado 22/08/2017 09h23, última modificação 22/08/2017 09h23
“Hoje foi um dia histórico para Câmara Municipal de Cacoal”!

“Hoje foi um dia histórico para Câmara Municipal de Cacoal”! Essas foram palavras, que quase não saíram, devido a forte emoção do presidente da Casa, vereador Paulinho do Cinema, ao proferir seu discurso em plenário no dia 18 de agosto, na sessão solene de Moção de Aplauso, onde 14 pioneiros desbravadores do município foram homenageados a noite, e pela manhã, estudantes da rede ensino público, contribuíram para a história futura do município. O vereador estava se referindo aos eventos acontecidos na Câmara naquele dia. O encerramento do dia foi de muita emoção no plenário, com personalidades históricas, recebendo homenagem por todo o trabalho e dedicação de uma vida inteira ao município de Cacoal. Lágrimas de felicidade ou de saudades, molharam rostos. Histórias, abraços e reencontros, marcaram a noite. O proponente da Moção de Aplauso, vereador Jabá Moreira emocionado, disse que essa homenagem é somente uma pequena maneira de lembrar o que essas pessoas fizeram, pelo município. “Eu nasci aqui e as dificuldades da época, já eram grandes, imagina quando esses pioneiros chegaram? São eles os responsáveis por tudo o que temos e somos em Cacoal. Sabemos que não foram só esses quatorze. Temos muitos outros, inclusive que já deixaram esse mundo terreno. Mas essas pessoas que receberam essa Moção de Aplauso, representam todos os desbravadores da nossa região. É muito emocionante estar junto desses senhores. Nós, jovens, podermos ainda compartilhar de suas histórias... não tem preço”! O deputado estadual Airton Gurgacz parabenizou ao vereador Jabá, pela iniciativa dizendo que é justa a homenagem feita em vida. “É uma alegria poder estar aqui, acompanhando essa sessão solene onde pessoas que são responsáveis pelo desenvolvimento desse importante município, estão sendo homenageadas”. O vereador professor Nilton, que também fez algumas indicações de homenageados, parabenizou aos pioneiros. “Esses homens fizeram desse município o que ele é hoje. Um município pujante e em crescimento constante”. Familiares e amigos estiveram presentes na oportunidade. Alguns, com filhos e netos. Os vereadores Claudinei Castelinho, Valdomiro Corá, Wilson Tim, Pedro Rabelo e autoridades de outros municípios e representante do executivo municipal, Antonio Brito, também prestigiaram o evento. Pela manhã, a primeira escola do projeto “De olho na Câmara”, do vereador Pedro Rabelo, esteve em visita a Casa de Leis. Cinquenta e um alunos da escola estadual Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, passaram três horas, conhecendo as dependências da Câmara Municipal de Cacoal, onde também participaram de palestra proferida pelo diretor legislativo, professor Olinto Junior. Na palestra, receberam informações sobre o papel institucional da Casa, como funciona o processo de legislação municipal e sobre seu regimento interno. Por fim, realizaram uma sessão simulada, com oito alunos atuando como vereadores mirins com direito ao uso da tribuna do plenário, para fazerem suas indicações ao poder legislativo e ao executivo municipal. As proposições feitas pelos vereadores mirins serão encaminhadas as autoridades competentes. Proposições como a construção de ciclovias, calçadas, acessibilidade em transporte escolar e facilidade em relação ao pagamento de documentos de regularização de terrenos, foram feitas pelos alunos. O vereador Pedro Rabelo, disse que o objetivo do projeto é criar nos alunos uma visão do que é o Poder Legislativo. “Queremos ter cidadãos de bem, que tenham consciência e que saibam a importância de seu voto e de ter um legislador competente. E quem sabe, eles possam estar ocupando uma das cadeiras nessa Casa, em um futuro próximo”. O presidente Paulinho, falou sobre a importância do evento e como o parlamentar, autor do projeto, atua. “O vereador Pedro tem um compromisso muito grande com a vereança, não só pensando no agora, como também no amanhã. E nada mais justo do que nossas crianças entenderem o que é política o que é o poder legislativo”. Estiveram participando da sessão simulada, os vereadores Claudinei Castelinho, Jabá Moreira e Wilson Tim.

ASCOM-CMC Siomara de Oliveira MTE 953/RO

Câmara lança edital...

por Arlete — publicado 08/12/2017 12h15, última modificação 10/01/2018 11h59
Câmara lança edital do Concurso Público 01/2017 com salários que vão de R$ 933,67 até 9.206,74 Veja mais no site do IBADE (https://www.ibade.org.br/Concurso/354/Inicio) ou clique no link abaixo:

Clique aqui e saiba mais.

Câmara lança edital...

Vereadores aprovam reajuste para professores municipais

por Siomara — publicado 08/01/2018 12h05, última modificação 08/01/2018 12h05
Em sua trigésima quinta Sessão Ordinária, a Câmara Municipal de Cacoal, aprovou o Projeto de Lei da prefeitura municipal, que reajusta o piso salarial dos professores municipais do quadro efetivo...

Em sua trigésima quinta Sessão Ordinária, a Câmara Municipal de Cacoal, aprovou o Projeto de Lei da prefeitura municipal, que reajusta o piso salarial dos professores municipais do quadro efetivo. O aumento foi da ordem de 5% e passará a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2018. Esse PL foi aprovado por todos os vereadores, que parabenizaram aos professores pela vitória.

Também foi aprovado o PL de número 200 de autoria da prefeitura municipal, que gerou polêmica em grupos de interação social, na última semana. Esse projeto trata da permuta do terreno situado na Rua Ji-Paraná, entre as Avenidas Cuiabá e Belo Horizonte no bairro Jardim Clodoaldo, onde se encontra a sede da CEMADERON – Convenção Estadual dos Ministros das Assembleias de Deus no Estado de Rondônia, por terreno no bairro Alpha Park. O lote na Rua Ji-Paraná, foi cedido em comodato pela prefeitura em administração anterior, por um período de 20 anos, com a obrigatoriedade da instituição de fazer benfeitorias no local.

Aprovados também, os PL’s número 214 e 215 de autoria do vereador Valdomiro Corá e Claudemar Littig, respectivamente que reconhecem a Associação para Tratamento de Alcoolismo e Dependência Química de Rondônia – RENASCER e a Associação Cacoalense de Apicultores – ACA,  como de utilidade pública, o que dá as entidades o direito dos benefícios previstos em lei.

Ainda o Projeto número 193 de autoria da prefeitura municipal, que altera o Código Tributário Municipal e cria o DEC – Domicílio Eletrônico do Contribuinte ou assinatura eletrônica, que vai dar maior celeridade na comunicação entre a Secretaria Municipal da Fazenda e o prestador de serviço.

O PL de número 201 da Prefeitura de Cacoal, cria o programa “Pensando no Amanhã” que tem por objetivo a integração esportiva em diversas faixas etárias e modalidades esportivas.

O presidente Paulinho do Cinema, parabenizou a população de Cacoal, que são os beneficiados com os projetos votados e fez um convite. “Convido toda a população para estar presente na próxima sessão da Câmara, onde será realizada a eleição para o próximo presidente desta Casa, que assumirá o mandato no final de 2018”.

ASCOM-CMC

Siomara de Oliveira

MTE-953/RO

Câmara Municipal de Cacoal elege novo presidente

por Siomara — publicado 08/01/2018 12h11, última modificação 08/01/2018 12h11
A noite de segunda-feira, foi marcada por discursos acalorados no plenário Catarino Cardoso dos Santos, durante Sessão Ordinária em que foi eleita...

A noite de segunda-feira, foi marcada por discursos acalorados no plenário Catarino Cardoso dos Santos, durante Sessão Ordinária em que foi eleita a Mesa Diretiva para o segundo biênio legislativo. Com um empate de 6 a 6 e desempate pelo critério de idade, o vereador Valdomiro Corá, o Corazinho, foi eleito presidente.

Duas chapas foram registradas. Uma, encabeçada pelo vereador Claudemar Littig o “Mão”, sendo seu vice o vereador Jabá Moreira, primeiro secretário Pedro Rabelo e segundo secretário, Paulinho do Cinema. A outra por Corazinho, sendo seu vice a vereadora Maria Simões, primeiro secretário Valdecir Goleiro e segundo secretário Wilson Teim.

Corazinho disse que quando assumir, vai trabalhar em prol da população de Cacoal. “Eu disputei a eleição junto com o outro vereador e ganhei. O regimento interno diz que a eleição tem que ser agora e cada um tem sua vez. Chegou a minha vez. Vou exercer meu mandato com justiça e respeito ao povo.”, disse.

Paulinho do Cinema diz que o que está errado na eleição é a época em que ela acontece. “Se essa Mesa Diretiva vai começar a trabalhar em 2019, não vejo fundamento para ela ser eleita agora, porém, de forma nenhuma vou trabalhar contra o Valdomiro ou torcer contra ele. Eu trabalho pela cidade e oro pela cidade, então eu quero que ele vá bem. Ele não votou em mim na primeira eleição e eu não votei nele agora. Mas eu tenho conduzido a Câmara sem interferência dele e espero que continue assim por mais 1 ano, e depois vou fazer de tudo para que ele faça um grande mandato”, concluiu.

O Regimento Interno da Câmara diz que a eleição para a renovação da Mesa deve acontecer na primeira Sessão Ordinária do mês de dezembro do primeiro ano legislativo da respectiva legislatura, e em seu artigo 13, veda a reeleição de qualquer membro da Mesa, para o mesmo cargo.

Ainda foram escolhidas as 5 Comissões Permanentes para o segundo biênio. A de Honrarias com os vereadores Claudinei Castelinho, Valdecir Goleiro e Wilson Tim, como membros. A de Justiça e Redação com os vereadores Paulinho do Cinema, “Mão” e Rogerinho. Finanças e Orçamento Professor Nilton, Jabá Moreira e Maria Simões. Obras e Serviços Públicos Claudinei Castelinho, Valdecir Goleiro e Zebin Brizon. Educação, Saúde e Assistência Social Wilson Tim, Rogerinho e Valdecir Goleiro.

A posse da nova Mesa Diretiva e das Comissões Permanentes, acontecem a 1º de Janeiro de 2019.

ASCOM-CMC

Siomara de Oliveira

MTE – 953/RO

Câmara Municipal de Cacoal entra em recesso parlamentar

por Siomara — publicado 08/01/2018 13h12, última modificação 08/01/2018 13h12
O recesso foi marcado por uma Sessão Extraordinária, no dia 08 e pela última Sessão Ordinária no dia 11 de dezembro. Na extraordinária mais de 35...

O recesso foi marcado por uma Sessão Extraordinária, no dia 08 e pela última Sessão Ordinária no dia 11 de dezembro. Na extraordinária mais de 35 projetos passaram pelo plenário. Alguns foram aprovados e outros retirados de pauta. Debates acalorados também fizeram parte da pauta. Mas o objetivo final, que é o bem estar da população de Cacoal, foi alcançado.

A regulamentação de espaços para que trabalhadores ambulantes possam realizar suas atividades foi Projeto de autoria do executivo municipal e foi aprovado pelos vereadores, ao contrário do de aumento da taxa de iluminação pública que foi retirado de pauta, haja vista que os parlamentares decidiram que um projeto que afeta diretamente o bolso do munícipe, deve ser bem discutido e estudado antes de ser tomada qualquer decisão.

Aprovado também Projeto de Lei complementar 243/2017 que trata de incentivos fiscais. Empresas que se instalarem no município, ou aquelas existentes e que ampliarem suas instalações, poderão gozar de isenções ou reduções de impostos e taxas. Um Projeto que foi bastante elogiado por todos os parlamentares, foi o “Aluno Nota 10”, de autoria do vereador Professor Nilton. O PL prevê a premiação para os melhores alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino.

