Diplomação dos Eleitos de Cacoal: Uma Celebração da Democracia no Plenário Senador Ronaldo Aragão.
ASCOM/CMC - Na última sexta-feira, 6 de dezembro, o plenário Senador Ronaldo Aragão, na Câmara Municipal de Cacoal, foi palco da diplomação dos eleitos no pleito de 2024. O evento, conduzido pela Excelentíssima Senhora Juíza Anita Magdelaine Perez Belem, da 1ª Vara do Juizado Especial Cível da Comarca de Cacoal, oficializou os mandatos de prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos e reeleitos para o próximo ciclo político do município.
Adailton Fúria (PSD), reeleito como prefeito, e Tony Pablo (Republicanos), que estreia na política como vice-prefeito, receberam seus diplomas em uma cerimônia que reuniu autoridades locais, representantes da imprensa e um público significativo. O ato solene simboliza a conclusão do processo eleitoral e confere legitimidade formal para que os eleitos assumam seus respectivos cargos.
Entre os doze vereadores diplomados, três foram reconduzidos ao cargo:
- Edimar Kapiche (PSD)
- Paulinho do Cinema (PSD)
- Zivan Almeida (DC)
O evento também marcou a diplomação de nove novos parlamentares que assumem seus mandatos pela primeira vez:
- Marilande Alves (PSD)
- Gimenez Fritz (PSD)
- Alaézio do Teixeirão (DC)
- Dra. Amália Milani (União)
- Farlen (Republicanos)
- Carlos Freitas (Avante)
- Clebinho Fúria (Avante)
- Nilce Condaque (União Brasil)
- Amarilson Carvalho (PL)
O prefeito Adailton Fúria, ao lado de Tony Pablo, destacou a importância da continuidade administrativa e reafirmou o compromisso de sua gestão com o progresso de Cacoal. Em suas palavras, "esta diplomação é um marco que fortalece a democracia e renova nossa determinação de servir à população com integridade e dedicação".
Organização e Apoio
A solenidade foi cuidadosamente planejada pelo cerimonial liderado pela Jornalista Nilceia Freitas, com a colaboração dos servidores (Heliel Souza, Silva Júnior -ASCOM/CMC), Carine Cielo, chefe do Cartório Eleitoral de Cacoal, Chirlei, Marlene, Gabriel, Josilene, Tiago, Neia, Márcia, Adirlei e a equipe do Cartório Eleitoral de Cacoal. A eficiência e o profissionalismo da equipe foram evidenciados na condução impecável do evento.
A Diplomação e Seu Significado
Mais do que um ato protocolar, a diplomação representa o ponto culminante de um processo democrático, no qual a vontade popular é traduzida em mandato eletivo. A partir desse momento, os eleitos estão oficialmente habilitados para tomar posse e iniciar seus trabalhos legislativos e executivos, promovendo as políticas públicas que nortearão o desenvolvimento de Cacoal nos próximos anos.
A cerimônia reafirma o compromisso das instituições envolvidas com a transparência e a lisura do processo eleitoral, transparente e robusto, demonstrando a maturidade democrática da cidade e o compromisso com a gestão pública eficiente e participativa.
Heliel Souza – Ascom/CMC
CMC/CACOAL-RO