Câmara de Cacoal homenageia Assis Canuto, pioneiro na colonização de Rondônia

por Orlei Junior publicado 07/11/2024 21h23, última modificação 07/11/2024 21h23
Engenheiro agrônomo é reconhecido em sessão especial por sua contribuição à região na década de 70

ASCOM/CMC - A Câmara de Vereadores do município de Cacoal (Poder Legislativo) realizou na última Segunda-Feira, 04/11/2024 uma sessão especial. A 33ª Sessão Ordinária para homenagear o engenheiro agrônomo e pioneiro Assis Canuto, em reconhecimento aos serviços prestados à região central de Rondônia na década de 70. Na época, ele foi um dos principais responsáveis pela colonização local. A homenagem, proposta pelo vereador Luiz Fritz, foi aprovada por unanimidade. Entre as regiões de Cacoal e Rolim de Moura, Canuto contribuiu para a entrega de mais de seis mil títulos definitivos e provisórios.


"Estou muito emocionado por mais esse reconhecimento, mesmo porque estou fora da política e do setor público administrativo há mais de dez anos", declarou Canuto. Ele comandou o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) nos anos 70, concretizando o sonho de centenas de colonizadores e imigrantes. "Assis Canuto sempre foi uma pessoa importante para a agricultura de Cacoal e Rolim de Moura", afirmou o vereador Luiz Fritz, autor da homenagem.

 

A sessão especial contou com a presença de diversas autoridades, além de amigos de Canuto, que fizeram questão de prestigiar sua trajetória. O vereador Romeu Moreira reforçou o merecimento da homenagem ao ex-coordenador do Incra.

Nascido em Itumbiara (GO) em 21 de abril de 1941, Canuto teve uma carreira notável em Rondônia. Começou na vida pública em 1979, como prefeito nomeado de Ji-Paraná, quando Rondônia ainda era um território federal. Ele foi eleito deputado federal em 1982 e reeleito em 1986, tornando-se vice-governador do Estado em 1990 ao lado de Osvaldo Piana. Entre 2004 e 2012, foi vice-prefeito de Ji-Paraná durante a gestão de José Bianco. Filiado ao partido União Brasil, Assis Canuto é amplamente reconhecido como um dos pioneiros do desenvolvimento político e social de Ji-Paraná e de Rondônia.

 

 

 

ASCOM/CMC