E para fechar os trabalhos em plenário, os vereadores aprovaram na última Sessão Ordinária o orçamento do município para o exercício 2018. Na despedida desse ano, os vereadores disseram que esse, foi só o primeiro ano dessa legislatura e que ainda têm mais três anos inteiros pela frente. Pediram aos munícipes, que participem mais das sessões, que venham ao plenário, reivindiquem, cobrem seus representantes, mas procurem estar presentes e saber como os trâmites funcionam. Desejaram à população, boas festas e que Deus esteja permeando os caminhos de todos.

O presidente, vereador Paulinho do Cinema disse que a Câmara deu condições para o executivo trabalhar mais no ano de 2018 e parabenizou a todos os vereadores pelo trabalho. Sobre sua atuação a frente da Casa de Leis, respondeu que leva tudo com muita responsabilidade sempre. “Eu fiz um propósito quando fui eleito, que levaria tudo com a maior transparência. E é o que eu faço. O que eu prometo para a população é que vou continuar trabalhando. Sou empresário e procuro cuidar das minhas coisas, mas a menina dos meus olhos é a Câmara, porque foram mais de mil pessoas que acreditaram em mim. Nem sempre vou conseguir agradar toda a população, porque às vezes precisamos pegar em alguns espinhos, mas tenho Deus como meu guia, sempre. É para Ele que peço orientação em tudo o que faço. Trabalhamos muito esse ano de 2017 e ano que vem, vamos cobrar, porque demos todas as condições para o executivo arrecadar muito mais e fazer um trabalho melhor. No mais, desejo a todos que tenham um feliz Natal e um ano novo cheio de muitas bênçãos de Deus. E continuo no meu gabinete atendendo a todos. O recesso é só de sessão. A Câmara não fecha”, finalizou.

Nesse ano de 2017 a Câmara recebeu 255 Projetos e aprovou 236. Teve 1 Decreto Legislativo aprovado, 2 Projetos de Resolução aprovados, 15 Projetos de Lei arquivados e devolvidos, 4 Projetos de Lei em tramitação, 104 Ofícios enviados pela Diretoria Legislativa, 661 Ofícios enviados pela 1ª Secretaria, 92 Requerimentos e 1.286 indicações.

ASCOM-CMC

Siomara de Oliveira

MTE 953/RO

NOTA DE PESAR

por Siomara — publicado 17/01/2018 09h55, última modificação 17/01/2018 10h02
Câmara Municipal de Cacoal expressa suas condolências

 

 

Estado de Rondônia

Câmara Municipal de Cacoal

 

Nota de Pesar

A Câmara Municipal de Cacoal, por meio de seu presidente, vereador Paulinho do Cinema, todos os vereadores e funcionários expressam suas condolências à família e amigos, pelo trágico falecimento do suplente de vereador, jornalista e presidente municipal do PHS – Partido Humanista da Solidariedade, Ueliton Brizon, o “Brizonzinho”. 

Sessão Extraordinária

por Siomara — publicado 30/01/2018 13h24, última modificação 30/01/2018 13h24
Sessão Extraordinária

A Câmara Municipal de Cacoal, convida para a Primeira Sessão Extraordinária de 2018, amanhã, dia 31/01/2018, a partir das 10h no Plenário Catarino Cardoso dos Santos. A Pauta será o PL 04/PMC/2018 que “ALTERA A LEI N. 2.543/PMC/2009 -
QUE DISPÕE SOBRE A ESTRUTURA POLÍTICO-ADMINISTRATIVA E ORGANIZACIONAL DA
PREFEITURA MUNICIPAL DE CACOAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

NOTA DE PESAR

por Siomara — publicado 01/02/2018 09h36, última modificação 01/02/2018 09h36
Falecimento de familiar de Assessor Parlamentar

Nota de Pesar

A Câmara Municipal de Cacoal, por meio de seu presidente, vereador Paulinho do Cinema, todos os vereadores e funcionários expressam suas condolências à família e amigos, pelo falecimento ocorrido ontem, dia 31 de janeiro de 2018, do Sr. Antonio José dos Santos, pai do assessor parlamentar desta Casa, João Normando dos Santos.

Vereadores de Cacoal na posse do novo secretário da SEMAGRI

por Siomara — publicado 05/02/2018 13h56, última modificação 05/02/2018 13h56
Vereadores prestigiam posse

Na manhã desta segunda-feira, dia 05 de fevereiro, os vereadores estiveram prestigiando a posse do novo secretário municipal de agricultura. O técnico em agropecuária e pedagogo, Antonio Fernandes de Assis, o “Toninho da Emater”. O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Agricultura de Cacoal – SEMAGRI e contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Paulinho do Cinema, Claudinei Castelinho, Claudemar Littig o “Mão”, Rogerinho, Jabá Moreira, Valdomiro Corá, Valdecir Goleiro e Pedro Rabelo além de outras autoridades municipais e estaduais. O presidente disse que a Câmara de vereadores será parceira, “Nós, os doze vereadores, estamos aqui para que o melhor para a cidade e para a população aconteça. Então, estamos à disposição para trabalharmos em conjunto com a SEMAGRI e para o bem de Cacoal”.

Siomara de Oliveira

MTE 953-RO

Prefeito de Aripuanã visita Câmara Municipal de Cacoal

por Siomara — publicado 06/02/2018 12h22, última modificação 06/02/2018 12h22
Prefeito de município do Mato Grosso pede ajuda aos vereadores de Cacoal

Na manhã desta segunda-feira, dia 05 de fevereiro, os vereadores receberam o prefeito Jonas Canarinho, do município de Aripuanã-MT juntamente com o empresário cacoalense, Arildo da Icaraíma. A visita teve por objetivo, propor uma união de esforços para buscar uma solução junto a representantes políticos, estaduais e federais para conseguir a federalização da rodovia que liga os estados de Rondônia e Mato Grosso e que possibilitará o escoamento da produção agrícola, da pecuária de corte e do setor madeireiro, daquela região, além de possibilitar uma maior integração com o nosso estado. O presidente da Câmara, vereador Paulinho do Cinema e Pedro Rabelo, que recepcionaram o prefeito, se propuseram a ajudar e buscar apoio dos representantes políticos.

 

ASCOM-CMC

Siomara de Oliveira

MTE 953-RO

Câmara de vereadores debate a falta de estacionamento em Cacoal

por Siomara — publicado 16/02/2018 12h35, última modificação 16/02/2018 13h31
Falta de estacionamento em Cacoal gera debate

Na noite desta quinta-feira, dia 15 de fevereiro, reuniram-se nas dependências da Câmara Municipal de Cacoal, vereadores, prefeita Glaucione Rodrigues e equipe técnica municipal, presidentes de bairros, representantes do comércio e população em geral, a convite do vereador Claudinei Castelinho, para debater sobre mobilidade urbana e mais precisamente sobre a questão de estacionamentos.

Castelinho que também é empresário, foi procurado por seus pares para mediar a questão de estacionamento em pontos mais movimentados da cidade. Cacoal tem atualmente uma frota de aproximadamente 63 mil veículos para pouco mais de 90 mil habitantes, conforme informações do secretário municipal de trânsito, Paulo Sérgio Gomes Sitya.

Claudinei Castelinho disse que a prefeitura estará recebendo o plano de mobilidade urbana que foi elaborado pela empresa TcUrbes, contratada para fazer o estudo no município de Cacoal, até o dia 28 do corrente e a partir de então, serão convidados os representantes de classe do município para uma apresentação e um melhor debate sobre o plano e então, dar início as ações para solucionar os problemas de trânsito de Cacoal.

O vereador Pedro Rabelo pediu a prefeita Glaucione que realmente sejam efetivadas as ações do plano. “É preciso, prefeita, que o município tenha foco e realmente siga o plano proposto pela empresa contratada, já que foi feito um grande investimento com dinheiro público no estudo e várias consultas públicas foram realizadas”, disse ele.

Um dos grandes problemas apontados pelos presentes é a falta de transporte público mais efetivo, com paradas de ônibus adequadas, horários e rotas pontuais e divulgadas para a população, pois com o transporte coletivo adequado, os colaboradores das empresas poderiam deixar seus veículos em suas residências e assim, várias vagas de estacionamento que hoje ficam ocupadas no período comercial por esses veículos, seriam utilizadas por clientes do comércio em geral.

O presidente da Câmara, vereador Paulinho do Cinema, disse que além de ampliar os locais de estacionamento nas vias mais movimentadas, é necessária a presença mais efetiva dos guardas de trânsito do município, “Abrindo mais espaço para estacionamento, os guardas municipais terão que estar mais presentes para evitar os “flanelinhas” que fazem as vezes de manobristas e esta, não é uma boa prática”, concluiu.

Estiveram presentes também na reunião, o vereador Professor Nilton, o vice-prefeito Elcirone Deiró, o arquiteto da SEMPLAN – Secretaria Municipal de Planejamento Rodrigo Selhorst, subprocurador do município Dr. Ricardo Sá, a presidente da ACIC – Associação Comercial e Industrial de Cacoal Danieli Bianchini, o presidente da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Cacoal Adevaldo Brito, presidente da MCJ – Movimento Cidade Justa Matheus Lourenço, presidente da ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do centro sul de Rondônia Tiago Brolo, entre outros representantes da população.

 

Siomara de Oliveira

ASCOM – CMC

MTE – 953-RO 

Cooperativa de Cacoal assina convênio na Câmara Municipal

por Siomara — publicado 16/02/2018 13h00, última modificação 16/02/2018 13h03
COOPERCACOAL assina convênio com a Fundação Banco do Brasil

A Câmara Municipal de Cacoal, foi palco da assinatura de convênio entre a COOPERCACOAL – Cooperativa Agropecuária de Produtores e Agricultores Familiares de Cacoal e a Fundação Banco do Brasil. O vereador Pedro Rabelo esteve presente, representando o legislativo municipal e disse que essas ações são de extrema importância para o fomento da agricultura familiar. “A agricultura familiar é que gira o mercado local e esse apoio, em forma de convênio, à agroindústria faz com que os produtores ampliem os seu negócios tendo maior renda”, concluiu.

O presidente do legislativo municipal, vereador Paulinho do Cinema, parabenizou os organizadores do evento pela conquista. Em seguida teve que se ausentar para compromisso previamente agendado.

Estiveram presentes o vice-prefeito Elcirone Deiró, o gerente da Emater local Jozué Barboza da Silva, o presidente da Cooperativa Nildo Pereira de Araújo, o secretário da SEMAGRI – Secretaria Municipal de Agricultura Antonio Fernandes de Assis, representante da SEMED – Secretaria Municipal de Educação Júlia de Souza Amaral, a representante das agroindústrias Keren Klemens Ribeiro, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Paulino Favoretti, o gerente do Banco do Brasil Rodrigo Martins Moura, além de agricultores da região.

Siomara de Oliveira

ASCOM-CMC

MTE-953/RO

Termina o recesso parlamentar na Câmara Municipal de Cacoal

por Siomara — publicado 19/02/2018 08h55, última modificação 19/02/2018 09h13
Retorno das Sessões Parlamentares

Hoje, dia 19/02, a partir das 18h30, os vereadores retomam as Sessões no Plenário Catarino Cardoso dos Santos, depois do recesso parlamentar. Os Parlamentares municipais convidam a população para que prestigiem e venham acompanhar de perto os projetos que tramitam na Câmara.

Primeira Sessão Legislativa da Câmara Municipal de Cacoal

por Siomara — publicado 20/02/2018 11h28, última modificação 20/02/2018 11h28
Plenário lotado na primeira Sessão Legislativa do ano de 2018

Com o plenário lotado, o presidente do legislativo municipal, vereador Paulinho do Cinema, abriu a Primeira Sessão do ano de 2018 e concedeu a palavra à prefeita Glaucione Rodrigues, que fez um balanço positivo de seu primeiro ano de mandato. A Casa, não votou nenhum projeto nessa Sessão, mas expos vários assuntos de relevância à população cacoalense. Um deles foi a taxa de coleta de lixo, que gerou grande impacto logo nos primeiro dias do mês de fevereiro. Os vereadores defenderam seu posicionamento a favor ou contra essa cobrança e deram à comunidade as explicações devidas. O Projeto foi aprovado no mês de setembro/2017 pela Câmara e começou a vigorar esse ano. Entretanto devido a um erro de sistema, a grande maioria das contas veio errada, com valores fora da realidade e do que foi proposto no projeto. Sendo assim, a pedido dos vereadores, o executivo ordenou a suspensão das cobranças até que sejam feitas as correções no sistema e as contas sejam retificadas. Outra situação que foi colocada em plenário, foi o fato do município de Cacoal ser um polo de saúde pública, atendendo toda a região da Zona da Mata e Cone Sul e ter um atendimento muito precário. A regulação é morosa. Têm pacientes que levam até um ano para conseguir um exame. Faltam ambulâncias para atender a demanda interna e também para deslocamento de pacientes que precisam ser levados para Porto Velho. Os vereadores cobram atenção dos deputados estaduais para solucionar essas questões urgentes. Também foram feitas cobranças para uma maior atenção a área rural do município e a área urbana no que diz respeito à manutenção de ruas. O Presidente da Casa disse que espera que seja um ano abençoado e que a população continue comparecendo como foi na primeira Sessão. “A população tem que saber o que é votado aqui. Tem que entender o porquê e para quê, votamos os projetos que o executivo nos envia. Existem algumas coisas que às vezes parecem ruins, mas que são necessárias e quando recebemos um mandato do povo temos que resolver. Não vim aqui para brincar. Vim aqui para honrar os votos que recebi do povo e levo isso com muita seriedade. A questão da taxa de coleta de lixo, nós votamos e eu fui a favor, porque vi que era necessário, mas não taxas como as que vieram e que sabemos agora, que foi um erro de sistema. Asfalto, a prefeita precisa resolver essa licitação para que essa usina de asfalto chegue e se resolva o problema das ruas intransitáveis da cidade. Ambulâncias, precisamos do apoio dos deputados estaduais e dos prefeitos dos municípios que atendemos aqui para que possamos dar melhor atendimento à população. É isso! O ano legislativo começou muito bem, com a Casa cheia e é assim que gostaria de ver toda segunda-feira. A população nos acompanhando e nos cobrando para que possamos atende-los da melhor forma”, finalizou.

 

Siomara de Oliveira

ASCOM – CMC

MTE – 953-RO 

Aberto Curso de Libras

por Siomara — publicado 23/02/2018 12h42, última modificação 23/02/2018 12h42
Somente 50 vagas

Aberto o curso de Libras para 50 vagas. O curso faz parte de algumas das atividades desenvolvidas pelo gabinete do vereador Pedro Rabelo em conjunto com a Escola do Legislativo. As inscrições podem ser feitas no gabinete do parlamentar, a partir de segunda-feira, dia 26 de fevereiro. Das vagas disponibilizadas, 25% são destinadas a servidores públicos e o restante, para a comunidade em geral. As aulas serão ministradas pelo instrutor Marcus Loureiro, no período de 12 a 16 de março do corrente, na Câmara Municipal de Cacoal. Na ementa constam disciplinas como “Configurações de Mãos da Libras”, “Saudações”, “Tipos de Frases em Libras”, e outros. O gabinete do vereador Pedro Rabelo está aberto para tirar dúvidas e aguarda as inscrições dos interessados, no horário das 7h30 às 13h30.

Confira o resultado final da prova objetiva e a convocação para as provas práticas

por Junior publicado 05/03/2018 12h00, última modificação 11/04/2018 12h15
o resultado sairá a partir das 14:00 h., do dia 11/04/2018, no site do ibade
Confira o resultado final da prova objetiva e a convocação para as provas práticas

Concurso CMC

A Câmara Municipal de Cacoal, no uso de suas atribuições legais, em referência ao Concurso Público para provimento de cargos efetivos públicos do seu quadro de pessoal, regido pelo EDITAL Nº 01/2017/CMC/DE 07 DE DEZEMBRO DE 2017, torna público os gabaritos referentes às Provas Objetivas.

Veja os links abaixo, para cada finalidade:

Página dos Resultados do Concurso da Câmara de Cacoal

Página das convocações

Cronograma do Concurso

Cacoal perde um grande homem, morre o ex-vereador João Passarelo

por Siomara — publicado 05/03/2018 21h11, última modificação 05/03/2018 21h11
Ex-vereador vinha lutando contra um câncer de pâncreas há dois anos

Na 4ª legislatura que foi do ano de 1997 a 2000, o então vereador, João Carlos Passarelo, trabalhou em prol da população do município de Cacoal, como um dos 12 vereadores eleitos. Foi primeiro e segundo Secretário da Mesa Diretiva nos primeiro e segundo biênios, respectivamente. Entre seus projetos, está a inserção no calendário oficial de Cacoal da comemoração da “Morte do Padre Ezequiel Ramim” e a declaração de utilidade pública da Casa Assistencial Abrigo Nosso Lar. Além de vereador e cidadão atuante na comunidade cacoalense, sempre participando de ações comunitárias, Passarelo foi um dos primeiros repórteres da Rede Amazônica, (TV Cacoal), fazendo coberturas de eventos e trazendo notícias de relevância para os munícipes. “Homem de bem”, “pessoa de bom coração” e “amigo sempre”, são algumas das frases proferidas nessas últimas 24 horas, pelas pessoas que o conheceram e conviviam com ele.  O ex-vereador lutou durante dois anos contra um câncer no pâncreas e no último domingo dia 04 de março, não resistiu. O presidente da Câmara, vereador Paulinho do Cinema, disse que Passarelo estava acima do cargo de vereador, “Ele era um grande ser humano. Passarelo fez sua parte com Cacoal e perdemos um grande político, um grande pai de família. Que Deus conforte a família nesse momento doloroso”, concluiu.

 

Assessoria

Dia Internacional da Mulher

por Siomara — publicado 08/03/2018 10h46, última modificação 08/03/2018 10h46
Avó, mãe, "boadrasta", filha, esposa, sogra, tia, madrinha...enfim, aquela que está sempre pronta a cuidar de alguém e que é o esteio do lar.

O presidente da Câmara, vereador Paulinho do Cinema e todos os vereadores, parabenizam todas as Mulheres nesse dia, que foi escolhido para homenagear aquela que é avó, mãe, "boadrasta", filha, esposa, sogra, tia, madrinha...enfim, aquela que está sempre pronta a cuidar de alguém e que é o esteio do lar.

Vereadores buscam apoio do legislativo rondoniense

por Siomara — publicado 08/03/2018 11h05, última modificação 08/03/2018 11h05
Durante essa semana, os vereadores estão em reuniões com deputados e outras autoridades na capital rondoniense, Porto Velho, em busca de melhorias em diversos âmbitos, para o município de Cacoal.

Os vereadores de Cacoal, Jabá Moreira (PRP), Paulinho do Cinema (PP), Corazinho (PV), Valdecir Goleiro (PTB) e Zebim Brizon (PMDB), apresentaram ao presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (MDB) uma série de pedidos de apoio para ações no município, que a exemplo dos demais tem recebido atenção do parlamentar, seja com emenda ou intermediando programas junto ao Governo.

Apoio para o setor produtivo, melhorias na saúde, recursos para melhorias na infraestrutura da cidade entre as demandas apresentadas. "São ações que vêm de encontro ao nosso trabalho enquanto parlamentar, pois temos sempre buscado apoiar os municípios e fazer um trabalho em parceria", destacou Maurão.

Os vereadores apresentaram ainda o pedido para a destinação de uma emenda, para a aquisição de aparelhos de ar condicionados, para serem instalados na escola Pedro Álvares Cabral.

 

Rose Lopes

Assessoria

Prêmio Mulher Cidadã teve sua quinta edição em Cacoal

por Siomara — publicado 13/03/2018 10h50, última modificação 13/03/2018 10h50
Em Sessão Solene, os vereadores Pedro Rabelo, Maria Simões e Jabá Moreira homenagearam as mulheres cacoalenses que de alguma forma, contribuem para o bem estar feminino.

Em Sessão Solene, os vereadores Pedro Rabelo, Maria Simões e Jabá Moreira homenagearam as mulheres cacoalenses que de alguma forma, contribuem para o bem estar feminino. Com uma decoração de muito bom gosto e um evento que correu de forma muito animada, cinco mulheres receberam medalha e diploma de “Mulher Cidadã” e mais de oitenta foram agraciadas com o Diploma. Entre estas, as ACS’s - Agentes Comunitárias de Saúde que receberam a homenagem por seus relevantes serviços prestados à comunidade de um modo geral. A Resolução de número 01/CMC/2013 é de autoria da vereadora Maria Simões, que desde essa data, vem a frente do evento. Entretanto, nesta 5ª edição do “Mulher Cidadã”, a vereadora passou a direção da premiação ao vereador Pedro Rabelo. “O vereador conduziu com muita maestria esse projeto, que é a “menina dos meus olhos”. Sou uma defensora das mulheres e há cinco anos que fazemos essa homenagem, como parte das comemorações do mês de março, que é dedicado a essa classe tão batalhadora, que são as mulheres. Fiquei muito feliz em poder abraçar cada uma delas nesse momento”, disse a vereadora. O presidente da Câmara, vereador Paulinho do Cinema, disse que Deus lhe agraciou com três mulheres, “Minha esposa e duas filhas. Sou grato por tê-las na minha vida. Nós homens, não somos nada sem vocês mulheres. Por isso mesmo, Deus as criou com tanta perfeição! Obrigada por tudo que fazem por nós”, disse emocionado. O vereador Jabá Moreira, que também fez indicação de premiação, disse que se não fosse por uma mulher, não estaria nesse mundo. “Minha mãe teve 14 filhos e nos ensinou a respeitar todas as pessoas, mas principalmente as mulheres que são o esteio de qualquer casa. Parabéns a todas as homenageadas e a todas as demais mulheres”, concluiu. O vereador Pedro Rabelo agradeceu a vereadora Maria Simões por acreditar em sua capacidade para conduzir tão importante homenagem. “É uma honra poder reconhecer o trabalho de todas vocês e defender sua bandeira perante a comissão de análise. Premiar as mulheres que contribuem para o bom andamento da sociedade na nossa cidade é o mínimo que podemos fazer”, completou. A prefeita Glaucione Rodrigues, também esteve prestigiando a solenidade. Parte da orquestra Shekiná da igreja Assembleia de Deus sede, esteve abrilhantando o evento. Além das ACS’s, as homenageadas com medalha e diploma foram as Sras. Francinete Lima Dávila – tabeliã; Zildinei Teixeira Silva – Pastoral da Criança; Marinalva Alves Martiniano – pedagoga e intérprete de Libras; Romilda Borges de Melo – atua na Guarda Mirim de Cacoal; Marilande Alves de Souza Cruz – atua no Conselho Tutelar de Cacoal e mais as Sras. Maria Helena Gomes – Coordenadora Indígena e Elisângela Dell-Armelina Suruí – Professora nota 10.

 

ASCOM – CMC

Siomara de Oliveira

MTE-953/RO

Cronograma do Concurso

por Junior última modificação 14/03/2018 11h45
Cronograma do Concurso

PDF document icon Cronograma.pdf — Documento PDF, 340 KB (348695 bytes)

por Junior última modificação 14/03/2018 11h47

PDF document icon Cronograma.pdf — Documento PDF, 340 KB (348695 bytes)

Nota de pesar

por Siomara — publicado 16/03/2018 08h33, última modificação 16/03/2018 08h33
Morre ex-vereador de Cacoal

A Câmara Municipal de Cacoal, por meio de seu presidente, vereador Paulinho do Cinema, todos os vereadores e funcionários expressam suas condolências à família e amigos, pelo falecimento ocorrido ontem, dia 15 de Março de 2018, do Sr. Valdemar Gasquez Romero, ex-vereador desta Casa, na Primeira Legislatura, entre os anos de 1983 a 1988, (legislatura especial por ser a primeira).

Vereadores de Cacoal investigam a empresa Fox Engenharia

por Siomara — publicado 16/03/2018 12h11, última modificação 16/03/2018 12h11
Empresa contratada pela prefeitura para poda de árvores está sob investigação dos vereadores

Os vereadores Pedro Rabelo, Claudemar Littig “Mão”, Jabá Moreira, Claudinei Castelinho, Professor Nilton e o presidente da Câmara Paulinho do Cinema, estiveram na manhã desta sexta-feira, 16 de março, no prédio onde tem a placa da empresa Fox Engenharia em Cacoal, para averiguar se no endereço existe realmente a empresa de fato. Após os responsáveis deliberarem com os vereadores, abriram a sala. No interior, havia várias cadeiras e alguns equipamentos manuais, como cones, soprador e aspirador de folhas e alguns outros. Os vereadores disseram que vão buscar na prefeitura os documentos sobre a empresa. O presidente disse que a sede da empresa não convenceu. “Queremos saber se a empresa está instalada no município, se oferece condições de trabalho. Até porque quando alguém precisa perguntar ou notificar, tem que ter um endereço, uma pessoa responsável. Infelizmente vimos uma empresa desorganizada, não vimos um escritório que tenha uma administração, então vamos pedir toda a documentação que seja de obrigação da empresa e tudo o que for legal, vamos cobrar”, disse Paulinho do Cinema. O escritório consta de um prédio localizado na Avenida São Paulo, 3841 – Bairro Jardim Clodoaldo, em Cacoal.

 

ASCOM –CMC

Siomara de Oliveira

MTE-953/RO

2º Encontro de Vereadores em Cacoal

por Siomara — publicado 21/03/2018 11h25, última modificação 21/03/2018 11h25
Câmara Municipal de Cacoal nos preparativos para o 2º Encontro de Vereadores de Rondônia que começa hoje, dia 21 de março as 19h e vai até sexta-feira dia 23 as 12h

Câmara Municipal de Cacoal sedia Encontro de Legisladores de Rondônia

por Siomara — publicado 22/03/2018 10h27, última modificação 22/03/2018 10h27
O presidente dos legisladores de Cacoal, vereador Paulinho do Cinema, deu as boas vindas as mais de trezentas pessoas presentes no plenário Ronaldo Aragão.

O presidente dos legisladores de Cacoal, vereador Paulinho do Cinema, deu as boas vindas as mais de trezentas pessoas presentes no plenário Ronaldo Aragão, na abertura do 2º Encontro de Legisladores Municipais que aconteceu na quarta-feira, dia 21 de março. “Independente da área de atuação de cada um, as pessoas têm que conhecer o seu trabalho. Eu comecei na vereança há um ano e estou estudando para fazer meu trabalho com excelência. Penso que se os vereadores participarem dos congressos, das palestras ofertadas nos eventos destinados à esse fim, todos aprenderemos muito e teremos conhecimento daquilo em que estejamos trabalhando”, disse o presidente. O evento é realizado pela UCAVER-União das Câmaras de Vereadores de Rondônia através da Escola do Legislativo e visa debater a modernização, o aperfeiçoamento e a transparência das atividades legislativas. A participação dos municípios tem sido significativa no decorrer do encontro. Vários municípios se fizeram presentes. O encontro terá seu encerramento na sexta-feira, dia 23 as 11h. Ao final da solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Deputado Maurão de Carvalho, assinou termo de cooperação técnica com a AROM-Associação Rondoniense dos Municípios e a UCAVER que garante o intercâmbio e a cooperação técnico-científico e cultural, aperfeiçoamento e qualificação, visando o desenvolvimento institucional técnico e de recursos humanos. Estiveram presentes também, o presidente da UCAVER, vereador Ismael Crispim, a prefeita de Cacoal Glaucione Rodrigues, os deputados estaduais Léo Moraes e Só Na Bença, o diretor da Escola do Legislativo, Isaque Machado, o presidente da AROM, Jurandir Oliveira, o conselheiro substituto do TCE-Tribunal de Contas do Estado, Francisco Junior e ainda os vereadores Jabá Moreira, Superintendente da UVB-União dos Vereadores do Brasil, Valdecir Goleiro, Rogerinho, Zebin, Claudinei Castelinho, Professor Nilton, Wilson Tim e Pedro Rabelo.

ASCOM-CMC

Siomara de Oliveira-MTE-953/RO

Fotos Arlete Moreira/Adair José

Vereadores de Cacoal retiram dois projetos da pauta

por Siomara — publicado 27/03/2018 12h03, última modificação 27/03/2018 12h03
Para melhor entendimento dos edis, dois projetos foram retirados para posterior deliberação.

Na Sessão ordinária da Câmara desta segunda-feira, dia 26 de março, nove Projetos de Lei foram postos em votação em plenário. Dois deles foram retirados de pauta para melhor entendimento dos vereadores. Foram eles o 164/PMC/17, que “ALTERA A LEI N° 3.278/PMC/2014 – QUE APROVOU O LOTEAMENTO DENOMINADO “RESIDENCIAL PARK DOS BURITIS” em Cacoal e o 17/PMC/18, que “DISPÕE SOBRE A DENOMINAÇÃO DO CENTRO DE ARTES E ESPORTES UNIFICADOS – CEU’S, COMO ROGÉRIO GONÇALVES – “TITA”. Esse último por estar faltando um documento para que fique legal e não haja problemas futuros, já que os vereadores são unânimes na aprovação desse projeto. E ainda durante a Sessão, o plenário Ronaldo Aragão recebeu a ilustre visita da Professora Dra. Creuci Maria Caetano, que compôs o hino a Cacoal há 34 anos. Após 16 anos morando e trabalhando na Colômbia, a Dra. Creuci retorna a terra que adotou como sua. Os vereadores agradeceram sua presença e a pedido do presidente da Casa, vereador Paulinho do Cinema, todos a aplaudiram em pé, como forma de homenagem.

 

ASCOM-CMC

Siomara de Oliveira

MTE-953/RO

Fotos Adair José

ATO DA MESA N° 02/18 – CMC

por Siomara — publicado 28/03/2018 11h26, última modificação 28/03/2018 11h26
A Mesa Diretiva da Câmara Municipal de Cacoal-RO, através de seus membros, no uso de suas atribuições legais, baixa o seguinte ATO:

 

 

 

          Considerando o disposto no Decreto nº 22.695, de 23 de março de 2018, do governo do Estado de Rondônia, que decreta ponto facultativo nas repartições públicas estaduais em comemoração à semana santa; 

  Considerando a comemoração do Dia da Paixão de Cristo, a ser comemorado em 30 de março de 2018, a Mesa Diretiva da Câmara Municipal de Cacoal, houve por bem determinar Ponto Facultativo para os servidores desta Casa de Leis no dia 29 de março de 2018 (quinta-feira), com o retorno ao expediente normal para o dia 02/04/18 (segunda-feira), no horário das 07:30 às 13:30 horas.

 

Palácio Catarino Cardoso dos Santos, em 27 de março de 2018.

 

 

Paulo Roberto Duarte Bezerra

Presidente C.M.C.

  Claudinei Carlos Ribeiro

       1º Secretário C.M.C.

  Claudemar Littig

      2ª Secretário C.M.C.

 

EDITAL Nº 01/2017/CMC/DE 07 DE DEZEMBRO DE 2017, convocação para a Prova Prática, (disponível no site do ibade)

por Siomara — publicado 12/04/2018 08h40, última modificação 12/04/2018 08h40
A Câmara Municipal de Cacoal, no uso de suas atribuições legais, em referência ao Concurso Público para provimento de cargos efetivos públicos do seu quadro de pessoal, regido pelo EDITAL Nº 01/2017/CMC/DE 07 DE DEZEMBRO DE 2017, torna público a convocação para a Prova Prática, conforme abaixo:

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA A PROVA PRÁTICA

 

A Câmara Municipal de Cacoal, no uso de suas atribuições legais, em referência ao Concurso Público para provimento de cargos efetivos públicos do seu quadro de pessoal, regido pelo EDITAL Nº 01/2017/CMC/DE 07 DE DEZEMBRO DE 2017, torna público a convocação para a Prova Prática,  conforme abaixo:

 

 

1. DA PROVA PRÁTICA

 

1.1. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E PONTUAÇÃO

1.1.1. A pontuação na Prova Prática de Motorista dar-se-á da seguinte forma:

 

I - FALTAS GRAVES

ITEM

PONTUAÇÃO

a) desobedecer a sinalização da via, ou ao agente da autoridade de trânsito;

b) não observar as regras de ultrapassagem ou de mudança de direção;

c) não dar preferência de passagem ao pedestre que estiver atravessando a via transversal para onde se dirige o veículo, ou ainda quando o pedestre não haja concluído a travessia, mesmo que ocorra sinal verde para o veículo;

d) manter a porta do veículo aberta ou semiaberta durante o percurso da prova ou parte dele; 

3,0 - nenhuma falta

1,5 - 1 ou 2 falta(s)

0,0 - 3 ou 4 faltas

e) não sinalizar com antecedência à manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente;

f) não usar devidamente o cinto de segurança

g) perder o controle da direção do veículo em movimento;

h) cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza grave.

3,0 - nenhuma falta

1,5 - 1 ou 2 falta(s)

0,0 - 3 ou 4 faltas

II - FALTAS MÉDIAS

ITEM

PONTUAÇÃO

a) executar o percurso da prova, no todo ou parte dele, sem estar o freio de mão inteiramente livre; 

b) trafegar em velocidade inadequada para as condições adversas do local, da circulação, do veículo e do clima;

c) interromper o funcionamento do motor, sem justa razão, após o início da prova; 

d) fazer conversão incorretamente; 

2,0 - nenhuma falta

1,0 - 1 ou 2 falta(s)

0,0 - 3 ou 4 faltas

e) usar buzina sem necessidade ou em local proibido;

f) desengrenar o veículo nos declives; 

g) colocar o veículo em movimento, sem observar as cautelas necessárias; 

h) usar o pedal da embreagem, antes de usar o pedal de freio nas frenagens;

2,0 - nenhuma falta

1,0 - 1 ou 2 falta(s)

0,0 - 3 ou 4 faltas

i) entrar nas curvas com a engrenagem de tração do veículo em ponto neutro;

j) engrenar ou utilizar as marchas de maneira incorreta, durante o percurso;

k) cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza média.

2,0 - nenhuma falta

1,0 - 1 falta

0,0 - 2 ou 3 faltas

III - FALTAS LEVES

ITEM

PONTUAÇÃO

a) provocar movimentos irregulares no veículo, sem motivo justificado; 

1,0 - nenhuma falta

0,5 - falta parcial

0,0 - 1 falta

b) ajustar incorretamente o banco de veículo destinado ao condutor; 

1,0 - nenhuma falta

0,5 - falta parcial

0,0 - 1 falta

c) não ajustar devidamente os espelhos retrovisores;

1,0 - nenhuma falta

0,5 - falta parcial

0,0 - 1 falta

d) apoiar o pé no pedal da embreagem com o veículo engrenado e em movimento;

1,0 - nenhuma falta

0,5 - falta parcial

0,0 - 1 falta

e) utilizar ou Interpretar incorretamente os instrumentos do painel do veículo; 

1,0 - nenhuma falta

0,5 - falta parcial

0,0 - 1 falta

 

 

f) dar partida ao veículo com a engrenagem de tração ligada; 

 

1,0 - nenhuma falta

0,5 - falta parcial

0,0 - 1 falta

g) tentar movimentar o veículo com a engrenagem de tração em ponto neutro; 

1,0 - nenhuma falta

0,5 - falta parcial

0,0 - 1 falta

h) cometer qualquer outra infração de natureza leve.

1,0 - nenhuma falta

0,5 - falta parcial

0,0 - 1 falta

 

1.1.2. A pontuação na Prova Prática de Libras dar-se-á da seguinte forma:

 

ITEM

PONTUAÇÃO

Fluência em Libras: vocabulário, classificadores, gramática, uso do espaço e expressão facial e corporal.

9,0

Improvisação/Criatividade.

3,0

Didática/Metodologia de ensino: Contextualização do tema: coesão, coerência.

4,0

Domínio do conteúdo: conhecimento do conteúdo e utilização adequada do tempo.

4,0

TOTAL

20,0

 

2. DA CONVOCAÇÃO PARA A PROVA PRÁTICA:

2..1. Participarão desta etapa os candidatos aos cargos de Motorista e Intérprete de Libras, aprovados na Prova Objetiva, dentro do quantitativo de 20(vinte) vezes o número de vagas para o cargo.

2.1.1 . Todos os candidatos que se declararam com deficiência foram convocados.

2.1.2. Da nota de corte:

 

Cargo

Nota de Corte

F04 - MOTORISTA

74,00

M02 - INTÉRPRETE DE LIBRAS

50,00

 

3. DOS CONVOCADOS:

 

Cargo: F04 - MOTORISTA
Local de Prova: EEEFM CARLOS GOMES
Endereço: AV RECIFE, 335  PRÓXIMO AO PARQUE SABIA - NOVO CACOAL - CACOAL - RO
Data da Prova: 13/04/2018 - Hora da Chegada: 12:30

Inscrição

Candidato

Nota OBJ

460.034-7

ADENILSON DA SILVA

74,00

453.851-0

ALACIDE DULCI [DEFIC.]

59,00

452.259-1

BRUNO DE OLIVEIRA

75,00

400.111-7

CLAUDENIR DE OLIVEIRA MACHADO

77,00

456.998-9

DIONES BURGARELLI VARGAS

74,00

456.088-4

EDER LEONI MANCINI

83,00

457.882-1

EDSON DA SILVA SANTA BÁRBARA

74,00

454.977-5

EDSON TEIXEIRA DE SOUZA

84,00

452.637-6

ESDRO EUZEBIO DE SOUZA

83,00

459.695-1

FELIPE ALEXANDER BISPO COSTA

81,00

457.067-7

FERNANDO TENORIO DE HOLANDA SILVA COSTA

80,00

457.456-7

JERRY ADRIANI NUNES GONÇALVES

74,00

 

Cargo: F04 - MOTORISTA
Local de Prova: EEEFM CARLOS GOMES
Endereço: AV RECIFE, 335  PRÓXIMO AO PARQUE SABIA - NOVO CACOAL - CACOAL - RO
Data da Prova: 13/04/2018 - Hora da Chegada: 13:30

Inscrição

Candidato

Nota OBJ

457.362-5

KENNEDI VILARINHO SILVA DA COSTA

77,00

450.188-8

LÁZARO BRUNO FAÇANHA

75,00

454.752-7

LEANDRO DE SOUZA PEREIRA

75,00

456.340-9

LUIZ FERNANDO SCHMITT

76,00

452.874-3

MAICON DHIONE DO COUTO LEMOS SILVA STRELHOW

80,00

460.506-3

MARCELO DOS SANTOS CARNEIRO

86,00

458.795-2

MARCUS VINICIUS CARDOSO BAPTISTA

77,00

460.226-9

RAMON PISKE DA SILVA

76,00

456.684-0

RAMON REZENDE DA CUNHA

75,00

459.043-0

SIDNEI MAZITO DA MOTA

81,00

451.917-5

SOLIANDERSON BUENO PIRES

77,00

450.215-9

WESLEY LUCIANO DE OLIVEIRA

76,00

 

Cargo: M02 - INTÉRPRETE DE LIBRAS
Local de Prova: EEEFM CARLOS GOMES
Endereço: AV RECIFE, 335  PRÓXIMO AO PARQUE SABIA - NOVO CACOAL - CACOAL - RO
Data da Prova: 13/04/2018 - Hora da Chegada: 14:00

Inscrição

Candidato

Nota OBJ

450.145-4

ALEXANDRA NOGUEIRA PINHEIRO SCHELL

50,00

458.026-5

AMANDA GEOVANA MUNIZ PLASTER

56,00

456.776-5

EDUARDO MEDEIROS

56,00

460.124-6

FERNANDA SORTICA DE FARIAS LIMA

58,00

456.178-3

KARINY FERREIRA DA SILVA

52,00

460.610-8

LUIZ CARLOS RODRIGUES DO NASCIMENTO LIMA

60,00

452.262-1

MARILDA CROCHI SILVA SELHORST

58,00

 

Cacoal/RO, 11 de abril de 2018.

 

Paulo Roberto Duarte Bezerra.

Presidente da Câmara Municipal de Caco

Edital de Convocação para prova prática

por Siomara — publicado 12/04/2018 08h45, última modificação 12/04/2018 08h57
Convocação e Resultados

Cafeicultores são homenageados na Câmara Municipal de Cacoal

por Siomara — publicado 12/04/2018 09h05, última modificação 12/04/2018 09h05
Solene de Moção de Aplausos para Cafeicultores e Técnicos de Cacoal

O vereador Claudemar Littig o “Mão”, presidiu Sessão Solene de Moção de Aplausos intitulada “Destaque na Qualidade do Café”, nesta terça-feira, dia 10 de abril no Plenário Ronaldo Aragão. A homenagem foi para os técnicos e cafeicultores do município de Cacoal, premiados nos anos de 2016 e 2017, em concursos municipal, estadual e nacional. A Moção de Aplauso foi aprovada em plenário por unanimidade na 2ª Sessão Ordinária desse ano, com requerimento número 03, do vereador “Mão”. O objetivo da solenidade foi proporcionar a valorização dos cafeicultores e técnicos envolvidos no cultivo do café no município. Por meio dos concursos que são realizados em nível municipal, estadual e nacional, fica evidenciado o potencial econômico de Cacoal. No primeiro concurso, no ano de 2016 tanto municipal quanto estadual, Cacoal ficou com o 1º lugar. Em 2017, o município alcançou o 1º e 3º lugares. A partir de então, a Emater inscreveu três cafeicultores no concurso “Coffee Of The Year”, realizado no estado de Minas Gerais e Cacoal trouxe então, 2º, 3º e 4º lugares, com o café Clonal Robusta. O vereador Mão disse que sua principal bandeira na Câmara Municipal é defender a agricultura. “Sempre falo que a cultura do café é uma mina de dinheiro, só temos que saber explorar. E mesmo com o pouco incentivo que têm, os agricultores estão alavancando o nome de Cacoal em nível nacional. Essa homenagem é simples, mas todos reconhecemos a força da agricultura em nosso estado, e da cultura do café em nosso município. Parabéns à todos os cafeicultores da nossa querida Cacoal”, concluiu o legislador. O presidente da Câmara, vereador Paulinho do Cinema, disse que os cafeicultores representam Cacoal com muita honra. “Fico feliz em ver uma homenagem tão bonita e parabenizo o “Mão” pela iniciativa. Fico lisonjeado em fazer parte dessa Câmara Municipal e dizer que nós vereadores, devemos cobrar com educação, mas firmeza, as nossas autoridades para que deem maior incentivo a agricultura, porque é a mola mestre e tudo começa pelos agricultores. Hoje estamos falando do café. Mas devemos lembrar de todas as culturas com igual importância”, disse o presidente. Foram homenageados os cafeicultores Florismiro Detmann da linha 11, Ronaldo da Silva Bento da linha 10, Luan Mopib Gerten Surui da linha 6, Thiago Novaes Duarte da linha 15-B, André Kalk da estrada Pakarana Km 17, Anerlei Sérgio Kalk da linha 15-B, Elias Petterd da linha 6 e Pedro Fernando Urbano da linha 9. Também os técnicos Josué Barbosa da Silva, gerente da Emater de Cacoal e Wesley Gama Técnico Agropecuário da Emater. Além das famílias dos cafeicultores que estiveram presentes, também prestigiaram o evento os vereadores Pedro Rabelo e Jabá Moreira, o vice-prefeito Elcirone Deiró, o superintendente federal do Ministério da Agricultura Valter Lins Colaço, o Secretário Municipal de Agricultura Antonio Dias, o presidente da Câmara Setorial do Café Ezequias Brás da Silva Neto (Tuta Café), o gerente regional da Emater - região Território Rio Machado Alnex Groner e demais convidados. O empresário Lucas Borghi, esteve presente também com sua equipe, oferecendo degustação do café Nova Era, produção e industrialização local, a todos os presentes.

 

ASCOM-CMC

Siomara de Oliveira-MTE 953/RO

Fotos Arlete Moreira/Adair José

 

Câmara Municipal de Cacoal vota projeto que incentiva a indústria

por Siomara — publicado 17/04/2018 12h08, última modificação 17/04/2018 12h08
Fomento e incentivo ao setor industrial

Foi votada e aprovada por unanimidade alteração da Lei número 3.706 PMC, que trata da doação de terrenos públicos, pela prefeitura municipal, no Parque Industrial. A alteração é sobre zoneamento e obrigatoriedade dos empresários ali instalados, comercializarem somente os produtos industrializados nas empresas locais. A decisão do município se deu para que haja incentivo aos empresários do setor e que investem em Cacoal. O presidente da Câmara, vereador Paulinho do Cinema, acredita que o município tem que facilitar muito mais a vida dos empresários locais para que continuem investindo em Cacoal. “Isso fortalece o setor, a indústria e fomenta a economia local. A questão do zoneamento também foi decisão importante para que separe a indústria de produtos químicos, por exemplo, dos alimentícios. Outra coisa é a obrigatoriedade do investimento físico. Se o empresário não construir no prazo determinado, terá que dar o espaço para que outro trabalhe. Temos que explorar mais a indústria no nosso município e acredito que com essas decisões, atrairemos mais empresários do setor para Cacoal”, concluiu.

 

ASCOM-CMC

Siomara de Oliveira

MTE 953/RO

Fotos Adair José

Vereador de Cacoal recebe prêmio em nível nacional

por Siomara — publicado 27/04/2018 12h21, última modificação 27/04/2018 12h21
Prêmio Destaque Nacional para o vereador Pedro Rabelo

Nessa última semana, de 23 a 26 de abril, o vereador Pedro Rabelo esteve participando da Marcha dos Vereadores 2018 na capital federal, Brasília. Na oportunidade participou do prêmio “Destaque Nacional”, onde foi agraciado com o troféu pelo projeto “Vereador Mirim” (inicialmente “De Olho na Câmara”), que foi desenvolvido para estudantes de toda a rede escolar do município de Cacoal, com o objetivo de promover cidadania, sanar as dúvidas e reduzir o distanciamento dos estudantes em relação à situação política administrativa de nossa cidade. O prêmio nacional deste ano, teve 36 projetos inscritos e 20 agraciados. O Concurso Destaque Nacional UVB 2018, tem o objetivo de destacar as iniciativas que tenham contribuído pelo fortalecimento do poder legislativo municipal, estimulando a integração com a comunidade e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Rabelo é um vereador bastante atuante nas questões sociais e desenvolveu esse projeto junto com sua equipe para aproximar os estudantes da política municipal. O vereador, se sentiu muito gratificado pelo reconhecimento em nível nacional. “Obrigado a todos os amigos, escolas, estudantes, assessoria, servidores da Câmara, família, vereadores de Cacoal, prefeitura (Semed) e principalmente meu Senhor Jesus! A conquista é de todos!”, disse emocionado. O presidente da Câmara, vereador Paulinho do Cinema parabenizou Pedro Rabelo pela conquista. “É um grande trabalho que o Pedro vem fazendo e esse projeto ensina a criança e o adolescente a cobrar os seus direitos e aprender sua obrigações. O vereador faz um trabalho brilhante e acredito que Cacoal tem que ter orgulho de ter sido premiada através do Pedro Rabelo”, concluiu.

 

ASCOM-CMC

Siomara de Oliveira

MTE-953/RO

Fotos Adair José

Parabéns à todos os trabalhadores

por Siomara — publicado 30/04/2018 22h17, última modificação 30/04/2018 22h17

Pacote de obras é lançado em Cacoal

por Siomara — publicado 04/05/2018 13h08, última modificação 04/05/2018 13h08
Vereadores participam de lançamento de pacote de obras

Os vereadores estiveram participando hoje, dia 04 de Maio, pela manhã, do lançamento de pacote de obras, pela prefeitura municipal. O presidente da Câmara, vereador Paulinho do Cinema acredita na administração da prefeita Glaucione Rodrigues e que a cidade esteja em avanço. “Nós temos que apoiar o executivo para fazer com que nossa cidade desenvolva de maneira positiva. Desde que assumi a presidência, não deixo nenhum projeto parado para que a prefeita possa trabalhar e esse projeto da isenção das taxas para construção dos aviários irá para plenário já na próxima Sessão. Temos que incentivar a indústria, o comércio, a agricultura, para que o nosso município cresça cada dia mais. A Câmara de vereadores tem sido parceira e vamos continuar, desde que seja para o bem da população e do município de Cacoal”, disse ele. Na oportunidade foram apresentados projetos em execução, projetos em convênio com o governo do estado, em fase de análise técnica e em fase de licitação, que totalizam mais de 60 milhões. O evento foi direcionado para a imprensa local, que compareceu em sua totalidade e para comunidade por meio dos presidentes de bairros. Os vereadores Valdecir Goleiro, Wilson Tim, Rogerinho e Maria Simões estiveram presentes.

 

ASCOM-CMC

Siomara de Oliveira

MTE-953/RO

Servidores da Câmara conquistam acordo salarial

por Siomara — publicado 08/05/2018 11h54, última modificação 08/05/2018 11h54
Presidente da Câmara anuncia acordo salarial

O presidente da Câmara Municipal de Cacoal, vereador Paulinho do Cinema, anunciou na 12ª Sessão Ordinária, no dia 07 de maio, o acordo salarial para o ano de 2018, dos servidores do poder legislativo. O acordo foi fechado pela manhã, em reunião com o SINSEMUC – Sindicato dos Servidores Municipais de Cacoal, vereadores e funcionários da Casa. O presidente disse que não tem dificuldade nenhuma em lidar com os servidores e com o Sindicato. “Sempre tive um bom relacionamento com o Ricardo e com o Fernando (líderes do SINSEMUC). Sempre pensamos no melhor, no mais, mas nem sempre conseguimos tudo o que almejamos. Agora o acordo será colocado em lei e votado nesta Casa”, concluiu. Os vereadores Castelinho, “Mão”, Professor Nilton e Rogerinho, parabenizaram os servidores e sindicato pela conquista e disseram que procuram fazer sempre o melhor para os servidores. Durante a Sessão também foram votados projetos como a alteração da Lei 3.278/PMC/2014 que trata do Residencial Park dos Buritis, de reformulação administrativa e abertura de crédito.

 

ASCOM-CMC

Siomara de Oliveira

MTE 953/RO

Fotos Adair José

Feliz dia das Mães!!!!

por Siomara — publicado 11/05/2018 18h48, última modificação 11/05/2018 18h48
Presidente da Câmara e todos os vereadores, homenageiam as Mães!!

O presidente da Câmara Municipal, vereador Paulinho do Cinema e demais vereadores, homenageiam as mães por ocasião da data festiva. Mas lembrando que "Mãe", deve receber carinho e homenagens todos os dias!!

Contratação para intérprete de Libras é suspenso

por Siomara — publicado 16/05/2018 11h21, última modificação 16/05/2018 11h21
Justiça suspende a contratação para o cargo de Intérprete de Libras

O presidente da Câmara Municipal de Cacoal, vereador Paulinho do Cinema, disse que vai acatar o que a justiça determinar. “Se o juiz mandar seguir com a contratação, é o que faremos e se ele determinar que seja refeito o certame para o cargo, também acataremos. Os candidatos que se sentirem prejudicados, também podem tomar as medidas legais necessárias. O concurso foi realizado com toda a lisura e o restante dos cargos continua sem nenhum problema”.  Essa declaração se deve ao fato de que a Associação dos Pais e Amigos Surdos de Cacoal – APASA, entrou na justiça solicitando a suspensão da contratação do candidato que passou em primeiro lugar, no concurso da Câmara Municipal, para o cargo de Intérprete de Libras, a língua oficial da comunidade surda. A solicitação se deu por falta de alguns critérios que segundo a APASA, deveria constar do edital para a prova prática e que não teve previsão. O presidente da associação, Jadilson Serafim, através da intérprete, disse que a comunidade busca é igualdade. “Precisamos que o intérprete seja a nossa voz fluente e que possamos confiar que esteja traduzindo de forma correta o que estamos dizendo, sem mudar o contexto para que possamos ser compreendidos”, concluiu. O cargo para intérprete de libras, então, se encontra em análise judicial e assim que houver a determinação a Câmara irá proceder como ficar resolvido. O presidente da Câmara ressalta ainda, que o restante dos cargos continua sem nenhum impedimento e que estará procedendo a contratação dentro da previsão.

 

ASCOM-CMC

Siomara de Oliveira

MTE – 953/RO

Foto Adair José

 

Sessão Itinerante

por Siomara — publicado 22/06/2018 12h01, última modificação 22/06/2018 12h01
A 19ª Sessão Ordinária da Câmara acontecerá no Riozinho

O presidente da Câmara Municipal de Cacoal, vereador Paulinho do Cinema, convida a população em geral, para participar da 19ª Sessão Ordinária, que acontecerá no distrito de Riozinho na próxima segunda-feira, dia 25 de junho, a partir das 18h30, na Escola Estadual Celso Ferreira da Cunha, localizada a Avenida Aglair Nogueira, 1881. "Contamos com sua presença"!

Vereadores participam de reunião em empresa de carbonização de lixo

por Siomara — publicado 27/06/2018 10h02, última modificação 27/06/2018 10h02
Vereadores querem fazer uma análise profunda antes de liberar a empresa para funcionamento

Foi realizada reunião no distrito de Riozinho nesta terça, dia 26, para tratar do funcionamento da empresa de carbonização de resíduos não perigosos, denominada Riozinho - Indústria de Tratamento e Transformação de Resíduos Ltda. O poder legislativo tem opinião unânime: “Para que a empresa seja liberada para funcionamento, não pode ser prejudicial de forma nenhuma para a população”. O presidente da Câmara Municipal de Cacoal, vereador Paulinho do Cinema, disse que é preciso fazer estudos cuidadosos e técnicos para saber a viabilidade do empreendimento. “Vou pesquisar, vou buscar a informação onde tiver, juntamente com os vereadores que quiserem me acompanhar. Não vou fazer nada com pressa. Tem que ser bom para a população. Se for, vai ser liberado. Vou buscar mais informações com engenheiros, biólogos e com a própria empresa, sempre que tiver dúvidas. O que está em jogo é o bem estar da população de Cacoal e do Riozinho. Por isso, tudo será feito com muito cuidado”, disse ele. Esse assunto tem permeado as conversas dos parlamentares, em busca de um ponto de equilíbrio. Os vereadores têm procurado informações técnicas, pareceres jurídicos e legislação, que corroborem para a instalação da empresa, de maneira correta e legal. Após visitarem cada parte das instalações da empresa recebendo informações técnicas a respeito do funcionamento de tudo, os representantes do empreendimento responderam a todas as perguntas dos presentes. Estiveram presentes na reunião além dos técnicos da empresa e do presidente da câmara, os vereadores Claudinei Castelinho, Tim, Professor Nilton, Maria Simões, Rogerinho, Zebin Brizon, Corá, “Mão”, Valdecir Goleiro e Jabá Moreira, também a prefeita Glaucione Rodrigues, Secretários Municipais de Meio Ambiente, Planejamento, Indústria e Comércio, Secretário Estadual de Desenvolvimento Ambiental, biólogos e engenheiros, empresários e moradores do distrito. 

 

ASCOM-CMC

Siomara de Oliveira

MTE-953/RO

Fotos Adair José

Última Sessão Ordinária foi realizada no Riozinho

por Siomara — publicado 27/06/2018 21h24, última modificação 27/06/2018 21h24
Última Sessão Ordinária e Primeira Itinerante

Com treze projetos de lei em plenário e aprovados, a população recebeu os vereadores no saguão da Escola Estadual Celso Ferreira, no distrito de Riozinho, a 10 Km da sede Cacoal, no último dia 25 de junho para a primeira Sessão Ordinária Itinerante e última Ordinária do semestre legislativo. O projeto da Câmara Itinerante é de autoria da vereadora Maria Simões que procurou aproximar a população das decisões do legislativo. O presidente da Câmara, vereador Paulinho do Cinema, parabenizou a vereadora pela iniciativa e agradeceu a diretora da Escola, Professora Lídia Maria da Silva. “Nosso município é muito grande e tem pessoas que, pela distância, não conseguem participar mais ativamente das Sessões. Nesse caso, o projeto da vereadora, busca diminuir essas distâncias e fazer com que nossos munícipes, entendam e acompanhem o trabalho dos vereadores. Quero agradecer a diretora Lídia e todos os servidores que não mediram esforços para que pudéssemos realizar essa sessão aqui na escola”, disse ele. Essa foi a 19ª Sessão Ordinária. A Câmara agora se encontra em recesso parlamentar por 40 dias, retornando com as Sessões, no dia 06 de agosto. Entretanto, os gabinetes dos vereadores e todos os outros serviços, continuam funcionando normalmente na Casa de Leis. Na oportunidade, a secretária municipal de saúde, Joelma Sesana, fez um relato sobre as atividades de sua pasta, prestando contas aos vereadores e à população.

 

ASCOM-CMC

Siomara de Oliveira

MTE – 953/RO

Fotos Adair José

Câmara Municipal de Cacoal realiza Sessão Extraordinária

por Siomara — publicado 13/07/2018 12h40, última modificação 13/07/2018 13h00
Nesta sexta-feira, 13, doze projetos entraram em votação no plenário Senador Ronaldo Aragão

Projetos de Lei sobre reformulação administrativa, abertura de crédito suplementar e a Resolução sobre a regulamentação do sistema de registro de preços no poder legislativo, entraram em votação no plenário Senador Ronaldo Aragão, nesta sexta-feira, dia 13 de julho. O PL de número 99/18, que trata sobre a descentralização da merenda escolar, foi muito bem comentado pela imprensa presente e muito bem recebido pelas escolas municipais, já que é uma grande vitória que há muito vem sendo esperada. “Isso vem contribuir muito para diminuir a evasão escolar, melhorar a alimentação das crianças e ainda contribuir com o fomento na agricultura familiar local”, disse o vereador Professor Nilton. Essa aquisição será uma forma de complementar a merenda deixando-a com melhor qualidade e assim, atendendo de maneira correta o cardápio nutricional direcionado para as crianças e adolescentes da rede pública municipal de ensino. O presidente da Câmara, vereador Paulinho do Cinema, disse que todos os vereadores já aguardavam por esse Projeto, pois é necessário que as crianças das escolas tenham uma alimentação de qualidade. Quanto a Sessão Extraordinária, o presidente disse que a Câmara faz de tudo para que o executivo municipal tenha todas as condições para trabalhar, “Nós temos que ajudar para que a administração consiga trabalhar. Nosso papel aqui é fiscalizar para ver se as coisas estão corretas, mas também dar condições para que o município dê continuidade aos trabalhos”, disse ele.

 

ASCOM-CMC

Siomara de Oliveira

MTE-953/RO

Fotos Adair José

Vereadores acompanham entrega da usina de massa asfáltica

por Siomara — publicado 03/08/2018 12h34, última modificação 03/08/2018 12h34
Após muita expectativa a usina de massa asfáltica, chega a Cacoal.

Após muita cobrança por parte dos vereadores e expectativa da população de Cacoal, os equipamentos para funcionamento da usina de asfalto foi entregue hoje, dia 03 de Agosto. Os vereadores Tim, Rogerinho, Professor Nilton, Valdecir Goleiro e Zebin Brizon, estiveram presentes no evento e comemoraram. Professor Nilton, que falou representando os parlamentares, disse que o município vai avançar bastante, apesar de o período chuvoso estar se aproximando. “Esse é um presente do governo do estado e um anseio da população. Acredito que estaremos vivendo novos tempos e Cacoal está avançando. Os vereadores fazem seu papel, que é o de apontar as necessidades para o bem estar da população. A expectativa da população é de melhorias e se Deus quiser, vamos viver novos tempos”, concluiu o parlamentar. Todo o equipamento foi adquirido com recursos do governo do estado de Rondônia e entregue em comodato para a prefeitura. Conforme informações do executivo, a base para a instalação da usina já está pronta e os materiais para que ela funcione foram licitados. A usina será instalada no setor industrial de Cacoal. O vereador Zebin Brizon, fez questão de estar presente, apesar das recomendações médicas, após passar por procedimento cirúrgico há 16 dias. “O médico disse para ficar em repouso, mas não podia faltar a essa entrega que aguardamos tão ansiosamente. Esse é um presente que Cacoal vai saber aproveitar muito bem”, disse ele.

 

ASCOM-CMC

Siomara de Oliveira

MTE-953/RO

 

Convocação dos candidatos aprovados no concurso público da Câmara Municipal de Cacoal

por Siomara — publicado 27/09/2018 08h42, última modificação 27/09/2018 08h42
Atenção!!! Saiu a convocação dos candidatos aprovados no último concurso público da Câmara Municipal de Cacoal!!! Segue a convocação oficial com os documentos necessários que devem ser apresentados.

Atenção!!! Saiu a convocação dos candidatos aprovados no último concurso público da Câmara Municipal de Cacoal!!! Segue a convocação oficial com os documentos necessários que devem ser apresentados.

CONVOCAÇÃO PARA ENTREGA DE DOCUMENTOS.

O Presidente da Câmara Municipal de Cacoal, no uso de suas atribuições, TORNA PÚBLICO a CONVOCAÇÃO dos candidatos aprovados no Concurso Público da Câmara Municipal de Cacoal, infra relacionados, regido pelo Edital de Concurso Público n. 001 de 2017, publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia nº 2099 de 08 de dezembro de 2017 e homologado pelo Edital de Homologação do resultado final do concurso público nº. 001 de 2017, publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia nº 2194 de 25 de abril de 2018, para apresentação, entrega de DOCUMENTOS em cargos efetivos, do Quadro Permanente de Pessoal Civil da Câmara Municipal de Cacoal, de acordo com o que rege a Lei 1.951/2006.

Candidato Cargo
EDER LEONI MANCINI - AGENTE ADMINISTRATIVO
ANTONIO NUNES PEREIRA - AGENTE DE MANUTENÇÃO E REPAROS
HENRIQUE SAMUEL RAFAEL SCHMITT - ALMOXARIFE
CRISTIANE ROSA FERREIRA - AUXILIAR ADMINISTRATIVO
MATHEUS NOGUEIRA GUSMÃO - AUXILIAR ADMINISTRATIVO
WILLIAN ORTOLANE CORDEIRO - AUXILIAR ADMINISTRATIVO
EUGENIO BIANCHINI - BRAÇAL
LEVI BRITO COSTA - CONTADOR
MARCELO DOS SANTOS CARNEIRO - MOTORISTA
ANANDA DA SILVA BORDIGNON GOES - SERVENTE
LEONARDO FRAGA SILVA - TÉCNICO EM INFORMÁTICA
LEANDRO FRANCISCO DE OLIVEIRA NETO - TELEFONISTA

Os candidatos acima convocados deverão comparecer na Câmara Municipal de Cacoal, localizada na Rua Presidente Médice nº 18479, Bairro Jardim Clodoaldo, apresentando no prazo de 30 dias cópia dos seguintes documentos com seus respectivos originais para contratação:
1. título de eleitor;
2. carteira de identidade;
3. CPF;
4. 02 (duas) fotos 3x4;
5. comprovação de escolaridade, conforme requisito do cargo;
6. certificado de reservista (para o sexo masculino);
7. certidão de nascimento ou casamento;
8. CPF e RG do Cônjuge;
9. certidão de nascimento dos filhos (menores de 14 anos);
10. certidão de quitação eleitoral (http://www.tre-ro.jus.br/);
11. certidão civil e criminal (http://webapp.tjro.jus.br/certidaoonline/pages/cnpg.xhtml);
12. PIS/PASEP;
13. atestado de Saúde/ (fornecido por MÉDICO DO TRABALHO);
14. carteira de trabalho – CTPS (página da foto - verso);
15. comprovante de conta bancária no Banco do Brasil;
16. prova de quitação com a fazenda pública do município de Cacoal (http://tributos.cacoal.ro.gov.br/…/3.124.186/AiseTributosWe…);
17. prova de quitação com o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (http://www.tce.ro.gov.br/index.php/certidao-negativa/);
18. declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio, reconhecida firma em cartório;
19. declaração sobre exercício ou não, de outro cargo ou função, reconhecida firma em cartório;
20. declaração de grau de Parentesco;
21. comprovante de Habilitação expedida pelo órgão ou entidade a qual esteja vinculado o candidato (para o cargo de contador);
22. comprovante de endereço.

Cacoal, RO, 24 de setembro de 2018.

Paulo Roberto Duarte Bezerra.
Presidente da Câmara Municipal de Cacoal.

CONVOCAÇÃO PARA ENTREGA DE DOCUMENTOS.

por arlete — última modificação 31/10/2018 12h42
31-10-2018

Office Word 2007 XML document icon CONVOCAÇÃO - motorista.docx — Office Word 2007 XML document, 55 KB (56606 bytes)

CONVOCAÇÃO PARA ENTREGA DE DOCUMENTOS

por Júnior - T.I. — publicado 31/10/2018 13h48, última modificação 31/10/2018 13h48
Colaboradores: Arlete - Imprensa
Convocação do candidato aprovado no Concurso Público da Câmara Municipal de Cacoal

CONVOCAÇÃO PARA ENTREGA DE DOCUMENTOS.

 

O Presidente da Câmara Municipal de Cacoal, no uso de suas atribuições, TORNA PÚBLICO a CONVOCAÇÃO do candidato aprovado no Concurso Público da Câmara Municipal de Cacoal, infra relacionado,  regido pelo Edital de Concurso Público n. 001 de 2017, publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia  nº 2099 de 08 de dezembro de 2017 e homologado pelo Edital de Homologação do resultado final do concurso público nº. 001 de 2017, publicado no Diário Oficial  dos Municípios do Estado de Rondônia  nº 2194 de 25 de abril de 2018, para apresentação, entrega de DOCUMENTOS  em cargos efetivos, do Quadro Permanente de Pessoal Civil da Câmara Municipal de Cacoal, de acordo com o que rege a Lei 1.951/2006.

 

Candidato

  Cargo

EDSON TEIXEIRA DE SOUZA

    MOTORISTA

 

O candidato acima convocado deverá comparecer na Câmara Municipal de Cacoal, localizada na Rua Presidente Médice nº 18479, Bairro Jardim Clodoaldo, apresentando no prazo de 30 dias cópia dos seguintes documentos com seus respectivos originais para contratação:

  1. 1.       título de eleitor;
  2. 2.       carteira de identidade;
  3. 3.       CPF;
  4. 4.       02 (duas) fotos 3x4;
  5. 5.       comprovação de escolaridade, conforme requisito do cargo;
  6. 6.       certificado de reservista (para o sexo masculino);
  7. 7.       certidão de nascimento ou casamento;
  8. 8.       CPF e RG do Cônjuge;
  9. 9.       certidão de nascimento dos filhos (menores de 14 anos);
  10. 10.   certidão de quitação eleitoral (http://www.tre-ro.jus.br/);
  11. 11.   certidão civil e criminal (http://webapp.tjro.jus.br/certidaoonline/pages/cnpg.xhtml);
  12. 12.   PIS/PASEP;
  13. 13.   atestado de Saúde/ (fornecido por MÉDICO DO TRABALHO);
  14. 14.   carteira de trabalho – CTPS (página da foto - verso);
  15. 15.   comprovante de conta bancária no Banco do Brasil;
  16. 16.   prova de quitação com a fazenda pública do município de Cacoal (http://tributos.cacoal.ro.gov.br/tributosweb/3.124.186/AiseTributosWebFlex.html);
  17. 17.   prova de quitação com o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (http://www.tce.ro.gov.br/index.php/certidao-negativa/);
  18. 18.   declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio, reconhecida firma em cartório;
  19. 19.   declaração sobre exercício ou não, de outro cargo ou função, reconhecida firma em cartório;
  20. 20.   declaração de grau de Parentesco;
  21. 21.   comprovante de Habilitação expedida pelo órgão ou entidade a qual esteja vinculado o candidato (para o cargo de contador);
  22. 22.   comprovante de endereço.

 Cacoal, RO, 29 de outubro de 2018.

 

Paulo Roberto Duarte Bezerra.

Presidente da Câmara Municipal de Cacoal.

Resultado do Concurso Público realizado por meio do Edital nº 001 de 2017, para provimento dos cargos efetivos, criados pelas Leis 1.950/2006, 3.199/2013 e 3.558/2016.

por arlete — última modificação 12/11/2018 09h33
Portaria Normativa nº131 /GP/2018.

Office Word 2007 XML document icon Portaria Normativa Momeação.docx — Office Word 2007 XML document, 50 KB (52086 bytes)

Portaria Normativa nº131 /GP/2018.

por arlete — publicado 12/11/2018 09h56, última modificação 12/11/2018 09h56
Resultado do Concurso Público realizado por meio do Edital nº 001 de 2017, para provimento dos cargos efetivos, criados pelas Leis 1.950/2006, 3.199/2013 e 3.558/2016.

2018.

Dispõe sobre a nomeação para os cargos de Agente Administrativo, Agente de Manutenção e Reparos, Almoxarife, Auxiliar Administrativo, Braçal, Contador, Motorista, Servente, Técnico em Informática e Telefonista.

 

O presidente da Câmara Municipal de Cacoal no uso de suas atribuições legais, considerando o resultado do Concurso Público realizado por meio do Edital nº 001 de 2017, para provimento dos cargos efetivos, criados pelas Leis 1.950/2006, 3.199/2013 e 3.558/2016.

RESOLVE:

Art. 1º Ficam nomeados para os cargos abaixo relacionados com carga horária de 40 (quarenta) horas semanais:

AGENTE ADMINISTRATIVO.

Eder Leoni Mancini.

 

AGENTE DE MANUTENÇÃO E REPAROS.

Antônio Nunes Pereira.

 

ALMOXARIFE.

Henrique Samuel Rafael Schmitt.

 

AUXILIAR ADMINISTRATIVO.

Cristiane Rosa Ferreira.

Matheus Nogueira Gusmão.

Willian Ortolane Cordeiro.


BRAÇAL.

Eugenio Bianchini.

 

CONTADOR.

Levi Brito Costa.

 

MOTORISTA.

Edson Teixeira de Souza.

 

SERVENTE.

Ananda da Silva Bordignon Goes.

 

TÉCNICO EM INFORMÁTICA.

Leonardo Fraga da Silva.

 

TELEFONISTA.

Leandro Francisco de Oliveira Neto.

 

Cacoal, RO, 09 de novembro de 2018.

 

Paulo Roberto Duarte Bezerra.

Presidente da Câmara Municipal de Cacoal.

Comunicado à População

por Junior publicado 26/11/2018 14h30, última modificação 26/11/2018 15h20
Comunicado à população sobre a Sessão ordinária do dia 26/11/2018

O Presidente da Câmara Municipal de Cacoal, Paulinho do Cinema, informa à população que, devido ao feriado relativo ao aniversário de Cacoal, não haverá a Sessão Ordinária desta segunda-feira, 26/11/2018.

Aproveitando o ensejo, convida a toda a população para participar da Sessão Legislativa itinerante que ocorrerá no dia 27/11/2018 (terça-feira), a partir das 18:30 h., no município de Divinópolis, na Escola Dr. João de Deus Simplício, localizada na Linha 14, Gleba 13, Lote 33.

Agradecido pela compreensão de todos.

NOTA DE ESCLARECIMENTO DAS VIAGENS DO VEREADOR TIM NO ANO 2018

por arlete — publicado 06/12/2018 12h14, última modificação 06/12/2018 12h14

NOTA DE ESCLARECIMENTO DAS  VIAGENS DO VEREADOR TIM NO ANO 2018

 

 

No decorrer do ano de 2018 o vereador Tim, realizou varias viagens em busca de melhorias para o Município de Cacoal:

 

No mês de Março o vereador Tim esteve na cidade de Porto Velho junto a SESAU (Secretária Estatual de Saúde), para verificar a liberação da documentação da emenda parlamentar solicitada ao Deputado Federal Lindomar Garçon (PRB) no ano 2017, no valor de aproximadamente R$ 1.100,000,00 (Hum milhão e cem mil reais) de equipamentos permanentes para o Hospital Regional de Cacoal, conforme o processo  de aquisição nº 01-1712.00247-00/2017 . Emenda esta entregue no dia 28 de março de 2018 para o Hospital Regional de Cacoal.

 

 Ainda na mesma viagem apresentou o projeto de Acessibilidade da Comunidade Surda, pessoas com deficiência auditiva, a fim de proporcionar a essa categoria um tratamento igualitária em concursos públicos e na realização da Carteira Nacional de Habilitação, que a aplicação das provas sejam interpretadas na integra na linguagem de sinais de libras, para o Deputado Estatual Alex Redano (PRB).

 

Já no mês de Abril, o vereador esteve em Porto Velho no gabinete do Deputado Estadual Alex Redano (PRB),  solicitando  aquisição de 03(três) drones para auxiliar o trabalho do Corpo de Bombeiro e Policia Militar, e 02 (duas) academias de Ar livre a ser implantada nas praças do município. E na oportunidade solicitou a pintura de faixa  de sinalização na  RO 486 (rodovia do café) junto ao DER, e apresentação do projeto de Iluminação do canteiro central, da Rua Carlos Ubeda no Bairro Vilage do Sol II aonde é realizado a feira livre nas segundas feiras.

 

No mês de Maio, o vereador apresentou o projeto de Xadrez Gigante nas escolas, e solicitou a destinação de emenda parlamentar para executar o projeto, ao Deputado Estadual Alex Redano (PRB), e na oportunidade através do deputado foi assegurado emenda parlamentar no valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), para a cultura para a aquisição de figurinos de teatro e balé e R$ 100.000,00 (Cem mil) para a Saúde e a fanfarra para o Club dos Desbravadores, emendas já disponibilizadas ao município e ainda a liberação dos Kits de gestantes do Projeto Mãezinha Rondoniense, entrega realizada através da SEMAST, no dia 21 de junho.

 

 

No mês de Junho o vereador esteve na cidade de  Brasília, em busca de destinação recursos junto ao Ministério do Esporte para tratar dos projetos Segundo Tempo e o Projeto PELC, que ter por objetivo democratizar o acesso à pratica e a cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social, a ser implantado no município de Cacoal, esteve também  no gabinete da   Deputada Mariana Carvalho, solicitar emenda parlamentar para aquisição de lona ante chama, para o Teatro Municipal de Cacoal. No   Gabinete do Deputado Federal Luiz Cláudio, esteve solicitando a  liberação de emenda parlamentar no valor de R$ 900.000.00 para aquisição de pavimentação do trecho que liga o bairro Motocross até Parque dos Lagos no município de Cacoal. Já no gabinete do Senador Federal Acir Gurgacz, solicitou emenda parlamentar para a recuperação da Avenida Sete de Setembro, no Bairro Morado do Bosque do município de Cacoal.

 


No mês de agosto o vereador esteve na cidade de Porto Velho, para solicitar junto ao Diretor do DER (Departamento de Estrada e Rodagem) Luiz Carlos Katatal para solicitar a destinação de recursos para construção de pontes de concreto, ser realizadas na Rua anel Viário, na linha 12 e na Linha 10 sobre o Rio Limão, no bairro Jardim Itália II. E na oportunidade esteve no gabinete do Deputado Alex Redano aonde o mesmo assegurou a destinação de emenda parlamentar para aquisição de drones e acadêmia de ar livre, anteriormente solicitada, que será em breve ao município.

 

No mês de Outubro na cidade de Porto Velho, o vereador esteve participando na AMA (Associação de Pais e Amigos do Autista de Rondônia) do projeto de musicoterapia aonde as crianças são acompanhadas por uma fonoaudióloga, com o objetivo estimular a fala, comunicação e o trabalho em grupo e a socialização entre as crianças, em  busca de  informação sobre o projeto, pois o  Município de Cacoal já existe uma associação de autistas, todo conhecimento e será revestido e repassado para diretoria da Associação AMAC (Associação Multifuncional de Autistas de Cacoal).

 

 

Fonte: Assessoria.

COMUNICADO

por arlete — publicado 12/12/2018 13h04, última modificação 12/12/2018 13h04
MULHER CIDADÃ 2018.

 

 

COMUNICADO

 

 

O Presidente da Câmara Municipal de Cacoal-RO, no seu uso de suas atribuições legais e em conformidade com a Resolução de Nº. 01/CMC/2013, torna público o RESULTADO FINAL dos nomes das candidatas a receberem no dia 08 de Março de 2019 as 19h00min nas dependências da Câmara Municipal de Cacoal, o Diploma Mulher – Cidadã 2018, sendo elas:

 

 

- Julinda da Silva

- Maria da Penha de Oliveira

- Eucina Paggian Perone

- Maria Batista Elias.

 

 

     Qualquer dúvida deverá ser esclarecida junto ao gabinete do Presidente do Conselho, Vereadora Maria Simões, na Câmara Municipal de Cacoal, das 7h30 min às 13h30 min de Segunda a Sexta- feira, endereço Rua Presidente Médici 1849, bairro Jardim Clodoaldo.

 

Palácio Catarino Cardoso dos Santos, 12 de Dezembro de 2018

 

 

Paulo roberto Bezerra

Presidente- C.M.C

Convocação n. º 05/18-CMC

por arlete — publicado 18/12/2018 12h47, última modificação 18/12/2018 12h47
SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

 

      O Presidente da Câmara Municipal de Cacoal-RO, no uso de suas atribuições legais, conferidas pelo artigo 28, inciso XIV, “a”, da RESOLUÇÃO N. º 03/CMC/84, de 29 de novembro de 1994 (REGIMENTO INTERNO), CONVOCA os Senhores Vereadores desta Casa de Leis para Sessões Extraordinárias a serem realizadas no dia 19 de dezembro do corrente, no horário das 18:30 e 21:30 horas, respectivamente, para deliberar sobre os Projetos de Lei nºs 113/18, 127/18, 180/18, 186/18,  213/18, 215/18, 218/18, 220/18,  227/18, 229/18 e 232/18,  todos  de autoria do Poder Executivo, Projeto de Lei nº 230/18, de autoria da Mesa Diretiva e Projeto de Decreto Legislativo nº 03/18, de autoria da Mesa Diretiva.

 

 

Paulo Roberto Duarte Bezerra

Presidente – CMC

 

CÂMARA MUNICIPAL DE CACOAL TEM NOVO PRESIDENTE

por arlete — publicado 03/01/2019 09h55, última modificação 03/01/2019 10h26
O Novo Presidente irá comandar durante o Biênio 2019/2020

Na manhã desta Terça-feira, 01 de janeiro de 2019, tomou posse o novo Presidente da Câmara Municipal de Cacoal. A transição feita foi, não só da Presidência, como, também, da nova Mesa Diretiva, esta composta pelo Presidente Vereador Valdomiro Corá - Corazinho, sua vice a Vereadora Maria Simões, o primeiro secretário Vereador Valdecir Goleiro e o segundo secretário Vereador Wilson Teim.

NOTA DE PESAR

por Junior publicado 06/02/2019 08h23, última modificação 06/02/2019 08h23
Dr. Paulo Elifas

A Câmara de Vereadores de Cacoal por seu Presidente Valdomiro Corá e todos os vereadores que a compõe, vem com enorme pesar informar o falecimento de nosso querido amigo e Ex-Senador da República Dr. Paulo Elifas, que parte deixando-nos muitas lições de amor, amizade, profissionalismo, ética e humanidade. 
As pessoas são insubstituíveis, e quando são especiais, além da falta que fazem àqueles que as amam, deixam o mundo mais pobre.
Não temos palavras para expressar os nossos sentimentos. Pedimos a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de dor. 
Muito respeitosamente, prestamos as nossas condolências e deixamos os nossos mais sinceros pêsames.

ASCOMCMC

MULHER CIDADÃ 2018

por Eder Mancini publicado 13/02/2019 13h06, última modificação 13/02/2019 13h06
Diploma e Medalha Mulher Cidadã 2018

Projeto Diploma e Medalha Mulher Cidadã 2018, projeto este que tem por objetivo a valorização de mulheres de nossa comunidade, que prestam serviços voluntários para diversos segmentos da Sociedade em Geral de nosso Município. O reconhecimento e homenagem, é feito através da entrega de Medalhas e Moção de Aplausos à todas as mulheres que fazem serviços relevantes à nossa amada Cacoal.

O projeto foi criado em 2013 pela Vereadora Maria Simões, e desde então é realizado anualmente. Neste ano realizaremos a 6ª edição, onde serão homenageadas todas as Professoras da Rede Pública Municipal e Professoras da Área  Indígenas com Diploma de Moção de Aplausos, que sera realizado no dia 08 de Março de 2019 com Sessão Solene na Câmara Municipal de Cacoal. Pelo trabalho de suma  importância  a toda nossa população.

Ações do documento